sexta-feira, 8 de maio de 2015

A César o que é de César ...

 Kenner Câmara  é dentista  da PMCG oriundo do concurso de 2012 


Sou critica contumaz desse (des) governo, mas justa o suficiente para reconhecer que existem ações importantes. Posso criticar a qualidade da obra, o preço, o critério de distribuição, mas não posso negar que o Morar Feliz é um importante programa habitacional, saber  que temos direito ao Plano de Cargos e Salários e a correção salarial previstos em lei, mas que a implementação do PCCS, caso realmente ocorra para todos os servidores em maio será um avanço, assim como há setores da odontologia que são dignas de aplausos. O que presenciei na Secretaria de Saúde, em especial o trabalho realizado pelo doutor Kenner Câmara  e suas auxiliares é sem dúvidas um deles. 
 Seria leviano de minha parte não registrar o trabalho da odontologia que constatei estar sendo realizado na Secretaria de Saúde e que minha curiosidade de jornalista fez buscar mais informações, pois confesso: o atendimento oferecido não apenas a paciente que acompanhava, mas a todos os demais me surpreendeu. Vi  acolhimento e humanização no atendimento. Vi precariedade também.
 Conversei com o coordenador de odontologia Ivan Machado que falou empolgado do projeto Dentinho Saudável que segundo ele prossegue atendendo nas diversas escolas através do Programa Saúde na Escola (aqui), e da criação da Comissão para Implementação de Novo Fluxo da Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF)
- A proposta tem por objetivo estabelecer um fluxo único dos pacientes que queiram receber os atendimentos ambulatoriais e hospitalares nesta especialidade, oriundos de toda rede municipal de saúde. São 18 tipos de cirurgias, como para retirada de tumores e cistos da face, cirurgias para deformidades faciais, reconstrução de face, para disfunção da articulação temporomandibular (ATM), entre outras – informou Ivan.
Também conversamos sobre a falta de material e equipamentos que muitas vezes esse Blog denunciou e o coordenador confirmou a necessidade, mas revelou a existência de uma licitação em curso para minimizar o problema, e falamos ainda das constantes queixas dos profissionais da área e o ouvi de Ivan Machado que de sua parte há sempre espaço para o diálogo, que os profissionais podem procurá-lo a qualquer tempo para apresentar as críticas e sugestões.
 Há que se chegar a um denominador comum, pois numa atividade em que se lida com o público, o capital humano é o mais importante e a ele é fundamental fornecer instrumentos e condições dignas de trabalho, mas enquanto usuários também esperaram desses profissionais um padrão próximo ao “padrão Kenner Câmara de atendimento. O profissional além de competente trata todos os seus pacientes - presenciei o atendimento de muitos deles -, como não se vê em muitos consultórios particulares. O cara troca telefonemas e zap com seus pacientes do SUS!


PS A paciente que acompanhei já vinha realizando seu tratamento há algum tempo com o profissional, ele nem o Ivan Machado poderiam imaginar que a" blogueira maldita estaria ali naquele dia e nem os laços de sangue da paciente comigo. Só foi saber que eu era jornalista quando me pediu autorização para fotografar o procedimento como material de estudo por se tratar de um caso complicado, no que eu também aproveitei para pedir autorização para fotografar e escrever sobre o serviço. Não fiz a matéria de imediato, e acabei optando pela escrita deste depoimento hoje.Sigo   sempre Procurando o Que Fazer ... e nessa missão apontando as inúmeras falhas do (des) governo dos garotinhos.

12 comentários:

Anônimo disse...

Bastidores...ah os bastidores ...

Anônimo disse...

Parabens!! Blogueira ,realmente no centro de saude a coisa funciona assim,pois ainda mais sendo a casa do chefe. Mas gosto de ver a emprensa atuando. Agora como professora e moradora do Joquei ,eu te convido a visitar os postos de bairro,como e daqui e tb da Penha e hospital Sao jose pois nunca consegui atendimento para meus filhos e nem minha cunhada para os dela no parque Aurora. Uma isita sua seria bem vinda,a comunidade agradesce. Pois a falta de material ente outras coisas esta demais. Nos ajudem!! Obrigada pela forca.

Anônimo disse...

espaço aberto para diálogo????? ele sempr3e diz que ele é quem manda ele é o gerente e a palavra final é dele e pronto, o que ele resolver tá resolvido!!! e ponto final

Anônimo disse...

NESTA SITUAÇÃO TEM QUE TER MUITO ÓLEO DE PEROBA KKKK

Jane Nunes disse...

Vou procurar visitar a unidade do bairro onde moro " fessora"
Tb sou servidora, tb posso sofrer retaliações, mas prefiro assinar minhas criticas, sem se identificar , embora o blog permita e o faz com moderação, acho que fica complicado o diálogo.
Para quem o óleo de peroba?

Cláudia, Servidores em Ação disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk.
Realmente, me desculpe, mas não me cabe outra coisa a não ser rir.
Até as paredes sabem da realidade cruel da Odontologia municipal. A coisa é tão gritante, que não vale nem a pena falar nada.
Parabéns ao Dr. Kenner, como ele existem vários abnegados que estão tirando leite de pedra para atender bem a população.
Se quer conhecer a realidade, basta ir a qualquer UBS, sem avisar, claro, de surpresa, e aí verá o CAOS que é.

Marcos Villaça disse...

Existem ilhas de excelência em qualquer caos instalado. São as exceções que confirmam a regra.
Não vale a pena nem comentar.
Realmente a César o que é de César, um tirano, que destruiu Roma. Bem apropriado o título. Parabéns!

Renato Botti de Araujo disse...

O Dr Kenner realmente merece todos os elogios publicados pela jornalista! É um excelente profissional e um ser humano diferenciado. Parabéns colega!

carlnhos j.carioca disse...

Achei legal Jane a sua atuação e tb a forma coerente de mostrar que existe alguma coisa boa que essa prefeitura faz,embora já fatos raros e isolados.Confesso que se vc continuar esse seu trabalho visitando postinhos e creches...sinceramente,terá muito trabalho e verá muita coisa feia! abs

Gislane Barbosa disse...

Cara Jane ,sigo seu blog e parabenizo pelo seu trabalho serio,infelizmente esse fato postado por vc é um em mil .
Se um usuario for la marcar com certeza nao tera a sorte de sua parenta.
Os dentistas estao qualificados para trabalhar e fazem de um tudo para atender o paciente mas falta o basico,tipo um autoclave para esterelizar material,um zoe,uma asb para ajudar nos atendimentos.
E estamos TODOS descontentes pois ao inves de resolver isso ,o colega gestor so pensa em relotar os dentistas. Procure visitar outras unidades,esse espaco aqui é de suma importancia para comunidade e nos dentistas.

Joana Soares disse...

Gente o tema nao era relotacao,socorro!! Porque nao trazer solucoes ao inves de postar um atendimento UNICO, Isolado. Sugiro uma reportagem completa ,inclusive nas Ubs de bairro,onde a maioria nao funciona,sem falar nos Pu que de urgencia ,nao conseguem fazer nada.
Querem uma solucao,RELOTA sr Ivan para casa.

Anônimo disse...

Padrão Kenner de qualidade. Parabéns Jane Nunes você é irônica ou engraçada. Visite os postos vai.