quarta-feira, 5 de novembro de 2014

1o DIA DE CAMPO SOBRE CAVALO OPERÁRIO NA UFRRJ

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ realizará no próximo domingo dia 9 de novembro o 1 Dia de Campo Sobre Cavalo Operário. O evento constará de palestras, demonstrações do manejo de eqüídeos com ênfase nos denominados cavalos operários, quais sejam aqueles utilizados como tração e lida, exposição de equipamentos, tipos de selas, embocaduras, ferraduras e outros. 

Segundo o Diretor do Campus Campos dos Goytacazes da UFRRJ, Carlos Frederico de Menezes Veiga, na região os cavalos de serviço atendem a vários aspectos cotidianos da sociedade local e este encontro irá promover um contato inicial de forma a aproximar a instituição dos proprietários destes animais visando melhorar a qualidade de vida do cavalo de tração e de lida e do relacionamento com o seu proprietário e a relação com a sociedade. 
As palestras terão como tema "A Importância do Casqueamento e Ferrageamento Básico”a ser proferida pela Profa. Flávia Jesus de Almeida e “Produção de Alimentos para Equídeos” a ser proferida pelo Prof. Robert Macedo ambos do Instituto de Zootecnia da UFRRJ.
            Segundo estudo da Comissão Nacional do Cavalo o Brasil movimenta cerca 4 bilhões com estes animais envolvendo mais de 500.000 pessoas na sua criação e uso.
            O evento terá início às 9h no Campus Campos dos Goytacazes da UFRRJ situado à Rodovia do Açúcar km 5  e, embora seja mais direcionado ao proprietários de cavalos de serviço será uma oportunidade para a participação dos criadores de cavalo de esporte e lazer.

Nenhum comentário: