quarta-feira, 13 de maio de 2015

CANDELÁRIA SE ILUMINA PARA RECEBER CONCERTO DE ORQUESTRA E CORO CAMPISTA.

A Orquestra e coro Mariuccia Iacovino se apresentam neste domingo DIA 17 de maio ás 16hs, em um dos espaços mais nobres da cidade do Rio de Janeiro, a  igreja Nª Senhora da Candelária, no centro histórico. 
Grandes nomes da música erudita brasileira e internacional, já se apresentaram  neste renomado espaço, em séries de grande repercussão na imprensa e de uma forte visibilidade no mundo.
A Orquestra e coro se apresentam com um repertório, que já arrancou aplausos de um enorme público presente nos teatros e salas de concertos mais famosos do Brasil e do mundo, dentre elas, destacamos o Carnegiee Hall( Nova York ), Centro Sinfônico de La Paz,(Bolívia),Teatro Colón, Teatro São Carlos (Portugal), Teatro Municipal de Niterói, Via Funchal – SP, Sala Cecília Meireles – RJ, Centro de conveções do Pantanal – MT, Teatro Palladium – MG,n os maiores Festivais de Inverno do País (Friburgo , Petrópolis, Juiz de Fora), entre outros.

Repertório :
- W.A.Mozart – Abertura “As Bodas de Fígaro”.
- C.Maria Von Weber – Abertura “Oberon”.
- C. Saint-Saenz – Dança da Ópera “Sansão e Dalila”.
- G.Rossini – Coro dos Escravos Hebreus.
- A. Borodin – Danças Polovitcianas.


A Orquestra e coro Mariuccia Iacovino, são parte do projeto Orquestrando a Vida que ao longo dos seus 19 anos, vem trabalhando na cidade de Campos dos Goytacazes – RJ,  com a transformação social de crianças e jovens, que através da música, podem ser inseridos na sociedade.
A Ong Orquestrando a Vida, atende a mais de dezenas de bairros da cidade de Campos, bem como distritos e abrigos. São milhares de crianças e jovens que passaram por suas portas , muitos se tornando grandes profissionais em Orquestras brasileiras e muitos inseridos em outro mercado de trabalho. "O mais importante são os conceitos que temos a oportunidade de passar. São conceitos para vida toda, tais como tolerância, respeito, pontualidade, persistência, etc", complementa o maestro Luis Mauricio Carneiro.
O momento é de muita dificuldade na Orquestrando a Vida. Não existe patrocínio desde dezembro de 2013.O projeto resiste a 1 ano de 5 meses, através  da doações de professores, maestros, funcionários do administrativo e sociedade.
A oportunidade de apresentação na Igreja da Candelária é valiosa ,pois é uma grande vitrine, onde grandes orquestras e grupos musicais de renome se apresentam. Ter a cultura de nossa cidade presente nestes espaços é por demais importante para que nossa cidade tenha respeito culturalmente. “Se torna uma grande responsabilidade se apresentar na Candelária” -  relata o músico Antônio Cruz.
Este é o terceiro concerto que a Orquestra e coro Mariuccia Iacovino apresenta na Candelária. Em outubro será apresentado um grande Concerto Sinfônico, onde a Orquetsra Mariuccia Iacovino e coros da Orquestrando a Vida, se juntarão a mais 5 coros cariocas em um concerto que certamente será memorável.
Na próxima sexta feira dia 22 será a vez do circuito histórico passar pela belíssima igreja campista “Nossa Senhora  do Carmo”. Neste concerto, se apresentará: o coro de  câmara e o coro juvenil da Orquestrando a Vida, com um repertório que certamente encantará o público que comparecer a este evento. 
O concerto que será apresentado na Candelária, terá a regência orquestral do maestro Luis Maurício Carneiro, regência coral do maestro Venezuelano Juan Gorrin, direção vocal dos maestros Daniel Soren e Danielle Bragazzi e direção geral Jony William Villela Vianna. Apoio cultural IFF (Instituto Federal fluminense) – Campus Centro.

 Coro Juvenil e Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino
Imagem inline 1
Foto: Gygy Carneiro


Imagem inline 2
Foto: Gygy Carneiro


Imagem inline 3
Foto; Gygy Carneiro

Imagem inline 4
Foto: Gygy Carneiro

Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino

Fundada em março de 1998, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino –  pertencente à Academia de Orquestras e Coros Sinfônicos do Brasil.
Desde sua fundação, este grupo sinfônico é mantido pela ONG Orquestrando a Vida, com 85 integrantes das camadas menos favorecidas da sociedade e inseridos na faixa etária dos 10 aos 19 anos com a regência do maestro Luis Mauricio Carneiro e direção geral do maestro Jony William Villela
Sendo a primeira orquestra  brasileira a fazer parte do projeto venezuelano “El Sistema” da FESNOJIV (Fundacion del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infatiles de Venezuela) sendo um trabalho que abrange 1800 jovens e que existe ha 14 anos na cidade de Campos-RJ .
No ano de 2008, através de parceria com a Dell’Arte, este agrupamento sinfônico ganha uma nova e promissora etapa em sua existência, tendo a oportunidade de tocar para grande músicos como: Yo Yo-Ma, Itzhak Perman, Lang Lang e Maestro Gustavo Dudamel , transformando-se no segmento educacional desta empresa e abrindo uma era de muitos e grandiosos desafios.
Em 2010, eles participaram do 8º Festival Del Sol nas cidades de La az e El Alto, na Bolívia. Em 2011, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel, abriram as comemorações dos 102 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizando um concerto em homenagem ao maestro José Antônio Abreu, fundador do El Sistema e da Orquestra Simón Bolívar. Neste mesmo ano, os músicos de Campos participaram de uma turnê pelos Estados Unidos, encerrada com uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Em 2013, fez uma turnê por Portugal, onde tocaram em várias cidades como: Palácio de Mateus (Vila Real/Porto - Portugal), Conservatório de Coimbra (Portugal), Conservatório Nacional de Música (Lisboa - Portugal), encerrando a turnê com um concerto no Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa - Portugal). Além de já ter acompanhado nomes como: Daniel Guedes, Wagner Tiso, Marcus Vianna, Jane Duboc, Margareth Menezes, Lício Bruno.
            A orquestra tem na versatilidade sua principal característica, encantando platéias no Brasil e no mundo com muita energia e gana em suas performances.
CORO JUVENIL ORQUESTRANDO A VIDA


Imagem inline 5
Foto: Gygy Carneiro

Imagem inline 6
Foto; Gygy Carneiro


Trata-se de um projeto de ensino intensivo que busca a profissionalização dos seus alunos que recebem aulas individuais e coletivas sobre técnica vocal, linguagem musical, idiomas, cena, trabalho em grupo e repertório diverso.
É o principal grupo vocal da Orquestrando a Vida formado, na sua nova etapa de trabalho, no ano 2013. Atualmente é regido pelo maestro venezuelano Juan Gorrín com o trabalho vocal dos professores Danielle Bragazzi e Daniel Soren.
Em parceria com a Orquestra Mariuccia Iacovino, interpretando músicas do repertório sinfônico coral universal e repertório de ópera, além do seu trabalho constante de repertório à capela.  Tem se apresentado em diferentes cenários, em importantes eventos e solenidades nas cidades de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Petrópolis, Niterói, São Fidelis e Macaé.
Seus integrantes são multiplicadores do ensino dentro da Orquestrando a Vida, recebendo também aulas de regência e tendo estágios com os grupos infantis.  Todo o desenvolvimento faz parte de uma filosofia coral e musical que permite um crescimento integral. 
Neste ano de 2015 irão participar na montagem da ópera “La Bohème” de Puccini, com uma produção totalmente juvenil e local, dentro do trabalho da Academia de Ópera Orquestrando a Vida.


IGREJA NOSSA SENHORA DE CANDELÁRIA - RJ

Imagem inline 7

Foto: Divulgação

A Igreja de Nossa Senhora da Candelária é um templo católico localizado no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um dos principais monumentos religiosos da cidade, tradicional palco de casamentos da sociedade carioca.
A igreja teve seu nome associado a dois eventos marcantes da segunda metade do século XX: o comício da Candelária no movimento das “Diretas Já” e a Chacina da Candelária, um massacre de moradores de rua ocorrido nas proximidades da igreja na madrugada de 23 de julho de 1993 e que teve repercussão internacional.

Fonte: Gianny de Souza Carneiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Bravo,bravíssimo !
Por mais que o atual governo municipal,narcisico e feio como ele só,ignore o que não é seu espelho!
Bela orquestra!
Belo projeto!!!