quarta-feira, 3 de julho de 2013

Caso Natan: legítima defesa ...

O Policial Militar João Manoel Pereira Gandra, foi absolvido nesta tarde (03) pelo assassinado de Natanael Odilon Pereira da Silva (Natan). Natan foi morto em 24 de maio de 2010(reveja ocaso aqui)  em frente a uma boate na Avenida Pelinca, com cinco tiros que atingiram a nuca e a face. O primeiro deles teria sido disparado pelas costas e, os demais, depois que a vítima já estava caída ao chão .

Gandra é também suspeito de ter assassinado o jovem Romário Rangel Pessanha, de 20 anos, na localidade de Mussurepe no mesmo ano. Este crime ainda não julgado.Em 13 de dezembro de 2010, o juiz da 1ª Vara Criminal, havia decretado a prisão preventiva de Gandra. Na ocasião, ele chegou a se apresentar no 32º BPM, em Macaé, onde era lotado, e, em seguida, encaminhado para a 134ª DP, no Centro de Campos, onde os casos foram registrados.

Com informações da Folha da Manhã Online

Da blogueira- Foram três anos de sofrimento abrandado pela esperança de que a justiça fosse feita, mas é impossível crer que  para se defender de alguém que portava uma faca fosse preciso  tiros na nuca e na face .


9 comentários:

Anônimo disse...

Sinto uma imensa vontade de me isolar num local e apenas plantar, colher mais nada.
Mas como?E os ¨Gandra¨?
Mp sequer quis ouvir as testemunhas.Como assim?Inocente por antecipação diante de 5 tiros inclusive no rosto da vítima?
O que está acontecendo com os promotores de Campos?

geraldo lopes raphael disse...

Legítima defesa de terceiros, com tiros no rosto? Sendo o réu um policial? portanto, tendo habilitação e perícia para atirar na perna, no pé, enfim em qualquer parte do corpo? este então disfere mais de de dois projéteis no rosto da vítima? Bem, no meu tempo de estudante de Direito, e depois de formado, com pós-graduação em Direito Penal, tendo em minha biblioteca Doutrinadores do nível de um Damásio de Jesus, Aníbal Bruno,Heleno Fragoso, Raúl Zaffaroni, Alvaro Mayrink da Costa, Fernando Capez,Guilherme Souza Nucci, Dinamarco, Mirabette e tendo trabalhado e convivido por 3 maravilhosos anos com meu grande saudoso amigo e irmão Prof.Dr. Fidélis Pereira da Silva(no meu entender, ainda, o melhor criminalista da região nas últimas décadas)penso que "as coisas mudaram",pois, para um leigo, é fácil entender, pois não estudou Direito, contudo para quem estudou numa Academia de Direito, graduou-se e pós-graduou-se, é de difícil aceitação.Uma prova clara, que o Júri Popular, é uma grande falha no Direito, pois para se dar uma sentença, antes de tudo,existe em inquérito policial, todo um processo e nestes autos destes processos ao lado do próprio inquérito estão contidos fatos importantíssimos e de grande relevância e, convenhamos, os 7 jurados, em sua grande maioria, desconhecem questões tão técnicas. No julgamento em grau de recurso, este processo será julgado por juizes e não leigos.

Anônimo disse...

ESSES SÃO O QUE A IMPRESSA E O POVO QUE FOI INDUZIDO QUIS DEFENDER. PORQUE NA HORA DE DEFENDER REALMENTE QUEM PRECISA E INVESTIGAR DE VERDADE ELES NÃO FAZEM. É SÓ MIDIA QUE QUEREM. ESSA É A NOSSA JUSTIÇA. E O POVO QUE TEMOS, TUDO É REFLEXO DO POVO.

Anônimo disse...

Ainda querem que agente acredite nesta justiça que está aí?
Cadê os promotores de Direitos Difusos?Foi extinta esta função?
Cinismo e teatro é o que estamos vendo!
E cadê a imprensa?A mioria dos jornalistas de Campos está comprada!
Desculpe Jane.

Anônimo disse...

É o mesmo caso caso do Jet Sky em SJB em Janeiro de 2012, o assassino alegou legitma defesa, ficou 06 meses preso e está solto. Julgamento??? Só o de Deus....

Anônimo disse...

Depois que morre todo bandido vira santo, caso os senhores não saibam nos altos do processo estavam as fotos da faca usado pelo Natanael, o PM fez um favor a sociedade e cumpriu com seu juramento de defender e honrar pela segurança da população.
Cabo Gandra merecia um medalha de condecoração.
Provavelmente meu comentario não sera publicado pois o intuito da maioria aqui é denegrir a imagem do PM Gandra

Jane Nunes disse...

Seu comentário está aí. Atrás do seu anonimato você defende um assassino eu coloco a cara na reta e defendo um jovem que conheci e afirmo: não era um bandido!

Anônimo disse...

Parabens Jane,sua dignidade me acalenta.
E em tempos de tanto desalento e descrenca no ser humano, sinceramente, me da forcas para nao esmurecer
Ontem, quando assisti aos cinismo de alguns baderneiros ironizando a fala de um dos manifestantes, debochando e rindo ao voltar-se para um ferrugem que esqueceu-se de seus antepassados recentes, o srBenedito sapateiro, seu avo que engraxava sapatos na pca 5 de julho.Me afetou bastante presenciar esse menino colaborar para o deboche e sabe-lo ser soldado para protagonizar a manipulacao de uma gente .De uma populacao usada em sua pobreza para que perdure no poder os seus proprios algozes.
E logo apos soube desse absurdo de um assassino ser absolvido sem que as testemunhas de acusacao fossem ouvidas porque a promotoria publica as dispensou.

Anônimo disse...

Meu caro defensor da atitude do policial, a função do policial não é matar. A sociedade agradece ao bom policial, pois existem muitos em Campos, meu próprio sobrinho é sargento, e eu bem sei que o trabalho desses homens é difícil, e convenhamos, não é a primeira vez que o acusado se envolve em fato semelhante né?