terça-feira, 12 de agosto de 2014

UENF recebe estudantes e promove visitas a escolas da região

Informativo da UENF
Campos dos Goytacazes (RJ), terça, 12 de agosto de 2014 – Nº 3.257

Divulgação científica nas escolas

Na semana em que completa 21 anos, UENF recebe estudantes e promove visitas a escolas da região
O professor Ângelo Burla em demonstração de experimento científico para alunos no campus da UENF
O professor Ângelo Burla em demonstração de experimento científico para alunos no campus da UENF
Como parte das atividades comemorativas pelos 21 anos da UENF, tem início nesta terça-feira, 12/08, uma extensa programação visando à interação entre a Universidade e estudantes de ensino médio de escolas públicas de Campos e região. A programação — no âmbito do projeto Aprenda mais conhecendo a UENF — inclui visitas de estudantes ao campus universitário, guiadas pelos bolsistas do projeto, além de palestras de divulgação científica em escolas da região.
Os primeiros a visitarem a UENF, nesta terça pela manhã, são os alunos do Colégio Estadual Dr. Newton Alves, situada em Atafona, São João da Barra. Além de conhecerem de perto as instalações da Universidade, os alunos assistirão a cinco vídeos de divulgação científica de curta duração. Os vídeos apresentam uma amostra da produção científica da UENF em seus 21 anos de atividade, abordando os seguintes temas: melhoramento genético de diversas culturas agrícolas; pesquisas com cerâmica vermelha; pesquisas em Engenharia desenvolvidas através da Centrífuga Geotécnica; levantamento do ensino de Filosofia nas escolas da região; e controle biológico de nematoides (vermes) que atacam ovinos utilizando fungos. O vídeos fazem parte do Projeto “História da Ciência no Norte Fluminense: o papel da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro”, financiado pela Faperj.
Ao mesmo tempo, a equipe está visitando o Colégio Estadual Alberto Torres, situado no Centro de São João da Barra. A programação inclui uma apresentação da Universidade e uma palestra de divulgação científica a cargo da professora Simonne Teixeira, do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF.
Nesta quarta-feira, 13/08, pela manhã, a equipe visita a Escola Estadual Waldemiro Pita, em Cambuci. Na ocasião, os alunos assistirão a uma palestra de divulgação científica ministrada pelo professor Marcelo Sthel, do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UENF. Ao mesmo tempo, a UENF estará recebendo alunos do Colégio Estadual João Pessoa, situado no Parque São Caetano, em Campos dos Goytacazes.
Na quinta-feira, 14/08, a escola a ser visitada é a Barão de Teffé, situada em Santo Antônio de Pádua. Nesta escola, a palestra de divulgação científica estará a cargo do professor Ângelo Burla, do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). Enquanto uma parte da equipe estará em Pádua, a outra recebe no campus da UENF os alunos do Colégio Estadual José Carlos Barreto, situado em Macuco (RJ).
O projeto Aprenda mais conhecendo a Uenf é desenvolvido pela Gerência de Comunicação (ASCOM) da Diretoria de Informação e Comunicação (DIC), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX). As atividades contam com o apoio da Assessoria de Transportes (ASTRAN) da Prefeitura da UENF.
Veja aqui mais informações sobre os 21 anos da UENF

Nenhum comentário: