sábado, 30 de março de 2013

FAÇAM O QUE DIGO, MAS NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO

Pesquisa mostra 10 práticas de corrupção do brasileiro
Quase um em cada quatro brasileiros (23%) afirma que dar dinheiro a um guarda para evitar uma multa não chega a ser um ato corrupto, de acordo com uma pesquisa feita pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e o Instituto Vox Populi. Os números refletem o quanto atitudes ilícitas, de tão enraizadas em parte da sociedade brasileira, acabam sendo encarados como parte do cotidiano. As informações são da BBC Brasil.
“Muitas pessoas não enxergam o desvio privado como corrupção. Só levam em conta a corrupção no ambiente público”, diz o promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira. Ele é coordenador nacional da campanha do Ministério Público. Como lida diariamente com o assunto, Moreira ajudou a BBC Brasil a elaborar uma lista de dez atitudes que os brasileiros costumam tomar e que, por vezes, nem percebem que se trata de corrupção. Veja quais são elas:
- Não dar nota fiscal
- Não declarar Imposto de Renda
- Tentar subornar o guarda para evitar multas
- Falsificar carteirinha de estudante
- Dar/aceitar troco errado
- Roubar TV a cabo
- Furar fila
- Comprar produtos falsificados
- No trabalho, bater ponto pelo colega
- Falsificar assinaturas
“Aceitar essas pequenas corrupções legitima aceitar grandes corrupções”, afirma o promotor. “Seguindo esse raciocínio, seria algo como um menino que hoje não vê problema em colar na prova ser mais propenso a, mais pra frente, subornar um guarda sem achar que isso é corrupção”, diz.
Segundo a pesquisa da UFMG, 35% dos entrevistados dizem que algumas coisas podem ser um pouco erradas, mas não corruptas, como sonegar impostos quando a taxa é cara demais.
Fonte: conjur.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

o povo de campos em sua maioria é hipocrita, enquanto uns trabalham, outros ficam enfurecidos com os rumos das vidas dos outros, inveja, recentemente uma certa atitude de um adv prejudicou dezenas e dezenas de pais de familia, e com isso ele se tornou conhecido na cidade e nao para de apontar dedos, mas existe um passado recente em q sua familia recebia do mesmo orgao q ele prejudicou, para ele um passo importante, para outros um natal de fome e um ano novo sem realizaçoes, isso aconteceu tem uns 6 a 7 meses, vergonha, mas a ´´lei`` esta do lado desse rapaz, quem sabe ele nao vem como candidato nas proximas eleiçoes, cada um com seus interesses, na maioria particulares

Anônimo disse...

na secretaria que deveria ser social em campos, mais parece ser de cabo frio e rio de janeiro, pessoas poderosas de lá, colocaram seus filhos para dentro de um fundo, recebem e nao fazem nada, a namorada do fundo, loira recebe, carros importados é o q mais se ve, o pessoal do reda(ligadas a ela) esta voltando, so q recebendo por um tal de rpa, aonde isso vai parar, MAGAL pq vc nao assume e acaba com essa falta de vergonha, essa srª ja passou da hr, ela ja n tem onde botar mais, resolve logo isso magal

Anônimo disse...

Faltou o cara mencionar que se trata de corrupção: Tentar subornar delegados,promotores,juízes e até ministros para evitar cassação.

Anônimo disse...

A banalização da corrupção cotidiana legitima que as corrupções maiores e pode ter consequencias nefastas tão amplas quanto as outras, as maiores.
Quando um guarda é subornado por estarmos dirigindo bebados por exemplo, estimula a continuação deste habito que pode ( como muitas vezes leva) à MORTE de pessoas inicentes.
Qunado subornamos uma pseudo autoridade( autoridade de verdade é responsável)para não vistoriar ou fingir que não vê alguma irregularidade em nosso estabeleciemnto estamos MATANDO milhares de jovens.
ETC ETC ETC