domingo, 7 de setembro de 2014

QUEM VAI PEDIR DESCULPAS PELO FRACASSO DO IDEB?

Blog Fernando Leite & Outros Quintais:

Prefeita,
Vossa Excelência tem muito que explicar. E acho mesmo que antes de ser cobrada, deveria se antecipar.

Primeiro, pedir desculpas as gerações de pequenos campistas que gastaram seu tempo em sala de aula e receberam uma educação formal incapaz de prepara-los para um mercado cada vez mais seletivo, pra disputa civil cotidiana e para um lugar seguro no futuro. Afinal a educação básica é o alicerce da formação intelectual.
Depois, tentar justificar como milhões de reais são gastos numa política pública de Educação frágil, o suficiente, para patinar de último colocado na escala do IDEB para antepenúltimo; de manter um programa questionável que, sequer, situa, histórica e geograficamente, o aluno do Município; que induz o professor, em sala de aula, a pregar um ensino divorciado da realidade regional, importado do Paraná; que aceita, passivamente, que as relações entre segmentos do professorado e da gestora operacional da área sejam esgarçadas, ao ponto, dos profissionais serem tratados nas crises, como idiotas.

Justificar, prefeita, como um Município como Levy Gasparian, cujo orçamento  deve ser um décimo do de Campos, sem fórmulas mágicas, sem o verniz da propaganda bem paga, consegue a primeira colocação na avaliação do MEC, com nota superior a 6,5. Uma nota distante da nossa Educação, aqui embaixo, na casa dos 3,4.

Prefeita, um educador brasileiro, com reconhecimento internacional, Darcy Ribeiro, dizia que há dois modelos de escolas: a que forma aos que mandarão e a que forma aos que serão mandados. Diante dos números ainda quentes do IDEB, responda a senhora mesma, qual escola o seu governo oferece às nossas crianças?

Poderia lhe restar a alternativa de garantir à nossa infância uma escola nova, que prepara o homem independente, cidadão, livre e formulador da nova sociedade.  Mas, essa, convenhamos, muito menos.

(FLF)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ninguém desse governo vai pedir desculpas porque são arrogantes e ressentidos demais.Não podem mostrar fraquezas ou erros.
Mas não podem ser tão idiotas como a secretaria de educação supõe serem os professores a ponto de não perceberem o descrédito cada dia maior:se até ontem ao menos a. Sra garotinho podia circular livremente pela cidade ,agora nem ela,vide o episódio de seu não comparecimento tanto na câmara de vereadores quando da lei orgânica municipal, ,como nos desfiles de 7 de setembro.
Xo garotinhoS!