terça-feira, 16 de julho de 2013

Construção Civil e Idiomas são as áreas mais procuradas na Faetec

Mais de 190 mil candidatos que se inscreveram para os cursos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) terão acesso ao resultado da disputa pelas 79.930 vagas nesta quarta-feira (17/7). O sorteio, realizado nesta terça ao longo do dia, garante capacitação em diversas áreas profissionais nas 108 escolas da Rede. Com total de 190.687 inscrições, a relação foi de 2,3 candidatos por vaga.


Os cursos de Idiomas tiveram grande procura. Destaque para Inglês, com mais de 36 mil inscritos, seguido de Espanhol com 14.482. Para o presidente da Faetec, Celso Pansera, o aumento da competitividade para Idiomas se deve à proximidade dos grandes eventos, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.

– Um segundo idioma é um diferencial que as empresas valorizam. Além disso, temos um cenário propício para aqueles que se aperfeiçoam com a realização de grandes eventos na cidade. Falar mais de uma língua não só garante melhor colocação no mercado como é requisito para um emprego acima da média  afirma.

A disputa pelo curso de Eletricista Instalador Predial também foi acirrada com 7.539 inscritos. Os futuros profissionais desta área terão um leque de oportunidades para atuação. Com o crescimento acelerado das atividades da Construção Civil, somados às das plataformas petrolíferas e refinarias, a profissão passou a ser mais requisitada com a criação de novas frentes de trabalho.

– A capacitação da Faetec é gratuita e dá condições do aluno conseguir uma  eficaz preparação para o mercado. Para quem busca uma inserção imediata, o ideal é escolher áreas com boa empregabilidade. A Fundação oferece, por exemplo, cursos de Panificação. A ocupação de Padeiro está em escassez, logo quem sai com esta formação tem grandes chances de conseguir rapidamente um trabalho complementa o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.

As unidades da Rede localizadas na cidade do Rio tiveram um total de 76.081 inscritos. Já a Baixada Fluminense registrou 58.865 inscrições para as  20.262 oportunidades de qualificação profissional.

A listagem completa com os candidatos contemplados no sorteio será divulgada no site da Rede (www.faetec.rj.gov.br), no link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Após a publicação, os sorteados terão até o dia 25 para efetivar a matrícula. Na sequência, serão abertas as vagas ociosas, que serão ocupadas por aqueles que aguardam reclassificação seguindo a ordem do sorteio. As aulas começam em 5 de agosto.


Fonte: Ascom Polo Faetec Norte/Noroeste Fluminense

Nenhum comentário: