sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sessão especial da ACL vai homenagear memória de Ruth Maria Chaves Martins

Colegas, alunos e amigos da professora, ensaísta e poeta Ruth Maria Chaves Martins, falecida recentemente, reúnem-se nesta segunda-feira, dia 26, na sede da Academia Campista de Letras, para reverenciar a sua memória.  A iniciativa é da própria ACL e consistirá em pronunciamentos e números de arte, além da exposição de alguns documentos, fotos, livros e outros objetos da saudosa intelectual, cedidos pela família.


     
Ruth Maria, que nasceu no Pará, ligou-se definitivamente a Campos na década de 1950, ao casar-se com o professor, ilustrador, caricaturista e também poeta Oswaldo Martins, que pontificou por vários anos no magistério secundarista e superior da cidade. A união lhes deu três filhos: Luciana, André e Analice.  
     
Graduada em Letras Neolatinas pela PUC-Rio,   Ruth Maria tornou-se livre docente em Teoria da Literatura pela UFF, especializando-se em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Foi professora do IEPAM, hoje ISEPAM, da Faculdade de Filosofia de Campos (do Uniflu) e da Faculdade de Direito do município, tendo atuado também como assessora de várias direções da Faculdade de Medicina. Espírita, dedicou-se ao estudo e ao ensino da doutrina, na Escola Jesus Cristo.
     
Reconhecida, pela excelência de seus textos, por grandes nomes da literatura nacional, foi autora de poemas publicados em antologias, periódicos e jornais do país, inclusive na revista “Horizonte 22”, editada pelo Clube de Poesia de Campos, ao qual se filiou, contribuindo com sua arte para renovar a produção literária do município. Seu livro “Roda, Pião!”, publicado em 1956, conquistou o prêmio Nestlé de Literatura. Foi também autora de vários prefácios, principalmente de diversos livros da poeta Marly Oliveira.
     
Segundo o presidente da entidade, professor Hélio Coelho, a cerimônia de segunda-feira, com início marcado para as 19h (entrada franca), terá a participação dos acadêmicos Joel Mello, Arlete Sendra, Edinalda Maria, Heloisa Crespo. Hélio Coelho (presidente) e Vilmar Rangel, além de Véra Passos, poeta Adriano Moura, atriz Liana Velasco, pianista Ivan Machado. Os filhos da poeta – Luciana, André e Analice , confirmaram presença. 

Fonte: Heloísa Crespo 



Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia.
Parábola: Era uma vez um Pastor-cantor, bom pastor de uma certa igreja evangélica da planície, que era da mesma profissão do cunhado, por sinal foi seu chefe. Ajudava o cunhado-chefe a pastorear o rebanho dentário. Um pastor intelectual, bem introsado com os setores onde ficava o seu local de "passeios" esporádicos (muito solícito com seus superiores hierárquicos, obediente). Pode-se dizer, era "ghost writer" do cunhado-chefe, que injustamente e na encolha ele achava(o cunhado-chefe) um bossal. Mas os pastores também pecam, são humanos. Não é que ele, o pastor-cantor substituiu o cunhado-chefe numa ocasião? É, é a vida. Recebeu esse presentinho e ficou chefiando o rebanho por algum tempo, sob os auspícios do cunhado-chefe e do Patrono prefeito de fato de cidade rosa. É parece que a palavra Lealdade não consta no dicionário do homem da pasta preta (Pastor-Cantor gente).Durante todo o período de chefia do cunhado-chefe recebia religiosamente vários e vários plantões extras, diferente dos outros colegas supervisores que trabalhavam com ele; mas ele era cunhado né? protegidinho, tão eficiente, Pastor da igreja,cantor, mentor intelectual. Isso era ilegal e "amoral" pois configurava outro vínculo. Mas como nessa cidade a palavra Legalidade não consta no dicionário, lá ficou o pastor, fingindo pastorear o rebanho junto com o cunhado-chefe durante um bom tempo.
Agora corre de boca em boca que entrou para equipe machadiana, àquele Machado indicado por Kelinho para massacrar os dentistas e funcionários. Vai pastorear novamente uma parte rebanho dentário (coleguinhas de escolas públicas) para ganhar uns trocados extras, com certeza não como o cunhado-ex-chefe lhe dava.Cidade rosa tem de tudo, até Pastor-traidor. "Pode isso secretário? Não era para renovar a equipe?" Deixemos de saramandices, pois Campos é uma Saramandaia piorada. município que vive num mar de Rosas, enquanto a Saúde continua no CTI.