quinta-feira, 5 de junho de 2014

Transposição do Rio Paraíba :petróleo não é mais importante que água

A  transposição do Rio Paraíba do Sul , proposta pelo governo do estado de São Paulo será tema de uma audiência pública amanhã (06/06) às 9h30 na Câmara Municipal de Campos numa iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Bacia do Rio Paraíba do Sul. É lamentável que o executivo municipal não trate  da questão com a mesma determinação com que luta pelos royalties . O petróleo para esse grupo  certamente é mais importante que a água. Tem também   a  aliança Aecinho&Garotinho  não é mesmo? Para que comprar briga com os aliados do PSDB ? 
Hoje, dia do Meio Ambiente o tema sequer foi abordado pelo governículo rosa. Sobre o assunto a prefeita Rosinha Garotinho  se limitou  á época a dizer que é contra (aqui) e amanhã não há , pelo menos até o momento em que redigia esta postagem,  a confirmação da participação da prefeita ou algum   representante .

Confirmaram presença na audiência pública a presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Bacia do Rio Paraíba do Sul, a deputada estadual Inês Pandeló, o vice-presidente, o deputado estadual Roberto Henriques, o presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, o vereador Edson Batista, a diretora de Águas e Territórios do Inea, Rosa Formiga, a vice-presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap), Vera Lúcia Teixeira, a coordenadora do Seminário do Setor Elétrico da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, Maria Aparecida Vargas, o coordenador do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul, Zenilson Amaral Coutinho, e um representante da Agência Nacional de Águas.

Senhores gestores, sem royalties nós já vivemos muitos anos e sobrevivemos , mas sem água,basta relembrar o caos instaurado em 2003 quando Indústria Cataguases de Papel despejou cerca de 1,2 bilhão de litros de dejetos químicos no Rio Pomba, um dos maiores afluentes da porção media do Paraíba do Sul. O reservatório continha principalmente lixívia. 





Nenhum comentário: