sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Garotinho lidera disputa para governo do RJ com 25%, diz Datafolha

Do G1

Rio Pesquisa Datafolha sobre a eleição para governador do Rio de Janeiro, divulgada nesta sexta-feira (15), mostra o candidato Anthony Garotinho (PR) na liderança da disputa com 25% das intenções de voto. Marcelo Crivella (PRB) tem 18%, e o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição, aparece com 16% das intenções de voto. O petista Lindberg Farias tem 12%.

Na pesquisa anterior do instituto, realizada nos dias 15 e 16 de julho, Garotinho e Crivella estavam empatados com 24%. Pezão tinha 14% e Lindberg se manteve em 12%.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada:

Anthony Garotinho (PR) - 25%
Marcelo Crivella (PRB) - 18%
Luiz Fernando Pezão (PMDB) -16%
Lindberg Farias (PT) - 12%
Tarcísio Motta (PSOL) - 1%
Dayse Oliveira (PSTU) -1%
Ney Nunes (PCB) 1%
Brancos e nulos - 17%
Não sabem - 10%

A pesquisa do Datafolha foi realizada entre os dias 12 e 13 de agosto com 1.317 eleitores em 31 cidades do Estado do Rio. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os números RJ-00019/2014 e BR-00362/2014. Esta é a segunda pesquisa do instituto realizada após o registro das candidaturas no TSE.

Rejeição

Anthony Garotinho permanece o candidato com maior rejeição entre os eleitores, com 40% - na pesquisa anterior estava com 39%. Na sequência aparecem Pezão e Lindberg, ambos com 20% - estavam com 19% e 17% respectivamente. Crivella manteve seus 16% de rejeição.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno entre Garotinho e Crivella, o ex-governador tem 32% das intenções de voto e o senador, 44%. Votos nulos ou em branco chegam a 20% e indecisos são 4%.

No cenário de segundo turno, Marcelo Crivella tem vantagens principalmente entre os eleitores de Pezão, 58% - Garotinho teria 16% desses votos. E também entre os eleitores de Lindberg: 58% deles cotariam em Crivella e 21% em Garotinho. Entre os evangélicos não pentecostais, 55% votariam em Crivella e 32% em Garotinho. O senador também seria a escolha da maioria dos eleitores mais escolarizados: 43% deles votariam em Crivella e 18% em Garotinho.

Os moradores de municípios com mais de meio milhão de habitantes também preferem Crivella, dando a ele 45% das intenções de voto; Garotinho fica com 26%. Já o ex-governador tem vantagem entre os moradores de municípios com até 50 mil habitantes: 46% deles votariam em Garotinho e 36% em Crivella. Após o registro das candidaturas no TSE, esta é a primeira vez que o Datafolha simula uma situação de segundo turno.

5 comentários:

Anônimo disse...

estranho post para uma oposição.Dá enfase na liderança e omite no título a expressiva rejeição.
Oposição em Campos é brincadeira de garotinho .Edaquelas que ninguém gosta de rincar.
Campos é apequenada mesmo.

Anônimo disse...

Segundo turno vai complicar para ele hein?
Vamos aguardar

Anônimo disse...

Rejeitado e sem credibilidade isso sim!
Entro R e não fez?Perdeu a vez!

Anônimo disse...

Concordo com você anônimo 7:8, se fosse blogueiro não publicaria nada a respeito deste demônio

Anônimo disse...

garotinho deve morrer de rir quando pensa na oposição de Campos dos Goitacazes!
Não é possível!
Parece que devem e temem.