sexta-feira, 5 de julho de 2013

Mordomias do planalto a planície

Presidente do Senado  recua e diz que vai devolver  valor correspondente às passagens aéreas

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recuou e disse nesta sexta-feira (05) que vai devolver o dinheiro equivalente ao custo pela utilização de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no último dia 15 de junho. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo , o senador usou a aeronave para ir ao casamento da filha do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), em Trancoso (BA). Nesta quinta-feira (4), Renan respondeu, ao ser perguntado por jornalistas, que não devolveria o valor correspondente às passagens, já que havia usado o avião para cumprir compromisso como presidente do Senado.
Antonio Cruz/ABr
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
De acordo com nota divulgada pela presidência do Senado hoje (5), “o senador está recolhendo aos cofres públicos os valores – R$ 32 mil - relativos ao uso da aeronave em 15 de junho entre as cidades de Maceió, Porto Seguro e Brasília”.
Ainda conforme o documento, o Senado" é o único [órgão] a ter um Conselho de Transparência com representantes da sociedade civil “que não deixam dúvidas quanto aos propósitos da Casa de ser referência em controle social”. A nota diz que Renan Calheiros vai consultar o conselho sobre o uso de aeronave da FAB para cargos de representação.
Garibaldi e Henrique Eduardo Alves
O Ministério da Previdência Social divulgou nota confirmando a viagem do ministro Garibaldi Alves Filho ao Rio de Janeiro em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A nota responde a mesma reportagem, segundo a qual o ministro viajou à capital fluminense para assistir à final da Copa das Confederações, disputada no dia 30 de junho. Na noite de hoje, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou que o ministro vai ressarcir o Erário com os gastos com o avião.
Segundo a explicação, Garibaldi usou o avião na sexta-feira (28) passada em decorrência de compromisso oficial no município de Morada Nova (CE), onde inaugurou uma agência da Previdência Social. “Ao final da cerimônia, em vez de retornar a Brasília, ou mesmo a Natal [locais de residência do ministro], como lhe facultava o Artigo 4º do Decreto 4.244/2002, a aeronave da FAB o levou diretamente ao Rio de Janeiro”.
A nota informa também que o ministro tinha passagem comprada em avião comercial para passar o final de semana naquele Estado e retornou do Rio para Brasília na segunda-feira (1º) em avião comercial, “às suas próprias expensas”.
De acordo com o Artigo 4º do regulamento que dispõe sobre o transporte de autoridades, o uso de aviões da FAB é permitido para situações em que haja motivo de segurança, emergência médica, viagens de serviço e deslocamentos para o local de residência permanente. O decreto diz ainda que, “sempre que possível, a aeronave deverá ser compartilhada por mais de uma das autoridades”.
Denúncias similares de uso irregular de aviões da FAB envolve o presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Segundo o jornal, Henrique Alves usou um avião da FAB para levar a noiva, parentes dela, enteados e um filho ao jogo da seleção brasileira no Maracanã, no domingo (30), quando foi disputada a final da Copa das Confederações. O deputado informou quarta-feira (3), por meio de nota, que vai reembolsar aos cofres públicos os valores correspondentes às passagens aéreas dos parentes e amigos
O senador João Capiberibe enviou ontem (4) ofício à Controladoria-Geral da União (CGU) solicitando providências do órgão para que o Ministério da Defesa abra uma janela em seu Portal da Transparência, de forma a facilitar a identificação de passageiros e de voos solicitados por autoridades, bem como trechos, custos e agendas dos voos. 
Joaquim Barbosa
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou recursos da Corte para se deslocar ao Rio de Janeiro no final de semana de 2 de junho, quando assistiu ao jogo Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã. O STF diz que a viagem foi paga com a cota que os ministros têm direito, mas não divulgou o valor pago nem qualquer regulamento sobre o uso da cota.
O tribunal confirmou à reportagem que não havia na agenda do presidente nenhum compromisso oficial no Rio de Janeiro durante o final de semana do jogo no Maracanã. Barbosa tem residência na cidade e acompanhou o jogo ao lado do filho Felipe no camarote do casal de apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica. Segundo a Corte, porém, apenas o ministro viajou de Brasília com as despesas pagas pelo STF. Os voos de ida e de volta foram feitos em aviões de carreira.
* Agência Brasil e Agência Estado

Mais um gol contra de Wladimir Garotinho

  Filho de Garotinho aceita ingressos

 da CBF, entidade que está na mira do pai  


                                                                                                        Foto: Imagens Fifa
Wladimir Garotinho, flagrado pele fotógrafo da Fifa entre os convidados da CBF, bem atrás do presidente da Câmara, Eduardo Alves, o alvo da matéria sobre uso avião da FAB para levar parentes de Brasília ao Rio para ver o jogo do último domingo entre  Brasil e Espanha

De O Globo (aqui)

8 comentários:

Anônimo disse...

Esta mal explicada a matéria, oq esta mostrando é o casal no jogo, até ai qual o problema d ter aceitado um convite para o jogo??
Não estou vendo nada demais ai!!!

Jane Nunes disse...

Clica no link e leia diretamente no jornal O Globo. Mas para sua informação o paiznho dele, o deputado enviou carta ao jornal e condenou a atitude do filho. Acho que vocês estão liberados de fazer a defesa do pequeno Wlad

Anônimo disse...

coitado deste anonimo, alem de mal informado ,banalizando porcedimentos com o dinheiro publico.
Num Brasil onde precisa de bolsa isso ...bolsa aquilo...fome...miseria...deputados e senadores e seus agregados anadndo de jatinho da fab, assistindo jogo de graca e o nescio ( dicionario mostra o significado desta palavra anonimo!)nao ve nada demais...
PS-meu comp esta com defeito.Desculpe os erros.

Anônimo disse...

XO MOLEQUE!

Anônimo disse...

Anonimo de 21:16: Voce pode não ver o problema, mas com certeza o Garotinho vê. Porque voce acha que ele pessoalmente recusou ir ao espectaculo? Deu os convites dele para Paulo Feijo.

Anônimo disse...

A impressao que temos e que o Brasil precisa ser implodido para surgir o Brasil!

Anônimo disse...

São contra mas vão a tudo. Ele e a louraça beuzebu da "esposa" dele. LIIIINDOS!

Anônimo disse...

Meu Deus a que ponto chegamos de ter "pessoas" que lêem os blogs só para "inocentar" os que já estão condenados,eu não tenho uma palavra que justifique esse tipo de gente porque miseráveis é pouco são pessoas rastejantes mesmo.