terça-feira, 1 de março de 2016

Mais de 385 mil eleitores podem ficar sem votar no Estado

Eles estão com o título cancelado e têm até 4 de maio para regularizar a situação; atendimento deve ser agendado pela internet ou telefone

Os mais de 385 mil eleitores que estão com o título cancelado no Estado do Rio devem agendar o atendimento nas zonas eleitorais o quanto antes, se não quiserem ficar sem votar em outubro. Eles têm até 4 de maio para regularizar sua situação eleitoral, prazo que vale também para quem precisa tirar o título, transferir o domicílio ou atualizar dados pessoais. "O ideal é que o eleitor agende logo, sem deixar para as últimas semanas, quando a procura será grande e as vagas, limitadas. Essa tradição brasileira de deixar tudo para a última hora precisa ser modificada", afirmou o presidente do TRE-RJ, desembargador Antônio Jayme Boente.

O agendamento pode ser feito pela internet, no site do TRE-RJ, ou pela Central de Atendimento Telefônico (CAT), no telefone (21) 2533-6400. Após o fechamento do cadastro, em 4 de maio, não podem ser realizadas inscrições de novos eleitores, transferências de domicílio eleitoral ou regularização da situação com a Justiça Eleitoral de quem deixou de votar ou justificar a ausência em três turnos consecutivos. Nesse caso, o título está cancelado e o eleitor não poderá votar em outubro. Quem não fizer o título até 4 de maio também ficará sem votar. Vale lembrar ainda que quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno (2 de outubro) já pode se alistar.

Fonte: ASCOM TRE-RJ

Nenhum comentário: