terça-feira, 27 de maio de 2014

A CULPA no Sesc Campos

O SESC Campos traz ao público norte-fluminense o espetáculo capixaba A CULPA, do Grupo Anônimos de Teatro. Contemplado pela Lei Rubem Braga 2012 de Cachoeiro de Itapemirim/ES, o espetáculo teve estreia em novembro do mesmo ano, em Guaçuí e Cachoeiro. Depois disso, seguiu carreira em palcos ao redor do mundo. No Chile, se apresentou em dois festivais internacionais. Em Portugal, teve o aval do projeto Espírito Mundo, que leva artistas brasileiros para a Europa. Já esteve no Festival de Teatro de Curitiba, o maior do país, além de festivais no Piauí, Bahia e Espírito Santo.

Nos dias 31 de maio e 01 de junho, o ator Luiz Carlos Cardoso aplica gratuitamente a oficina O ATOR CRIATIVO NO ATO CÊNICO, de 10h às 17h.


Sinopse

“No mundo de Kafka, a história é o que é: a realidade como é retratada.” (BEGLEY, 2010:178)

A Culpa é um mergulho na alma do homem moderno. Um mergulho sem volta. No texto Carta ao Pai, do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924), não há personagens ficcionais. O autor expõe suas intempéries, gostos e desgostos, admoestações, sentimentos e emoções para com seu pai, um homem de postura rígida e marcante. O que poderia ser um grande desabafo se torna uma das grandes reflexões do século XX. Capitaneado pelo indivíduo criado a partir de uma criação coletiva do ator Luiz Carlos Cardoso e do diretor Carlos Ola e inspirado nas obras de Kafka, pode-se ver um ator no palco, buscando transbordar sentimentos ainda em construção, indo ao encontro de dúvidas que vão desde a não aceitação do pai pelo amor, pelo zelo e pelo crescimento do filho até o modo como ele se sentava a mesa. Quem manda e quem obedece? Até onde vão as relações de hierarquia e subordinação que enfrentamos todos os dias, inclusive dentro de casa? Pede-se licença a Kafka para dar um novo significado ao seu discurso, flertando com a dança experimental de Jeremias Schaydegger para (tentar) responder essas perguntas. A Culpa é de todos.

A CULPA
Sesc Campos
30 de maio de 2014
20 horas

Ingressos: R$ 3, 6 e 12.

Imagem inline 5

Fonte: Luiz Carlos Cardoso

Nenhum comentário: