quarta-feira, 16 de abril de 2014

MANIFESTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE


Patrícia Barreto 
Fotos: Genilson Pessanha
Folha da Manhã online

Uma semana após a primeira manifestação, nesta terça-feira (15) os profissionais da saúde de diversas categorias dos Hospitais Ferreira Machado (HFM) e Geral de Guarus (HGG) realizaram um protesto, em frente à portaria da emergência da unidade do Centro da cidade, reivindicando igualidade no reajuste de mais de 100% que foi concedido aos médicos do município durante as comemorações do 179 º aniversário de Campos. O trânsito não foi interrompido, os manifestantes estendiam faixas quando o semáforo acusava a parada obrigatória aos motoristas.

Os demais servidores municipais receberam um aumento de 10%. De acordo com o fisioterapeuta Rubem Junior, as outras categorias não teriam recebido aumento real há seis anos. Na última terça-feira, dia 08, após protestar em frente à Câmara Municipal, os vereadores Rafael Diniz, Fred Machado e Alexandre Tadeu receberam enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais e prometeram apoio ao grupo criando um novo projeto com as mesmas condições salariais, além de uma emenda para a correção dessa legislação.
“Não queremos tirar nada dos médicos, mas queremos condições iguais também. Foge da isonomia salarial. Apenas os médicos foram beneficiados, somos profissionais de nível superior e estamos manifestando pois não nos concederam reajuste. Faltou consideração com os fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e nutricionistas”, lamentou Rubem Junior.

Segundo a enfermeira que trabalha no HGG Tânia Dias, de 37 anos, a categoria precisa procurar vinculo empregatício em outras unidades hospitalares, as vezes, em municípios vizinhos, na intenção de completar a renda. “Se tivéssemos o mesmo reconhecimento dos médicos, esse desgaste físico e emocional seria poupado, precisamos estar bem para cuidar com maestria dos pacientes”, destacou a enfermeira, acrescentando que eles estariam desvinculados do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes (Siprosep) e da Associação dos Servidores do HFM.

A direção do Sindicato informou que Sérgio Almeida estava em reunião e por esse motivo não esclareceu a denúncia dos servidores. O médico Paulo Romano, presidente da Associação dos funcionários do HFM, não foi encontrado através dos contatos telefônicos.

Na manifestação da semana passada, em entrevista ao programa Folha no Ar, o secretário de Administração e Gestão de Pessoas Fabio Ribeiro contou que havia uma defasagem muito grande no salário dos médicos em comparação a outras cidades. “Nos últimos anos, cerca de 250 médicos pediram dispensa do município. A prefeitura entendeu que em nenhum outro hospital do país, os médicos recebem o mesmo que outros profissionais, não desmerecendo ninguém. A assistente social, por exemplo, recebe quase o que o médico recebia. Estamos abertos ao diálogo com o pessoal”, ressaltou, acrescentando ainda que a prefeitura aprovou a redução da carga horária dos auxiliares e técnicos de enfermagem e que estes recebem acima da média.

4 comentários:

Anônimo disse...

Temos tantos protestos, mas tantos protestos, que nos vamos chegar num ponto em que o povo está prestes à invadir a Camara de vereadores e bater neles. Deixaram de fiscalizar e o povo sofre. Algo vai acontecer.

Anônimo disse...

Humilhante a situação dos servidores de Campos.
Com perdas salariais se acumulando nesses 6 anos, sendo iludidos quanto ao Plano de Cargos e salários e vêm sempre com um discurso ensaiado ...comparando sempre por baixo.
Temos uma prefeitura bilionária, DASs com mais de 60% de aumento de seus salários e dão esmolas aos servidores concursados cada vez com menos poder de compra!

Anônimo disse...

GRATIFICAÇÃO TEM QUE SER REAJUSTADAS PARA TODOS QUE TRABALHAM NO HFM E HGG PELO PRINCIPIO DA ISONOMIA. E DIZER QUE ESSE REAJUSTE FOI DADO PARA ADEQUAR O SALARIO DOS MEDICOS PORQUE OUTROS PROFISSIONAIS ESTAVAM RECEBENDO O MESMO QUE OS MEDICOS É ABSURDO. UMA VEZ QUE ESSA DIFERENCIAÇÃO TERIA QUE SER FEITA NO SALARIO E NÃO NA GRATIFICAÇÃO QUE JÁ POSSUEM VALORES DIFERENCIADOS PELA FUNÇÃO.

Anônimo disse...

Servidores bananas que são manobrados por um siprosep que não atua.
Ou melhor, não atua em favor dos servidores.
Pelegos!