quinta-feira, 15 de agosto de 2013

VEJAM QUEM ESTÁ DE OLHO NO NOSSO PETRÓLEO

BLOG DO PROFESSOR ROBERTO MORAES:

Entrada de grupo americano no Porto do Açu sinaliza interesse americano em nosso pré-sal

Há que se apurar melhor os interesses do grupo EIG Global Energy Partners que atua em projetos de energia e infraestrutura com a aquisição de participação no projeto do Porto do Açu. Porém, alguns fatos já sinalizam para este interesse.

A visita do vice-presidente americano ao Cenpes e à presidente Dilma foi divulgada amplamente pela mídia assim: "vice-presidente americano visita o Brasil de olho no pré-sal". (veja  aqui

Na ocasião, o vice-presidente Joe Biden disse que pretendia "discutir formas de aprofundar nossa parceria econômica e comercial e ampliar nosso envolvimento em uma ampla gama de temas bilaterais, regionais e globais que conectam os dois países".

A próxima rodada dos leilões da ANP, incluindo o pré-sal está próximo. Foi marcado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para o mês de outubro, tendo como principal atrativo o campo de Libra, que embora seja localizado na Bacia de Santos, está no litoral fluminense, assim como potenciais reservas do pré-sal (veja no mapa abaixo).


Diretores do grupo EIG possuem grande experiência no setor de exploração de petróleo no mar, em Houston, no Golfo do México. A página da EIG na internet mostra uma plataforma de produção de petróleo offshore (veja abaixo).



O mapa abaixo da EIG já localizava as áreas de interesse (perspectiva) global da EIG situando o Rio de Janeiro entre outras partes do mundo.

Os americanos republicanos ou democratas sabem o valor da energia e do petróleo nas relações internacionais e na geopolítica do poder. Coincidência ou não na segunda-feira (véspera do anúncio do acordo entre o grupo EBX e a EUG) o secretário de Estado norte-americano visitou o Brasil, o Itamaraty e a presidenta Dilma. Apesar do assunto que veio à tona ter sido a questão do monitoramento das agências de segurança americanas às nossas telecomunicações, não é difícil imaginar que outros temas podem ter sido tratados.

Ainda no site da empresa está informado que o grupo investiu, em julho de 2012, no gasoduto que transporta gás da Bolívia para o Brasil. Este investimento está entre os cinco projetos que o grupo destaca em seu portfólio no setor de energia.

Enfim, as investigações e informações ainda são preliminares, mas, reforçam a hipótese já percebida em diferentes oportunidades sobre o interesse americano para se aproximar da produção de petróleo e gás desta nova fronteira energética brasileira.

PS.: Atualizado às 01:44: A EIG não é um grupo executor ou operador de projetos e sim um fundo articulador de capitais e investimentos. O EIG tem entre seus clientes, onde capta recursos, fundos de pensão, companhias seguradoras, fundações, fundos soberanos nos EUA, Ásia e Europa.

Em maio deste ano, o presidente do EIG, Blair Thomas, disse no Rio de Janeiro, onde veio participar do evento, Accelerate Oil & Gas 2013, nos dias 21 e 22 de maio, no Rio de Janeiro, que “o Brasil reúne diversas oportunidades de investimentos e para ampliar a presença abriu um escritório no Rio de Janeiro". A EIG "está focado prioritariamente em projetos da Petrobrás, tem participação direta em algumas empresas de capital brasileiro, sendo uma delas a Sete Brasil com 7%".

A EIG Global Energy Partner e um fundo que possui US$ 10,4 bilhões para investimentos. Na oportunidade, Blair Thomas que também é do conselho de administração da EIG insistiu que veio demonstrar interesses específicos em projetos da Petrobrás. No evento abordou a “Evolução dos Mecanismos do Sistema Financeiro para facilitar acesso ao Crédito a recursos disponibilizados em Óleo&Gás – Novos Modelos”.

PS.: A Sete Brasil é um consórcio organizado pela Petrobras para agenciar as demandas que possui para a indústria naval de construção e montagens de plataformas, sondas e outras embarcações para atuar no setor de exploração de petróleo offshore.

Um comentário:

Anônimo disse...

A besta era testa de ferro mesmo!
Ou não seria besta apenas porque tem dinheiro?
vão levar e com financiamento do BNDS, ou seja, vão ganhar mais um presentinho .
Orgulho de ser brasileiro como ?