domingo, 27 de abril de 2014

Pesquisa aponta Crivella e Garotinho no segundo turno

Por emtempo, em 27-04-2014 - 11h12 

Cilênio Tavares

O senador Marcelo Crivella (PRB) e o deputado e ex-governador Anthony Garotinho (PR) disputariam o segundo turno se as eleições para governador do Rio de Janeiro fossem realizadas hoje. Pesquisa do Instituto Gerp indica que, a pouco mais de cinco meses das urnas, Crivella (PRB) tem a preferencia de 18% dos eleitores fluminenses, seguido por Garotinho, com 13%. Com menos de dois dígitos aparecem o senador petista Lindbergh Farias (8%), o democrata Cesar Maia (7%) e o governador Luiz Fernando Pezão, do PMDB, com 6%. Na lanterninha da disputa estão os deputados Alfredo Sirkis (PSB), com 2%, e Miro Teixeira, do Pros, com 1%.
Segundo o levantamento, feito entre 18 e 23 de abril e com margem de erro de 3,39%, quase metade do eleitorado (45%) ainda não tem candidato: 23% afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos, e 22% estão indecisos.“É um número alto, mas a tendência é que, daqui até a eleição, o eleitor defina seu candidato”, diz Gabriel Pazos, presidente do Gerp.
Em sua avaliação, o cenário deve mudar muito até 5 de outubro. Um dos beneficiados deverá ser Pezão, que assumiu o governo há menos de um mês e ganhou maior visibilidade, além de contar com a máquina pública, para turbinar a reeleição. “O Pezão carrega uma boa dose de rejeição do (ex-governador) Sérgio Cabral, mas é o único dos candidatos que já pode cumprir promessas. O crescimento da candidatura vai depender, naturalmente, do desempenho no cargo”, argumenta Pazos.
A pesquisa aponta baixa popularidade de Sérgio Cabral: 36% acham que seu governo foi regular, 39% consideram ruim e péssimo e apenas 20%, que foi bom (16%) e ótimo (4%). Com menos de um mês à frente do governo, Pezão herdou a má avaliação da gestão de Cabral.O levantamento revela que 23% consideram o governo regular; 20% ruim (10%)e péssimo (10%) e apenas 13% acham ótimo (1%) e bom (12%).
Já 43% não souberam opinar sobre o governo de Pezão, contra 5% dos que preferiram não avaliar Cabral. A pesquisa detectou que 53% dos entrevistados já sabem que Pezão é o novo governador, contra 26% que ainda acham que a administração fluminense está nas mãos de Cabral.
Nas simulações feitas pelo Gerp, Crivella vence a disputa contra todos os adversários, em um segundo turno. Ele ganha com 31% a 15% de Garotinho, e com 32% dos votos a 14% de Pezão. O senador e ex-ministro de Dilma Rousseff obteria também sai na frente n disputa contra o petista: ele fica com 30% dos votos contra 15% de Lindbergh.
Pezão ficaria empatado tecnicamente com Garotinho: 18% a 20%, em um segundo turno. Lindbergh venceria a disputa contra o governador por 22% a 15%. O petista teria, no entanto, empate técnico com Garotinho, com o placar registrando 21% a 18%.
O Gerp ouviu 870 eleitores (424 homens e 446 mulheres) e registrou a pesquisa no TRE-RJ (protocolo 00003/2014).

Sem Crivella, dá Lindbergh
Lindbergh Farias (PT) seria o maior beneficiado em uma eventual desistência do senador Marcelo Crivella (PRB) de concorrer ao governo do Rio. Segundo a pesquisa, o petista herdaria 20% das intenções de voto antes destinadas a Crivella.
O petista é seguido de perto por Garotinho, que ficaria com 18% dos votos do ex-ministro. Pezão seria o menos beneficiado com a saída de Crivella do páreo: obteria apenas 2% dos votos antes destinados ao senador. Miro Teixeira ficaria com 5% e César Maia, com 4%.
Crivella herdaria 29% dos votos de Garotinho, caso o deputado do PR saísse da disputa. Já Lindbergh ficaria com 18% dos votos de Garotinho, enquanto César Maia com 11%. Pezão ficaria com 8% dos votos do deputado.Alfredo Sirkis (PSB) e Miro também seriam pouco beneficiados com votos de Garotinho: 4% e 3%, respectivamente.
No cenário sem Lindbergh, Crivella teria 27% dos votos do petista. Já Pezão ficaria com 13% dos votos de Lindbergh, contra 11% que iriam para Garotinho.Maia ficaria com 6%, Sirkis com 4% e Miro com 3%.
(fonte: O Dia)

8 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza quem leva essa é o Lindinho, O INHO NÃO É CANDIDATO É A ROSA , NO LUGAR DELE... ELE DEVE VIR PRA SENADOR...TUDO UM BLEFE

EU TIRO O CHAPÉU O NOSSO EX PRESIDENTE QUE AMARROU A JOGADA DE "MESTRE" VAI DAR LINDIBERG....CRIVELA VAI SER SENADOR E MAIS NA FRENTE VEM DISPUTAR A PRESIDENCIA....MTO BOA ESSA ESTRATÉGIA....PARABÉNS EX PRESIDENTE!

O PODER DOS INHOS TÁ LIMITADO É SO AQUI... AGUEEETAAAA CAMPOS .... OU COLOQUE A BOCA NO TROMBONE....

Anônimo disse...

Me desculpe,o desvio do assunto e a minha ignorância.
Sou funcionária pública e observei agora que desde de janeiro de 2014 até a presente data, o meu contrra cheque sinaliza desconto I.R.F, isso é normal?? Obrigado.

Anônimo disse...

Enquanto isso: Frente da camara de vereadores pegando fogo!
Cheio de motoristas e cobradores...polícia...agora, 10:45h!

Anônimo disse...

Divulgue numero para informações rápidas Sergio e Jane!

Anônimo disse...

WhatsApp para denúncias!

Anônimo disse...

A popularidade de Sérgio Cabral deveria ser muito melhor se não fosse a mídia que se empenha em mostrar o lado ruim das coisas. Não vejo matéria positivas sobre o ex governador mesmo com tantas coiss que ele fez pelo Rio.

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 8:38: DEVE SER PROFESSOR. VÁ PROCURAR UM CONTADOR OU ADVOGADO. FAÇA-ME O FAVOR

Anônimo disse...

Nunca vi tanto candidato ruim de uma só vez. odeio esses evangélicos politicos.