terça-feira, 15 de setembro de 2009

Eleições na OAB ganham espaço na blogosfera

POR QUE SOU CANDIDATO?

A persistência depende de uma perspectiva mais ampla. Sempre acreditei que a maioria das coisas que desejamos não aparecem do dia para a noite. Acredito que as pessoas persistentes fortalecem-se com a crença de que o que elas querem pode ser feito.

Faço esta introdução para reconhecer publicamente o meu maior desejo profissional: ser Presidente da OAB; presidir a minha classe que tanto amo e respeito.A minha decisão de concorrer ao próximo pleito da Ordem não surgiu de um mero deleite. Encontra raízes fortes na minha adoração pela profissão, na militância diária, no magistério que exerço com carinho e também na minha família.A profissão de advogado espelhada no grande Evaristo de Moraes; na militância traduzida na labuta forense, no magistério representado pela minha responsabilidade em transferir conhecimentos aos futuros operadores do Direito e, com certeza, na minha família: 'trincheira' de resistência nos momentos de desânimo.

Desejo ser Presidente da OAB de Campos, pois acredito que não deve haver mudança e sim, uma alavanca delas. Tenho certeza de que a verdadeira mudança começa de dentro para fora, ou seja, temos que amar o que fazemos. Um Presidente não deve silenciar-se no vazio de seu gabinete.Vejo que a minha classe passa por momentos muito difíceis. Vários profissionais fora do mercado de trabalho, prerrogativas sendo desrespeitadas diariamente, alguns magistrados dotados de soberba, custas judiciais exorbitantes, Núcleos de Atendimento Gratuito que tiram o 'ganha pão' do advogado, dentre outras dificuldades que tornaram a profissão de advogado difícil de ser seguida pelos jovens e mantida pelos mais experientes.Um ponto que deve ser abordado é a minha renúncia ao cargo que ocupei na atual gestão da OAB de Campos. Foram quase dois anos de dedicação ao grupo, à Comissão da OAB Jovem, ao atual Presidente, aos sonhos e às promessas que fizemos juntos de construirmos algo diferente.Poderia estar até hoje fazendo parte do atual grupo, mas entendi que os ideais que nos conduziram à vitória perderam o foco central: o advogado.Concordo que muitos avanços devem ser feitos no campo acadêmico. Entretanto, o advogado não vive somente de congressos e seminários. Os advogados 'respiram' Forum, vivem da labuta diária, das audiências, de mandados e de clientes.

O advogado precisa voltar a 'encher o peito' e a orgulhar-se de ser integrante da uma nobre e imprescindível classe. Para isso, ele precisa ser respeitado no exercício profissional. Necessita de um Presidente que se faça presente no gabinete do juiz ou nas serventias quando um advogado for desrespeitado.Quero deixar claro aos meus pares que não serei um candidato revanchista. Tenho profundo respeito pelos atuais integrantes da OAB, mas não ficarei em silêncio quando a Ordem que eu tanto amo não se postar ao lado de um advogado quando ele precisar de sua entidade.Serei incansável na próxima eleição. Disputarei os votos dos senhores com muito afinco; feliz pelos votos conquistados no decorrer da caminhada e respeitoso por aqueles que serão direcionados ao(s) meu(s) concorrente(s).A bandeira de meu grupo serão as prerrogativas profissionais, tão maltratadas nos dias de hoje. Ofereço aos nobres advogados uma chapa independente formada por advogados que desejam dividir comigo esse grande ideal.

Advogados que nunca se abstiveram de atender um cliente e que nunca se esqueceram da importância que representam no cenário social e jurídico de nossa nação.

Sou candidato porque desejo aos meus amigos de profissão exatamente o que almejo para mim: uma militância digna, ética, célere e com as prerrogativas respeitadas em conformidade com a lei.

Pensando assim que lutarei pelo seu voto.

Que Deus nos abençõe.

Cláudio Andrade.

26 comentários:

xacal disse...

ehhh, jane...logo você apostando nesse lixo autoritário...!!!

tsk, tsk, tsk...que decepção...!!!

Raposa disse...

Mentira possui 'pernas curtas'. O atual Presidente da OAB de Campos e o seu vice publicaram um texto em que afirmam para toda a classe, inclusive para os seus eleitores que a manutenção da chapa para a reeleição foi chancela pelos conselheiros, com exceção da Dra Sandra Brito.
Entretanto, hoje fui ao escritório do advogado e Conselheiro da OAB de Campos Hélio Cabral para discutir questões processuais e recebi dele uma afirmação séria. Ele foi categórico ao afirmar que nunca foi consultado acerca da chancela da atual chapa para a reeleição, nem mesmo sabe se houve alguma reunião para esse propósito. Inclusive não concorda com a formação escolhida.
A referida afirmação desmente em público o Presidente e o vice da OAB que, diante dos fatos mentiram para a classe, inclusive para os seu próprios eleitores. Uma vergonha!
Diante disso fica o questionamento: quem são os mentirosos desse pleito eleitoral classista?
Lastimável...
obs: as informações acima estão sendo publicads com a devida autorização do conselheiro Hélio Cabral.
Jane, apanhei esse texto no blog do Cláudio. Essa eleição vai ser quente!!!!

Anônimo disse...

CLAUDIO ANDRADE, QUERIA SABER DE VOCE O QUE ACHA SOBRE A DOAÇÃO DA ÁREA NA AV. ALBERTO LAMEGO,PELA PREFEITA ROSINHA A OAB NESTE PERIOODO DE CAMPANHA, ESTA ÁREA NÃO ERA DA CAPREV?

Jane Nunes disse...

Que isso Xacal?
Eu conheço o Cláudio desde menino, o vejo com outros olhos. Mas se decepcionar comigo por dar espaços a candidatos distintos? Ou defender candidaturas distintas?
Não tenho ligação com o outro candidato, não recebi dele qualquer solicitação de divulgação, e acho que já começa mal quando ocupa os espaços de comunicação "ganhando" área pública para construção de espaço de lazer para uma categoria, o que é ilegal e imoral.
Mas não me decepcionei com você por divulgar a candidatura dele. Continuo sendo uma grande defensora das liberdades individuais, e te achando fera, genial, sendo sua admiradora e torcendo para que você aguente firme, não amoleça e mantenha a Trolha firme, mas também entendendo e respeitando sua liberdade individual se até dezembro essa ainda for sua vontade.
Você talvez não se lembre mas eu me lembro do precoce e inteligente menino que andava muito com um amigo do Sintel rsrsrs.
Sou assim, passional, pura emoção. Quando gosto, gosto por inteiro, não sei gostar mais ou menos de nada, quebro a cara eu sei... Mas sou assim...
beijos, continuo gostando de vc!

Anônimo disse...

Soube que o Cláudio tem apoio de um certo menininho.Ou será o outro?
A verdade é que a criança sonha em tornar concreto o slogan MINHA CIDADE...
Na F. Benedito Pereira Nunes tentou , mas seu candidato PERDEU.
É ...MEGALOMANIA É UM PERIGO!
ACORDEM CAMPISTAS.
Põe no 22 e acorrente!

xacal disse...

bom, jane...minha admiração por você não está em jogo, nem nunca esteve...mas creio que você teria todo o direito de decepcionar-se comigo caso minha escolha, ou apoio descambasse para tipos como o arrivista "imparcial"...

veja que minha opinião não implica na defesa do outro candidato, o qual fiz questão de publicar o texto, mas deixando claro que não entro nessa disputa...

o "dotô" que você conhece desde "menino" é autoritário, conservador, elitista e o que é pior: tem baixo calão intelectual, o que para mim, é a morte...

mas não se trata de excluir os que não tiveram chance de aprender algo...falo de tipos como esse, que mal sabem escrever duas frases, e se acham grandes oráculos...

você conhece bem esse tipo...daí minha surpresa(talvez fique melhor que decepção)em te ver embarcando em uma "canoa furada dessas"...

mas, enfim, como lhe disse: sua escolha é sempre soberana...só me resta respeitar e...lamentar...

PS: não ouvi o seu candidato censurar publicamente a doação do terreno...o que será que é: oportunismo...medo de perder eleitores...??? não sei...não sei...só sei que, na minha rasa visão, ele, como o outro, disputam um campo de apoio que é, justamente, o oposto onde penso que estamos...e mais, disputam um modelo de "favores" e "concessões", que pelo menos, eu penso, censuramos...

resta o que então que os difira: o aspecto individual...

não conheço Felipe Estefan...

mas o que já pude conhecer do ex-advogado, o "dotô" imparcial já me basta para não me aproximar...

um grande e fraterno abraço...

Jane Nunes disse...

Isso Xacal, acho que a palavra surpresa dá mais a dimensão. Porque também fiquei surpresa ao ver a publicação do Stefan no seu blog, embora vc realmente só tenha anunciado .
Quanto a questão da área espero que Cláudio tb não seja defensor porque está fazendo campanha defendendo a legalidade. Aí sim seria uma grande decepção para mim!
Com sua passagem pelo Conselho Tutelar, e Centro Dia ele bem sabe de que destinos mais nobres e dentro da Lei devem ser dados ao espaço.
fraternal abraço!!!!

xacal disse...

veremos se entre o corporativismo ou o senso coletivo qual prevalecerá...eu tenho cá minhas apostas... e você...???

bom, pelo jeito que os seus asseclas andam "monitorando" os blogs, já deu muito tempo para ele se manifestar...

pelo jeito...você ficará surpresa...!!!

xacal disse...

bom, quanto a divulgação, você bem sabe que divulgo tudo que me enviam, até propaganda do McDa infeliz que uma de suas meninas me enviaram...e como sempre não deixo de comentar, como fiz com o caso do candidato da situação...está lá, é só ler...

digo e repito: são ambos duas porcarias, que andam a disputar a primazia de puxar o saco dos napoleões da lapa...

mas ao menos o candidato da situação não esconde isso de ninguém...

um abraço..

xacal disse...

bom, querida Jane, creio que sua espera terminou...

vá lá no blog do seu protegeé, e veja a lista que ele fez dos 16 erros do seu adversário...ela foi publicada depois do anúncio da doação da sede, se você tiver o cuidado de observar...

e, biiingo...nada sobre a doação do terreno...será por que....????

Anônimo disse...

Triste ver uma classe, antes tão respeitada pela sociedade, se degladiando em busca das migalhas que o poder pode oferecer.
Sim migalhas, pois por mais que se sintam importantes , são, como todos nós , reles mortais vivendo em sociedade,devendo portanto, usar de suas existências públicas para promover vida social em seu sentido lato.
Sair do individualismo e pensar no bem-comum é uma questão mais que altruista, é questão de inteligência .
Ou queremos para nossos descendentes uma prisão..., digo,... um condomínio fechado , do qual não poderão sair jamais?
DEPENDE DE NÓS.

Anônimo disse...

UIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII...
AMBOS ARRAZARAM NO TEXTO...
AMEI !!!

Anônimo disse...

Se cuida Jane,às vezes nossa emoção pode ser vampirescamente apropriada por pessoas de má fé!
Um abraço!

Anônimo disse...

pelo que eu entendia blog é jornal eletrônico e como tal deve divulgar notícias também...Acho natural repassar as referidas campanhas sem partidarismo e sem discussão entre os blogueiros!

Jane Nunes disse...

Anônimo das 5:57, Como disse anterirmente já quebrei muitas vezes a cara mas já me surpreendi positivamente em tantas outras. Seu comentário por exemplo , me passa realmente um alerta, uma preocupação verdadeira.Valeu ! abs

Jane Nunes disse...

Anônimo das 9:50, blog pode ser também um jornal eletrônico, na verdade a maioria deles funciona como uma espécie de diário pessoal . Assim sendo,podemos nunca "devemos" nada que não quisermos.No caso da eleição da OAB,a outra chapa nunca nos enviou nenhuma mensagem para ser divulgada.
Eu sim fiz uma crítica ao anúncio da prefeita sobre a doação de uma área pública para construção de uma área de lazer para uma categoria. O espaço para que ele se manifestasse sobre o assunto está aberto. Ele não desejou ocupar.Ou quem sabe desconhece a existência deste Blog, será?
No blog do Claudio fui lá e perguntei a opinião dele sobre o que considero imoral, e tb não precisa ser advogado para saber que é ilegal. Estou aguardando a resposta dele, ele mesmo já me enviou um email dizendo que irá se pronunciar sobre a questão.
Normal? E o que seria anormal então em sua opinião? Acha que o Xacal é obrigado a divulgar as propostas do Claúdio? Ou eu sou a divulgar as do concorrente?
Já ao que vc chama de discussão entre os blogueiros , eu chamo de debate, troca de idéias de pessoas que as tem e as defendem. Entre mim e Xacal sempre haverá espaço para o debate, defendemos o debate.
E como aprendemos e crescemos no debate.
Bom acho que é isso.
Querido diário, as eleições da OAB ganharam a blogosfera, e as discussões tem sido calorosas...
Blog é isso,abrimos nossos " queridos diários" ao público.

