quarta-feira, 20 de março de 2013

TRE-RJ abre diálogo com partidos para prevenir propaganda antecipada

Ascom

A presidente do TRE-RJ, desembargadora Letícia Sardas, reuniu-se nesta terça-feira (19/3), na sede do Tribunal, com representantes de partidos políticos para abrir um canal de comunicação com os mesmos. Durante o encontro, a presidente apresentou a Comissão Permanente de Fiscalização da Propaganda, formada por três juízes eleitorais, e o assessor de relações institucionais, o delegado federal Pedro Berwarger. Estiveram presentes 16 partidos políticos (PSC, PDT, PSL, PR, PHS, PRB, PV, PPL, PSDB, PP, PMN, PRTB, PSB, PTdoB, PRP e PT).


 - Queremos evitar as propagandas antecipadas e, por isso, é fundamental que tenhamos um diálogo constante com os partidos -  afirmou a desembargadora.



Durante a reunião, a desembargadora Letícia Sardas adiantou que irá fornecer cursos, através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), para aprimoramento dos representantes de partidos. Ela informou ainda que o assessor de relações institucionais do TRE-RJ, Pedro Berwarger, já está fazendo o mapeamento dos centros sociais no Estado, assim como das áreas que hoje sofrem influência das milícias e do tráfico. O delegado Berwarger, dentre outras atribuições, já ocupou o cargo de superintendente da Polícia Federal no Rio.



- Ele foi escolhido para a função por toda a experiência que possui na área de inteligência. Pretendemos estreitar também o relacionamento com todas as polícias. Isso é importante para termos eleições com segurança. No último pleito, esta parceria foi feita, mas muito próximo à eleição. Agora, estamos priorizando o planejamento -  garantiu.
Segundo o ex-corregedor regional e integrante da Comissão, Antonio Augusto de Toledo Gaspar, as últimas decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro revelam uma mudança de entendimento com relação à propaganda eleitoral em anos não eleitorais. Ele explica ainda que  propagandas realizadas por pretensos candidatos em anos impares, até pouco tempo, eram tidas como mera promoção pessoal. Mas, recentes decisões têm passado a interpretar tais propagandas como extemporâneas, posto que contêm nítido caráter eleitoral.



- Sem dúvida isso é um avanço e algo inédito na Justiça Eleitoral brasileira-  afirmou o magistrado.



Novos Juízes



Há pouco mais de um mês, a presidente do TRE-RJ nomeou os três juízes responsáveis pela Comissão. Além do ex-corregedor eleitoral Antônio Augusto Gaspar, foram nomeados o coordenador da fiscalização da propaganda na capital nas Eleições 2012, Luiz Fernando Pinto, e o juiz eleitoral da 22ª ZE (Irajá), Marcello Rubioli. Única iniciativa do gênero em todo o país, a Comissão Permanente de Fiscalização de Propaganda Eleitoral foi criada em 2011, com o objetivo de combater a propaganda antecipada também em ano não eleitoral.



Disque-Denúncia



A presidente anunciou também que começou a funcionar nesta terça-feira, dia 19, o Disque-Denúncia Eleitoral, pelo telefone 2524-0404. Qualquer pessoa que tenha conhecimento de uma propaganda eleitoral antecipada pode ligar de segunda a sexta, das 11h às 19h. A linha aceita ligação a cobrar, inclusive de celular. As irregularidades podem ser informadas também pelo email denunciapropaganda@tre-rj.jus.br.



O presidente regional do PTdoB, Vinícius Cordeiro, ressaltou a antecedência com que o TRE-RJ está se organizando para preparar as Eleições 2014.



- O Tribunal costuma realizar reuniões com partidos para orientações sobre propaganda eleitoral, mas nunca em anos não eleitorais, o que demonstra um avanço desta Corte – disse.


Da blogueira: cá pra nós , com a presença de 16 representantes de partidos, escolher um para colocar declaração não é de bom tom né? A  escolha só se justificaria se ele fosse o único presidente presente, mas nesse  caso  seria de bom tom justificar..

Um comentário:

Anônimo disse...

TANTAS COISAS PRECISAM SER FISCALIZADAS... VOU ME PREOCUPAR COM PROPAGANDA EXTEMPORÂNEA PARA QUE?