segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ato de Covardia: de quem?

Por Eduardo Peixoto*
Não se escuta outra expressão do marido da prefeita de Campos, tentando se defender, que não seja: Isso é covardia!
Mas, segundo a Wikipédia, covardia “É o oposto de bravura e de coragem. É atacar sabendo que o adversário não poderá defender-se”. E então, cabe ou não cabe defesa? De que o ex-governador tem tanto medo? Casal, definitivamente, isso não é covardia.
Covardia é terceirizar a merenda escolar, a limpeza e até mesmo a segurança das unidades de ensino. Covardia é onerar os cofres públicos com todas essas terceirizações que transferem responsabilidades, beneficiam apadrinhamentos e soterram a proposta pedagógica das escolas.
Covardia é não permitir que a comunidade escolar eleja democraticamente a direção das escolas. Distribuir as escolas como feudos a seus senhores para que presenteiem os seus fiéis cabos eleitorais com um DAS... isso sim é covardia.
Covardia é deixar de oferecer condições mínimas de acesso à saúde pública e de qualidade. É deixar o pobre esperando meses, anos, na fila do hospital público por uma cirurgia de emergência... isso se ele aguentar esperar.
Covardia é tornar o DAS e a terceirização únicos atrativos laborativos de uma cidade que recebe uma fortuna de royalties. Os royalties entram em Campos e os desempregados saem para Macaé e regiões vizinhas em busca de emprego. Covardia é não ser transparente.
Covardia é fazer populismo com a miséria alheia. É dar o peixe (mísero e insuficiente) em vez de dar condições de pesca a quem necessita. Isso é formar cidadãos viciados e dependentes e não lhes dar acesso a nenhum tipo de recuperação. Não oferecer formação e emprego é covardia.
Covardia é realizar licitações nada transparentes beneficiando, em regime de revezamento, seus investidores de campanha.
E só mais uma curiosidade: em se falando em fanatismo pseudo-religioso – quem será Davi e quem será Golias? Quem será o bem e quem será o mal?

*Eduardo Peixoto é presidente do PT -Campos
Artigo publicado na edição de domingo na Folha da Manhã

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Jane, muito bem colocada as palavras do autor do texto, depois de tantas mentiras estamos nos confundindo entre o bem e o mal, o certo e o errado, política públicas e políticas eleitoreiras, por falar nisso, hoje o Cabral estará em Morro do Côco para entrega de maquinário agrícola, e não vi divulgação nenhuma, voce sabe informar sobre isso?

Jane Nunes disse...

Vou dar uma olhada no site do Governo do Estado.

Anônimo disse...

Parabens ao autor do texto.Foi muito feliz e preciso.
NÃO AGUENTAMOS MAIS A COVARDIA DESSA GENTinha.
CHEGA!
CHEGA!
CHEGA!

Anônimo disse...

Texto bem escrito, bem analisado. Chega de ilusão para o nosso povo. A JUSTIÇA tem que prevalecer. Fora Rosinha. Fora Garotinho.