sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Estado do Rio salta da 15ª para 4ª posição no Ideb

Por alexandre bastos, em 05-09-2014 - 12h10

As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) caíram no ensino médio de 16 redes estaduais de 2011 para 2013, de acordo com dados que serão divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira. Entre as nove unidades federativas que apresentaram crescimento, Goiás pulou do quinto lugar em 2011, com Ideb de 3,6, para o topo do ranking, em 2013, com 3,8. O estado do Rio de Janeiro saltou da 15ª posição (com 3,2) para a quarta (com 3,6), empatado com Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco. São Paulo se manteve na segunda posição, apesar da queda na nota, de 3,9 para 3,7. O Rio Grande do Sul pulou de 10º (com 3,4) para o terceiro, 3,7.
Com nota 3,6, as escolas estaduais do Rio superaram a meta estabelecida pelo MEC, que era de 3,3 para 2013. O estado já havia apresentado avanço na última edição do levantamento, quando deixou para trás a penúltima colocação, registrada em 2009. Na região Sudeste, esta foi a segunda melhor nota, ficando atrás apenas de São Paulo. No Brasil, foi o segundo maior crescimento na nota (12,5%), ficando apenas atrás de Pernambuco (16,1%).
As notas dos dois primeiros colocados diminuíram no último biênio. Em 2011, Santa Catarina estava no topo com 4,0; este ano, Goiás assumiu a posição, com 3,8. Já a nota do segundo lugar caiu de 3,9 para 3,7 no período, ambas obtidas por São Paul.
Uma das principais referências para políticas educacionais na educação básica o Ideb é divulgado a cada dois anos. O indicador mede a qualidade do aprendizado e da infraestrutura das cerca de 190 mil unidades escolares de ensino fundamental e médio em todo Brasil.
O resultado será apresentado nesta sexta, às 14h30, pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares.
Campos -  Em Campos, que ficou com a última colocação no ranking divulgado em 2012, avaliando todos os municípios do estado, a expectativa sobre o desempenho das escolas municipais é grande. Na disputa pelo governo estadual, o deputado federal Anthony Garotinho (PR) tem sido criticado por seus adversários pelo fraco desempenho da cidade governada por sua esposa.
* Daqui a pouco, mais informações 
Atualização às 14h26 - O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Wilson Risolia Rodrigues, comemorou o resultado da terceira maior nota no Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nesta sexta-feira, com base nos anos 2013/2014. Com média 3,6, o Rio ficou atrás apenas de Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul. O resultado apresenta um aumento de 13% em relação ao estudo anterior, feito em 2011/2012. “Estamos muito felizes. Isso é resultado de muito trabalho, de uma gestão de fato. Sabemos que temos que melhorar mais ainda. Tudo o que foi feito, foi pensando em 2023. O objetivo agora é obter a melhor nota no próximo Ideb”, explicou o secretário, que assumiu a pasta no fim de 2010.
De acordo com Wilson Risolia, um dos maiores motivos de comemoração é a possibilidade de diminuir a diferença que existia entre o ensino público e o privado.  “Estamos crescendo e isso é muito importante. Em 2009, o Ideb da rede estadual era 2,8 e o da privada, 5,7. Em 2011, já conseguimos melhorar mais e neste estudo atual chegamos a 3,6 e a rede privada ficou com 4,8. Reduzir este abismo era algo que sempre nos cobramos – disse.
Para o secretário, a explicação para esta evolução se deu por um conjunto de ações, desde fazer um diagnóstico concreto sobre a educação no estado até conseguir colocar em prática ações que realmente fizeram a diferença.
 Fonte: O Globo 

3 comentários:

Anônimo disse...

incrível Campos cidade milionária ficou em antepenúltimo,é a cidade do diminutivo.garotinho,rosinha,alkbertinho,coisinha xinfrim mesmo,e o ideb,ó

Anônimo disse...

Não sei quem é mais fdp,esse governo ou campistas que venham a votar neles.
Não fazer pela educação condenando a pedintes para voto de cabresto é crime.
Quadrilheiro !

Anônimo disse...

ponto pra pezão nada pra garotinho chuck