xacal disse...

precisa de tempo para se pronunciar, ó jane...ele não sabe o que dizer, ou quer achar as palavras, oportunisticamente, "apropriadas" para agradar "gregos e baianos"...???

xacal disse...

putz, que deselegância covarde, não...????
afinal, pede apoio em seu espaço(e ganha)mas não responde aqui, no debate ao vivo, como, alías, ele vive a reivindicar do concorrente...

por que não debater aqui...??? afinal, foi você, jane, acertadamente, que levantou essa questão em primeira mão...

deselegância covarde e oportunista...

xacal disse...

depois disso tudo, só me resta dizer: a candidatura "dotô" morreu no "ninho"....rsrsrs...

me dou por satisfeito, menos um hipócrita a "flanar" por aí....

Jane Nunes disse...

Caso sua previsão se confirme quem ficará bastante feliz também é ELA, a prefeita, e claro, Ele , o presidente de direito da Coesa!
Dá uma olhadinha na Cofre das Meninas na lista dos nepotistas que o MP enviou... São velhos e bons parceiros.
Agora me diz uma coisa, será que esse assunto merece esse destaque?

xacal disse...

qual aasunto, não ficou claro: o nepotismo ou o "terreno"...???

Jane Nunes disse...

Para mim está tudo claro, deixei transparecer dúvidas?

Cláudio Andrade disse...

Querida Jane...

Segue a minha opinião acerca do terreno da OAB.

O TERRENO

Existem pessoas que valem por muitas. Convicto desta afirmação, responderei ao questionamento acerca da doação, por parte da Prefeitura, de um terreno para a OAB construir uma sede campestre.

A questão é a doação do terreno ou a legalidade dele?

Quanto à doação, se eu fosse o Presidente da OAB agradeceria a oferta e não a aceitaria. Ao meu sentir, a relação entre o Poder Público e a OAB deve ser harmônica, mas bem delineada no que concerne à independência.

Não estou afirmando que houve qualquer interesse por parte da Prefeitura na doação do terreno. Penso que o Presidente da OAB deveria ter privado todos da classe desse desconfortável debate.

O blog soube que o pedido foi feito pelo Presidente da OAB, em público, na Exposição Agropecuária. Claro que a doação não foi coercitiva, mas não podemos deixar de levar em conta o elemento surpresa do pedido.

Quanto à legalidade do terreno, levantada por algumas pessoas, não tenho material probatório para afirmar a existência de vícios judiciais ou administrativos.

Por fim, entendo que a doação não deveria ter sido requerida pelo Presidente da OAB de Campos, pois eu, como Presidente, manteria a relação institucional com o Poder Público e buscaria uma forma privada de atender à classe.


Cláudio Andrade
ORDEM PARA TODOS

xacal disse...

biribiribá, não quero mais brincá...rsrsrsr

Anônimo disse...

CONHEÇO O CLAUDIO ANDRADE, MESMO ANTES DE SER O DR CLAUDIO, E SEMPRE FOI UMA PESSOA MUITO PRESTATIVA!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Era vez um menininho que não tem nada de maluquinho(pelo menos não nos moldes do de Ziraldo)e que tinha o desejo perverso de dominar o mundo , olhou um belo jardim, e como ninguem disse nada , no outro dia pulou o muro, e como, mais uma vez nada ningem falou arrancou uma flor, e como não lhe disseram nada...
Se cuidem advogados!!!
Mais que isso:Te cuida CAMPOS!
Suásticas sempre estão à flanar!