sexta-feira, 12 de abril de 2013

NADA MUDOU, TUDO ESTÁ NO SEU LUGAR

Reajuste tarifário da Ampla é aprovado pela Aneel

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quinta-feira, em reunião pública, o reajuste tarifário da concessionária Ampla. As novas tarifas entrarão em vigor para os consumidores já a partir do dia 15 de abril, para 2,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 66 municípios do Rio de Janeiro. Para os consumidores residenciais, o índice de reajuste será de 11,93% nas contas de luz.

Os índices aprovados pela Aneel devem incidir na tarifa já reduzida, de acordo com a Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) anunciada em 24 de janeiro e conforme dispõe a Lei nº 12.873/2013. Os percentuais aprovados de reajuste da distribuidora refletem, dentre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, o aumento do custo dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e os gastos que as distribuidoras tiveram com compra de energia, em especial a elevação do custo variável em função do aumento da geração térmica.

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Fonte: Folha da Manhã online

Um comentário:

Anônimo disse...

Para baixar a tarifa de energia o governo anuncia 6 meses antes, faz pronunciamento oficial na tv em horário nobre.
Menos de 3 meses depois já vai aumentar e um percentual grande. Eles anunciam 3 dias antes e dessa vez não vão fazer um pronunciamento oficial na tv.

Estou cansando de ser brasileiro.