terça-feira, 19 de março de 2013

Condenado por formação de quadrilha, Garotinho ataca juiz e é denunciado ao STF

O deputado federal Anthony Garotinho, líder do PR na Câmara, foi denunciado em fevereiro pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ao Supremo Tribunal Federal (STF) por praticar calúnia em seu blog, ao atacar um juiz que o condenou por formação de quadrilha em 2010. As informações são do jornal “Valor Econômico”.


Agora, o Supremo decidirá se transforma ou não o caso em ação penal, já que Garotinho tem foro privilegiado. De acordo com a denúncia, Garotinho publicou textos na internet para denegrir a honra do juiz federal Marcelo Leonardo Tavares. O magistrado do Rio condenou o ex-governador a dois anos e seis meses de prisão, convertidos em prestação de serviços à comunidade, por crime de formação de quadrilha, no processo decorrente da Operação Segurança Pública S/A da Polícia Federal.
Leia mais em O Globo.

Lembre a Segurança Pública S/A:
Em 2008, uma operação desbaratou um esquema de loteamento de delegacias da Polícia Civil do Rio para facilitar crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e contrabando. Ao todo, 16 pessoas foram denunciadas, incluindo Garotinho e o ex-chefe da Polícia Civil do estado e ex-deputado estadual Álvaro Lins, que chegou a ser preso.
O juiz condenou Garotinho por atuar como “chefe maior” de uma quadrilha, “corresponsável intelectual das ações estratégicas e pela escolha de delegados que deveriam ocupar órgãos-chave ou ser indicados para promoção”, e que colocariam o esquema em prática. Na decisão, o juiz afirma que Garotinho, ex-secretário de Segurança do Rio, “agia informalmente” nessas escolhas mesmo quando já não ocupava cargos na gestão de sua mulher, Rosinha Garotinho, então governadora do Estado.
Garotinho recorreu da sentença e, ao eleger-se deputado federal, passou a ter foro privilegiado. O caso, então, foi remetido ao STF, onde aguarda julgamento desde setembro de 2011. A relatora do processo na Corte é a ministra Cármen Lúcia.
Segundo matéria do “Valor Econômico”, Garotinho reagiu contra a decisão do juiz em seu blog e acusou o magistrado de fazer parte de uma “armação política” e emitir uma decisão “encomendada” por adversários, em troca de um cargo para seu irmão no governo do Rio. Ainda de acordo com o jornal, o deputado chegou a entrar com uma reclamação contra o juiz no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alegando irregularidades no processo e na sentença. O órgão, no entanto, arquivou o pedido entendendo que não houve irregularidades.
A defesa de Garotinho afirmou que jamais houve intenção de ofender ninguém nas postagens.

4 comentários:

Anônimo disse...

SE RENAN CALHEROS ASSUMIU A PRESIDENCIA DA CÂMARA,POSSO ESPERAR
O QUE?
SÓ NÓS ENSINA A SER POLITICO,PODE TUDO! A SORTE DA SOCIEDADE QUE MAU CARATISMO NÃO SE APRENDE,É DE NASCENCIA.UN DIA ELE ESBARRA COM OS
POLICIAS FERA,JUIZ FERA,COMO FOSSE SINAIS TRANSITO VÃO SE FECHANDO
,ATÉ LÁ LEI PENAL JÁ SEJA LEVADA A
RISCA.30ANOS É 30.
A POPULAÇÃO QUER REFORMA DA LEI
PENAL.

Anônimo disse...

O culpado foi o Magistrado, que o condenou a uma pena tão branda. Ora bolas, como se condena um chefe de quadrilha armada, a 2 anos e 8 meses de cadeia, convertidos em prestação de serviço a sociedade? brincadeira! Ele deveria ter sido condenado , no mínimo 8 anos de prisão em regime fechado e isso não estaria acontecendo. Tá rico, cada vez mais poderoso e agora entendo o por quê da Rosinha estar indo tanto ao STF, tirando foto com Fux, o convidando pra palestrar no Trianon, aparecer hoje ao lado do Gilmar Mendes e todo mundo pensando que isso seria por causa dos Royalties. Ah, eles não são fracos não. Como diria o Neto: è um baita jogador.(só que joga com nossas vidas, nosso dinheiro)

Anônimo disse...

Esse é o retrato de Campos.O Deputado é líder de quadrilha, é condenado. É isso que importamos enquanto na retaguarda, aqui em Campos,o exército de sustentação é forte, os vereadores(soldados); a Imprensa(a história); Orávio e seus blue caps(cultura inútil), pudins, feijós, rosinha(a lei deles). É a roolding da corrupção que coordena a fortuna do petróleo. O Brasil está vendo tudo. Quando a grana acabar, eles culparão os adversários do momento, mas a história contará que esses aí foram os culpados da história, subrairam a grana toda.

Anônimo disse...

BANDO que deveria ser enquadrado por crime de lesa humanidade.
Milhares de crianças, idosos e a população em geral estão sem serviços básicos, sem saúde e educação quadrilha!