quinta-feira, 26 de maio de 2011

O CINEMA PARA TODOS RETORNA A CAMPOS


O programa CINEMA PARA TODOS, realizado pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Educação do Rio de Janeiro, promove uma sessão especial para mais de 300 alunos da rede estadual de ensino de Campos dos Goytacazes. Eles assistirão o filme Malu de Bicicleta, junto com o ator Thelmo Fernandes, nesta quinta-feira (26), às 11h, no CINEMAGIC CAMPOS (Av. 28 de Março, 574, lj 1 a 6, tel 22.2723-0894). A sessão marca o retorno do programa a cidade com uma nova distribuição de vales-ingresso para alunos e educadores iniciada este mês. Com esse contato direto com o ator, que contará histórias das filmagens e responderá perguntas dos estudantes após a sessão, o programa estimula o interesse dos jovens pelo cinema nacional e promove a formação de público.
Dirigido por Flavio Ramos Tambellini e estrelado por Marcelo Serrado, Fernanda de Freitas, Telmo Fernandes e Marjorie Estiano, Malu de Bicicleta é uma adaptação para o cinema do romance de Marcelo Rubens Paiva. O filme trata da complexidade de uma relação amorosa e equilibra humor e drama na história do paulistano Luiz Mario (Marcelo Serrado), um homem sedutor e bon vivant, que coleciona casos amorosos. Ele tem aos seus pés mulheres de todos os tipos, com quem vive romances tórridos, mas não se envolve emocionalmente com nenhuma delas. Até que um dia, de passagem pelo Rio de Janeiro, apaixona-se perdidamente pela carioca Malu (Fernanda de Freitas), que o atropela de bicicleta na ciclovia do Leblon.
Esta sessão faz parte de uma série de exibições especiais seguidas de debates organizados pelo CINEMA PARA TODOS, que já contou com a participação dos diretores José Padilha, João Jardim, Sérgio Machado, Silvio Tendler, Sandra Werneck, Laís Bodanzky, Rosanne Svartman, Renato Terra, Wavá Novais, Manaíra Carneiro, Rodrigo Felha, e dos atores Caio Blat, Lucas Salles, André Ramiro, Sandro Rocha, entre outros
O programa CINEMA PARA TODOS entrou 2011 comemorando ter levado 600 mil pessoas aos cinemas para assistir a filmes nacionais. O programa, que tem por objetivo principal formar plateia para o cinema nacional, vem cumprindo sua missão com muitas conquistas e benefícios para educadores e alunos de todo o estado do Rio, atendidos desde novembro de 2008 pelo projeto, que funciona durante todo o ano e não para nem mesmo no período de férias.
Com o grande sucesso do Cinema Para Todos, novos municípios e salas de cinema aderiram ao projeto este ano. O programa, inclusive, é procurado por escolas, por cinemas e cidades querendo participar, como foi o caso de Paracambi e Itaguaí. Este ano já são 26 municípios participantes como Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Bom Jesus do Itabapoana, Búzios, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Nilópolis, Paracambi, Petrópolis, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Teresópolis, Três Rios, São Gonçalo, São João de Meriti, Valença, Vassouras e Volta Redonda – e o número deve subir ainda mais. Além disso, alunos das zonas sul e norte do Rio de Janeiro têm duas novas opções de salas de cinema parceiras, o Cinépolis Lagoon, na Lagoa, e o CineCarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão.
O primeiro semestre de 2011 teve vários lançamentos de filmes nacionais que atenderam a um público bastante variado. Além do sucesso de bilheteria Bruna Surfistinha, os alunos beneficiados com o CINEMA PARA TODOS também podem assistir a filmes como Desenrola, Vips, Amor, As mães de Chico Xavier, Bróder, Marcha da Vida, Não se pode viver sem amor, entre outros. A programação semanal dos cinemas é atualizada constantemente no site www.cinemaparatodos.rj.gov.br,onde também há promoções e disponibilização de materiais pedagógicos para download que contribuem para a utilização do audiovisual em sala de aula.
Realizado em convênio com o ICEM - Instituto Cultura em Movimento, e em parceria com o Sindicato dos Exibidores e o Sindicato dos Distribuidores, o CINEMA PARA TODOS, além de beneficiar estudantes e promover a formação de público, também estimula a cadeia produtiva do audiovisual e reforça a receita dos cinemas, dos distribuidores e produtores. Cada município conta com pelo menos um promotor, morador da região, responsável por distribuir os vales-ingresso e motivar alunos e professores a participarem do programa.

Nenhum comentário: