Kenner Câmara é dentista da PMCG oriundo do concurso de 2012 |
Sou critica contumaz desse (des) governo, mas justa o suficiente para reconhecer que existem ações importantes. Posso criticar a qualidade da obra, o preço, o critério de distribuição, mas não posso negar que o Morar Feliz é um importante programa habitacional, saber que temos direito ao Plano de Cargos e Salários e a correção salarial previstos em lei, mas que a implementação do PCCS, caso realmente ocorra para todos os servidores em maio será um avanço, assim como há setores da odontologia que são dignas de aplausos. O que presenciei na Secretaria de Saúde, em especial o trabalho realizado pelo doutor Kenner Câmara e suas auxiliares é sem dúvidas um deles.
Seria leviano de
minha parte não registrar o trabalho da odontologia que constatei estar sendo realizado
na Secretaria de Saúde e que minha curiosidade de jornalista fez buscar mais
informações, pois confesso: o atendimento oferecido não apenas a paciente que
acompanhava, mas a todos os demais me surpreendeu. Vi acolhimento e humanização no atendimento. Vi
precariedade também.
Conversei com o
coordenador de odontologia Ivan Machado que falou empolgado do projeto Dentinho
Saudável que segundo ele prossegue atendendo nas diversas escolas através do
Programa Saúde na Escola (aqui), e da criação
da Comissão para Implementação de Novo Fluxo da Cirurgia e Traumatologia
Buco-Maxilo-Facial (CTBMF)
- A proposta tem
por objetivo estabelecer um fluxo único dos pacientes que queiram receber os
atendimentos ambulatoriais e hospitalares nesta especialidade, oriundos de toda
rede municipal de saúde. São 18 tipos de cirurgias, como para retirada de
tumores e cistos da face, cirurgias para deformidades faciais, reconstrução de
face, para disfunção da articulação temporomandibular (ATM), entre outras – informou
Ivan.
Também conversamos
sobre a falta de material e equipamentos que muitas vezes esse Blog denunciou e
o coordenador confirmou a necessidade, mas revelou a existência de uma
licitação em curso para minimizar o problema, e falamos ainda das constantes
queixas dos profissionais da área e o ouvi de Ivan Machado que de sua parte há
sempre espaço para o diálogo, que os profissionais podem procurá-lo a qualquer
tempo para apresentar as críticas e sugestões.
Há que se chegar a um denominador comum,
pois numa atividade em que se lida com o público, o capital humano é o mais
importante e a ele é fundamental fornecer instrumentos e condições dignas de
trabalho, mas enquanto usuários também esperaram desses profissionais um padrão
próximo ao “padrão Kenner Câmara de atendimento”. O
profissional além de competente trata todos os seus pacientes - presenciei o
atendimento de muitos deles -, como não se vê em muitos consultórios particulares.
O cara troca telefonemas e “zap” com
seus pacientes do SUS!
PS A paciente que acompanhei já vinha realizando seu
tratamento há algum tempo com o profissional, ele nem o Ivan Machado poderiam
imaginar que a" blogueira maldita” estaria
ali naquele dia e nem os laços de sangue da paciente comigo. Só foi saber que
eu era jornalista quando me pediu autorização para fotografar o procedimento
como material de estudo por se tratar de um “caso complicado”, no
que eu também aproveitei para pedir autorização para fotografar e escrever
sobre o serviço. Não fiz a matéria de imediato, e acabei optando pela escrita
deste depoimento hoje.Sigo sempre Procurando o Que Fazer ... e nessa
missão apontando as inúmeras falhas do (des) governo dos garotinhos.
12 comentários:
Bastidores...ah os bastidores ...
Parabens!! Blogueira ,realmente no centro de saude a coisa funciona assim,pois ainda mais sendo a casa do chefe. Mas gosto de ver a emprensa atuando. Agora como professora e moradora do Joquei ,eu te convido a visitar os postos de bairro,como e daqui e tb da Penha e hospital Sao jose pois nunca consegui atendimento para meus filhos e nem minha cunhada para os dela no parque Aurora. Uma isita sua seria bem vinda,a comunidade agradesce. Pois a falta de material ente outras coisas esta demais. Nos ajudem!! Obrigada pela forca.
espaço aberto para diálogo????? ele sempr3e diz que ele é quem manda ele é o gerente e a palavra final é dele e pronto, o que ele resolver tá resolvido!!! e ponto final
NESTA SITUAÇÃO TEM QUE TER MUITO ÓLEO DE PEROBA KKKK
Vou procurar visitar a unidade do bairro onde moro " fessora"
Tb sou servidora, tb posso sofrer retaliações, mas prefiro assinar minhas criticas, sem se identificar , embora o blog permita e o faz com moderação, acho que fica complicado o diálogo.
Para quem o óleo de peroba?
kkkkkkkkkkkkkkkk.
Realmente, me desculpe, mas não me cabe outra coisa a não ser rir.
Até as paredes sabem da realidade cruel da Odontologia municipal. A coisa é tão gritante, que não vale nem a pena falar nada.
Parabéns ao Dr. Kenner, como ele existem vários abnegados que estão tirando leite de pedra para atender bem a população.
Se quer conhecer a realidade, basta ir a qualquer UBS, sem avisar, claro, de surpresa, e aí verá o CAOS que é.
Existem ilhas de excelência em qualquer caos instalado. São as exceções que confirmam a regra.
Não vale a pena nem comentar.
Realmente a César o que é de César, um tirano, que destruiu Roma. Bem apropriado o título. Parabéns!
O Dr Kenner realmente merece todos os elogios publicados pela jornalista! É um excelente profissional e um ser humano diferenciado. Parabéns colega!
Achei legal Jane a sua atuação e tb a forma coerente de mostrar que existe alguma coisa boa que essa prefeitura faz,embora já fatos raros e isolados.Confesso que se vc continuar esse seu trabalho visitando postinhos e creches...sinceramente,terá muito trabalho e verá muita coisa feia! abs
Cara Jane ,sigo seu blog e parabenizo pelo seu trabalho serio,infelizmente esse fato postado por vc é um em mil .
Se um usuario for la marcar com certeza nao tera a sorte de sua parenta.
Os dentistas estao qualificados para trabalhar e fazem de um tudo para atender o paciente mas falta o basico,tipo um autoclave para esterelizar material,um zoe,uma asb para ajudar nos atendimentos.
E estamos TODOS descontentes pois ao inves de resolver isso ,o colega gestor so pensa em relotar os dentistas. Procure visitar outras unidades,esse espaco aqui é de suma importancia para comunidade e nos dentistas.
Gente o tema nao era relotacao,socorro!! Porque nao trazer solucoes ao inves de postar um atendimento UNICO, Isolado. Sugiro uma reportagem completa ,inclusive nas Ubs de bairro,onde a maioria nao funciona,sem falar nos Pu que de urgencia ,nao conseguem fazer nada.
Querem uma solucao,RELOTA sr Ivan para casa.
Padrão Kenner de qualidade. Parabéns Jane Nunes você é irônica ou engraçada. Visite os postos vai.
Postar um comentário