sábado, 16 de maio de 2015

I Semana de Luta Antimanicomial Goytacá: lutando pela afirmação da diferença e da diversidade. Venham somar e (des)construir com a gente!

Dos dias 18 a 22 de maio o Coletivo Antimanicomial Estamira realizará a I Semana de Luta Antimanicomial Goytacá. O coletivo nasce a partir dos encontros para a construção das atividades do 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, onde percebeu-se durante esse processo a necessidade de fomentar a discussão da Reforma Psiquiátrica na cidade de Campos dos Goytacazes, problematizando os modelos manicomiais ainda vigentes e reafirmando as novas formas substitutivas de cuidados.
 Propomos um diálogo não só com profissionais, usuários da rede de saúde e seus familiares, mas com toda a comunidade campista que muitas vezes não conhece a realidade do município e não se questiona sobre os acontecimentos do dia-dia.

Visando abordar temas que se articulam e estão presentes em nosso dia a dia, teremos temáticas diversificadas: na segunda-feira um dia mais voltado para as atividades de divulgação, abertura e dificuldades atuais da Saúde Mental, na terça-feira o tema principal é justiça, na quarta-feira drogas, quinta-feira violência e trabalho e na sexta-feira gênero e o encerramento. 
Durante a semana a programação, que terá atividade em diferentes turnos e locais, conta com palestras, rodas de conversa e cine debates sempre mesclada com apresentações artísticas e culturais. Pretende-se dialogar, fazer refletir e criar momentos de questionamento para dar espaço a necessidade de se afirmar a diferença e a diversidade, (des)construindo formas engessadas de pensar que nos afastam dos outros por não aceitarmos sua singularidade. 

Nenhum comentário: