sexta-feira, 28 de maio de 2010

Retrocesso: MEC vai recomendar o fim da reprovação

Com os dados do censo escolar de 2008 em mãos, quando 74 mil crianças de 6 anos foram reprovadas, e depois de realizar três audiências públicas - em Salvador, São Paulo e no Distrito Federal - o Conselho Nacional de Educação (CNE) se prepara para recomendar "fortemente" que todas as escolas públicas e privadas não reprovem mais alunos matriculados nos três primeiros anos do ensino fundamental.
A resolução, que terá que ser homologada pelo ministro Fernando Haddad neste último ano do governo Lula, entrará em vigor em 2011, segundo Edna Martins Borges, coordenadora-geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
Como estamos atualizando as diretrizes para a educação, vamos recomendar fortemente o princípio da continuidade. Sabemos que não tem a força de uma lei, mas as recomendações do CNE direcionam o sistema educacional - explica Edna, dizendo ainda que o Conselho espera que o Brasil deixe, daqui a alguns anos, de reprovar em todas as séries do ensino fundamental. - O ideal é que a criança conclua mesmo em nove anos, pois ser reprovada faz com que interrompa o sucesso escolar que poderia ter.

Fonte: O Globo
Estão atualizando as diretrizes, porém pretendem dar um passo atrás.
Decerto, não se pode usar a avaliação como instrumento de punição ou de poder que retém ou promove, no entanto, é inadmissível que se proponha a promoção de alunos sem os devidos critérios que poderiam elevá-los a outro nível de aprendizagem.
Por que não buscar estruturar a base, ao invés de criar mecanismos facilitadores para um analfabetismo em massa?
Por Profª Luciana

2 comentários:

Marcelo Bessa disse...

O que dirão os preguiçosos?
"Estudar para quê? Já estou aprovado! kkkkkk"
Não podemos "interromper o sucesso escolar", né?
Sei...
Um abraço, Luciana. Parabéns por não se render ao discurso fácil.

Anônimo disse...

É nas mãos de analfabetos que o futuro do planeta vai ficar?
Eu não pretendo ter filhos e essa é uma das razões! O mundo está ficando um lugar cada vez pior de se viver! Não há punições, não há limites, não há educação: voando em direção ao planeta dos macacos!