sexta-feira, 4 de março de 2016

Para ministro do STF condução coercetiva de Lula atropela as regras


O Ministro do STF Marco Aurélio Mello disse à jornalista Mônica Bergamo que decisão do juiz Sergio Moro de conduzir coercitivamente o ex-presidente Lula para depoimento foi 'ato de força' que atropela regras
"Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado".
"Precisamos colocar os pingos nos 'is'. Vamos consertar o Brasil. Mas não vamos atropelar. O atropelamento não conduz a coisa alguma. Só gera incerteza jurídica para todos os cidadãos. Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes."
Para Mello, o juiz Moro "estabelece o critério dele, de plantão", o que seria um risco. "Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros. Se pretenderem me ouvir, vão me conduzir debaixo de vara? Se quiserem te ouvir, vão fazer a mesma coisa? Conosco e com qualquer cidadão? O chicote muda de mão. Não se avança atropelando regras básicas".

Fonte : Jornalistas Livres

Nenhum comentário: