domingo, 21 de junho de 2015

Rosáceos querem negociar futuro de Campos

Na última semana escrevi sobre o absurdo ocorrido na sessão da Câmara dos Vereadores, dia 10 de junho, na qual o atual desgoverno conseguiu efetuar uma manobra ilegal para conseguir o décimo terceiro voto necessário para a aprovação da “venda do futuro de Campos”, ação que está indignando a população campista.

A prefeita Rosinha e o Secretário Garotinho pretendem obter um empréstimo que pode chegar a 1 bilhão de reais, dando em troca, como garantia, os royalties que competem à cidade nos próximos anos. Cálculos que estão sendo feitos estimam que para quitar a dívida, o município ficaria devendo, só em juros, a enorme quantia de 500 milhões de reais. Não satisfeitos com o tamanho da barbaridade, ainda recusaram a condição de quitarem a dívida ainda no mandato deles, que acaba em um ano e meio, o que significa que as gestões futuras teriam que arcar com tamanha irresponsabilidade, comprometendo o planejamento e o poder de atuação dos gestores que sucederem o atual desgoverno. Está claro que este grupo político que gere a cidade não poupa esforços pra conseguir realizar suas arbitrariedades, até mesmo apelando pra estratégias ilegais.

No último ano, um ranking da Revista Exame demonstrou que a cidade de Campos dos Goytacazes possuía o 8º maior orçamento dentre todos os municípios do Brasil, ficando apenas atrás de capitais. Qualquer morador de Campos que olhe rapidamente ao seu redor pode constatar que nem de longe a cidade possui infraestrutura semelhante a de uma capital, apesar de nossa ampla dimensão geográfica e todo o potencial que poderia ser melhor explorado. A arrecadação de cerca de 13 bilhões dos últimos anos nas mãos de uma gestão competente, que não gasta rios de dinheiro dando cargos de indicação a aliados, construindo obras faraônicas e obsoletas, sumindo inexplicavelmente com grandes quantias de dinheiro (como é o caso do rombo dos 110 milhões), poderia resultar em melhorias reais na qualidade de vida pra todos os cidadãos dessa cidade.

Campos não merece continuar à mercê da sede de poder e das loucuras administrativas dessa atual gestão. Peço a todos os leitores que tentem apenas imaginar o que poderia ser feito com todo o dinheiro que Campos recebeu nos últimos seis anos e meio. Tranquilamente podemos afirmar que tudo poderia estar muito melhor, mas muito melhor mesmo.

-artigo do vereador Rafael Diniz publicado sexta passada no jornal Folha da Manhã
Foto de Vereador Rafael Diniz.


Nenhum comentário: