terça-feira, 20 de agosto de 2013

TRANSPARÊNCIA JÁ!

Rafael Diniz tenta abrir a “Caixa Preta” do governo rosa

O vereador Rafael Diniz (PPS) solicitou, através de requerimento protocolado na secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, comandada por Fábio Ribeiro, a listagem nominal de todos os servidores, cargo, lotação, vínculo contratual (concursados ou não); listagem de todos os servidores comissionados, cargo, função, lotação e qualificação profissional e, por fim, listagem de remunerações brutas dos servidores municipais, concursados e/ou contratados, nos últimos três meses. Ciente das dificuldades para se obter informações, o parlamentar da bancada de oposição também protocolou na Câmara uma minuta de projeto de Resolução que visa garantir a aprovação de, no mínimo, 01 requerimento mensal de informação por vereador.
Se baseando na Lei de Acesso à Informação, Rafael Diniz deixa claro que pretende ter uma noção exata do tamanho da máquina municipal. “Transparência não é favor, é obrigação. A população tem o direito de saber quanto se gasta por mês com os funcionários e ter acesso ao número de contratados, comissionados e concursados que atuam na Prefeitura”, diz o vereador, frisando a importância dos servidores para o bom andamento do governo. “Sempre digo que o servidor é o grande tesouro da administração. Políticos passam e os servidores ficam”, diz Rafael, que tem cobrado na Câmara a convocação de mais concursados.
Proposta para garantir informações — Além de tentar abrir a “Caixa Preta” dos comissionados e contratados, Rafael Diniz protocolou na Câmara uma minuta de projeto de Resolução que visa garantir a aprovação de, no mínimo, 01 requerimento mensal de informação por vereador. “A proposição de Resolução tem seu escopo na liberdade de ação, de acesso à informação e possibilitação do pleno desenvolvimento da atividade edilícia dos parlamentares. A ‘ditadura da maioria’ não pode ser óbice ao exercício do mandato parlamentar, muito menos servir de neblina para encortinar nuanças que devam vir ao conhecimento público”, diz Rafael em sua justificativa.
DO BLOGUEIRO:
a bancada rosa tem feito inúmeras audiências públicas com o objetivo de fiscalizar, produzir relatórios, e cobrar de instituições e empresas públicas ou privadas melhorias na prestação dos seus serviços para com o nosso município. Ponto para ela. Só que, a sociedade começa a perceber que estas ações estão sendo milimetricamente pensadas por um "ser superior." A voz das ruas, é de que os rosáceos com estas atitudes - ocupação de tempo e espaço legislativo -, estão tentando desviar o foco das mazelas da dinastia que defendem, e, com isto, a escudam da possibilidade de colocar a rainha nua.
Vamos observar qual vai ser o comportamento dos "nobres edis" quanto a possibilidade de aprovação de pelo menos um requerimento de informação mensal por vereador, mesmo sabendo que pela lei de acesso à informação esta é uma obrigação de qualquer governante sério, e certamente, sem rabo preso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cadê a militancia da oposição?
Heim Sérgio, Arnaldo, Odiisseia,Marcão,José Geraldo que tenta despontar no meio político...Nahim?Será que todos devem e temem?
Por que quando tem algo contra o quadrilheiro as coisas são diferentes?
¨invadam¨ a camara em dias de trabalhao, aliás, pouquíssimos.