segunda-feira, 24 de março de 2014

Servidores do Degase entram em greve a partir desta terça-feira

Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira, o Sindicato dos Servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Sind-Degase) decidiu iniciar uma greve a partir do primeiro minuto desta terça. O Degase é o órgão do governo estadual responsável pelo atendimento a jovens infratores e possui 25 unidades de internação e de semiliberdade não só no Rio de Janeiro como em outros municípios do interior e da Região Metropolitana. De acordo com o vice-presidente do sindicato, Roberto Carlos Teixeira, cerca de 400 funcionários deliberaram por unanimidade pela paralisação.
— A orientação é para que os trabalhadores mantenham apenas os serviços essenciais de alimentação, higiene pessoal e emergências médicas dos adolescentes. Faremos piquetes amanhã (terça-feira) na porta das unidades. A ideia é que inclusive os serviços de transporte para audiências, por exemplo, sejam suspensos — disse Teixeira.
O caminho para a greve foi aberto depois de uma audiência pública na Comissão de Trabalho da Alerj, presidida na última quinta-feira pelo deputado Paulo Ramos (PSOL), que acompanha há bastante tempo o Sind-Degase em suas reivindicações. Os sindicalistas alegaram que a audiência contou apenas com a presença de um subdiretor do órgão, que não passou informações concretas a respeito das reivindicações da categoria. Os principais pontos são a volta do pagamento do plano de cargos e salários, suspenso em 2011; pagamento de um auxílio-risco; e equiparação com os salários do sistema penitenciário, o que resultaria num aumento de 23%.
A Secretaria de Educação, a qual o Degase está subordinado, informou que este ano concedeu aos servidores os auxílios de transporte e de alimentação e que está em negociação o auxílio-risco. Acrescentou ainda que uma proposta de aumento para todos os funcionários da Educação já foi mandada para a Alerj.
Em nota, a direção do Degase informou que o plano de carreira já foi encaminhado para a Casa Civil, depois de passar por todas as análises técnicas. “A progressão funcional e o aumento serão concedidos pelo governo em tempo hábil para serem regulamentados e pagos aos servidores. Assim que for solicitada oficialmente, uma nova reunião com o secretário da pasta poderá ser marcada. Uma interrupção nas negociações pode vir a prejudicar o histórico de conquistas realizadas nessa gestão”, diz o texto.
Atualmente, o Degase atende a cerca de 1.200 jovens e possui aproximadamente 1.600 funcionários.




Nenhum comentário: