domingo, 4 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA NA OPINIÃO DE SOL

"Ludibriar o cidadão é a incapacidade do tolo, como meio de persuasão, para manipular a leigos a seu bel prazer."


É um movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. 

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama no mês de outubro, e que acabou alcançando o mundo inteiro, chamando a atenção de forma visual para um grande problema que se diagnosticado antes pode ser evitado.

Mas ao voltar os olhos para o “Rosa” de Campos dos Goytacazes que chega doer à alma, eu acabei lembrando determinadas situações costumeiras que acontecem por aqui não só no mês de outubro que é o mês de prevenção. ( Será que em novembro estará tudo azul? É o mês de prevenção para os homens, vamos aguardar..rs) 

Vendo tudo rosa, e que a meu ver acaba sendo de forma tendenciosa, eu me sinto no dever de alertar a população que esse problema não ocorre só em outubro, mas em todos os dias do ano!

As mulheres precisam de exames rotineiramente.

Em Campos nós temos o Centro de Referência da Mulher, sendo que este expõe as mulheres a passar a madrugada nas filas para conseguir uma consulta médica, onde as filas chegam a dar a volta no quarteirão.

O que me deixa mais revoltada é saber que na nossa cidade as mulheres deveriam ter um tratamento PRIORITÁRIO! 

E jamais passar por esses tipos de humilhações, era para Campos ser uma cidade de referência em atendimento à mulher, ter um Hospital nosso, onde pudesse receber de braços abertos mulheres de outras cidades, mas vejo gente sair daqui para se tratar lá fora.

Vergonhoso, honrem as mulheres da nossa cidade! 

Tem gente tentando marcar mamografia desde junho e não consegue. 
E para estas que estão desesperadas eu deixo aqui a MARAVILHOSA solução cor de rosa.
Do dia 5 ao dia 9 de outubro, haverá mutirão de exames preventivos nas unidades Básicas de Saúde (UBS), e encaminhamentos para exames de mamografia. Ao longo do mês, serão ofertados 3.200 preventivos e cerca de 1.700 mamografias.

Além disso, o Hospital Geral de Guarus (HGG) promoverá mutirões de mamografias nos finais de semana. Seis unidades de saúde também terão seu Dia D, com educação em saúde: CSG, Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), UBSF Santa Cruz, UBSF Dores de Macabu, UBSF Conselheiro Josino e UBSF Saturnino Braga.

Seria tão lindo se isso fosse durante o ano todo, que essas mulheres sofredoras não passassem por tantas dificuldades.

Só quem sofreu com um câncer desse tipo ou teve alguém na família sabe como é doloroso!

Existem ONGs em Campos que dão assistência a essas mulheres continuamente, onde são tratadas com carinho, respeito, e acima de tudo dignidade! 

Espero que os próximos gestores voltem os olhos para essas mulheres que precisam tanto de atenção, não basta à doença, ainda tem que ter a correria de conseguir um tratamento ideal, adequado onde não cause mais transtornos para o psicológico que querendo ou não acaba afetando o físico.

Acorda Campos, não vamos ser ludibriados!

E todos esses lugares iluminados de rosa na cidade?
Realmente são lugares lindos, e alguns deles até históricos.
Ficou bonito sim...

Mas vou citar alguns exemplos, a igreja da Lapa, linda, poética, mas que na curva vez ou outra tem um assalto, o Hospital Ferreira Machado, que é só dar uma vasculhada na internet que estarão lá às denuncias de tudo que está faltando.

E o Hospital geral de Guarus, será que já tem ar condicionado funcionando nas UTIS?

A iluminação de lá acaba ficando vermelha aos meus olhos quando lembro que um excelente médico foi afastado por denunciar o caos em que se encontra aquele lugar. 

Mas nem tudo é tão ruim, enquanto isso tirem proveito, olhem mesmo para o rosa que está sendo ostentado em nossa cidade, pois pouco a pouco ganhará novas cores, novos valores, e o nosso olhar não será mais melancólico de tristeza onde pensamos que todos esses recursos poderiam ser durante todos os dias do ano.

A cidadezinha que parece conto de fadas, onde tem castelinhos para crianças, personagens infantis, vai virar cidade de gente grande em 2016.

Apertem os cintos, iremos viver coisas novas, fortes e motivadoras.

E sobre data que é celebrada objetivo de promover a conscientização sobre a doença, eu indicaria que procurassem saber sobre as ONGS que ajudam essas mulheres aqui na cidade, são projetos lindos, onde verdadeiras guerreiras vencem dia após dia e essas sim eu dou valor!

Vamos mudar o mundo, e se começa assim, apoiando o que é certo! 

Façam mesmo seus exames de mamografias, ginecológicos, aproveitem enquanto tem!
Mas isso vai mudar, com fé e escolhendo bons gestores teremos o valor que merecemos. 

Tudo vai melhorar... 
Deixando claro para os que têm opiniões contrárias, nem sempre o que é certo para mim e para a maioria é certo para os demais... 

C'est La Vie...


Fonte: facebook de Sol Almeida

Nenhum comentário: