quinta-feira, 26 de maio de 2011

Rodízio de subsídios, ou: Agora é sua vez!


Depois de dois anos, irrigando com um rio de dinheiro as empresas de ônibus, a prefeita resolveu se lembrar que ela representa o poder concedente.
Um pouco tarde, é verdade. E nessa cidade, tarde é quase sempre sinônimo de nunca, pois vejam:
A concessão de serviços de transporte coletivo urbano prevê que as empresas estejam em condições de operação, e dentro das regras determinadas em edital de licitação.
Não dá para engolir que esses 24 meses serviram para financiar a renovação da frota, quando fornecer ônibus em condições de trafegar seria o mínimo necessário para pleitear a prestação do serviço.
Dentro do raciocínio da prefeita e seus fiéis e competentes assessores, o dinheiro público deve subvencionar essas empresas para que elas depois recebam mais dinheiro... e público! Uma mamata, não acham? É como dizer: olha, eu vou comprar seu produto sem licitação, e antes te dou dinheiro para você comprar o que você me fornecerá. Mais ou menos como as privatizações feitas com dinheiro público. Ou os "investimentos" da Águas do Paraíba com 72 milhões do BNDES. Uma teta!
Bom, como durante esse tempo todo, a prefeitura não deu o menor sinal de que era o responsável pela regulamentação do setor, as empresas, ou melhor, a maioria delas não se mexeu, e continuaram a circular com pocilgas sobre rodas.
O veiculo da Viação Tamandaré que mais circula é o guincho, e hoje pela manhã, um ônibus da linha Pernambuca-Rodoviária pegou fogo, após super aquecimento do motor. Saldo: três pessoas feridas!
Indignada, a prefeita e seus acólitos dizem: Acabou a paciência. A solução? Empresas de fora, sem licitação. Trocam as peças, mas o esquema continua.
Novos parceiros, novas "possibilidades". Prestação de contas? Controle? Qual nada, é o ônibus da lapa sem freio!
Dinheiro de royalties aqui é igual a rodízio. É só sentar, e "comer" até não agüentar mais.

Atualização- Leia também :Só mais uma coisa!

6 comentários:

douglas da mata disse...

Jane,

Grato pela repercussão de nosso cantinho de opinião em seu "latifúndio eletrônico", produtivo, É CLARO!

Um abraço.

Jane Nunes disse...

Só vc mesmo Douglas... Nós é que agradecemos os seus escritos.
bjs

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKK, BOA MATÉRIA, INTELIGENTÍSSIMA...

Jane Nunes disse...

O Douglas é realmente muito inteligente. A blogosfera precisa de pessoas como ele!

Anônimo disse...

Infelizmente, é por isso que eu torço para que os royalties sejam divididos por todos os estados do país. De que adianta ter tanto dinheiro e um governo que só enriquece a si mesmo e aos seus? Infelizmente, já perdi a crença nos políticos daqui. Nenhum deles tem amor a essa cidade e a esse povo. Mas com uma cidade falida, será que haverá tanta disputa por essa prefeitura? Eu acredito que não. Pobre dessa cidade rica...

Anônimo disse...

Onde tem muito dinheiro atrai bandidos.
Acaba com os royalties e