terça-feira, 9 de julho de 2013

"Bonitinha , mas ordinária" é censurada na planície


Replicado do Blog de Cláudio Andrade

Oi Claudio!

Bom dia!

Eu sou diretor do Grupo de Teatro Oito de Paus aqui no Rio de Janeiro e sou primo do Marcelo Rebel como ele falou com você pelo facebook.
Então, vou te explicar o absurdo que aconteceu.

Mais ou menos em maio eu entrei em contato com a Fundação Trianon (presidente João Vicente) e apresentei o projeto da nossa peça que está em cartaz aqui no Rio chamada "Bonitinha, mas ordinária" de Nelson Rodrigues e eles aceitaram. E o que ficou firmado entre nós é que faríamos uma apresentação no Teatro Trianon no dia 10 de agosto. Mandamos a nossa documentação toda certinha, tivemos gastos e etc.

Em junho a Fundação me ligou confirmando. Porém, na semana passada eu recebi um e-mail da Fundação Trianon me informando que a peça tinha sido cancelada porque houve uma mudança de presidência da Fundação Trianon que agora é apenas Teatro Trianon e que agora a Fundação que comanda tudo é a Fundação Osvaldo Lima e a nova presidência tinha cancelado alguns espetáculos. Diante disso, ontem, eu liguei para a Fundação em busca de uma resposta mais concreta do que tinha acontecido.

Liguei e consegui falar com o João Vicente (antigo presidente da Fundação Trianon) que me contou indignado que a nova Fundação (Osvaldo Lima) tinha cancelado a peça porque era Nelson Rodrigues e a peça poderia ofender a prefeita Rosinha Garotinho por ela ser evangélica. Inclusive acham que a peça teria muitos palavrões, que é imoral e etc... Ou seja, a ignorância reina mesmo nessa prefeitura e nessa prefeita que provavelmente não conhece as obras do consagrado autor nacional Nelson Rodrigues pra achar que ele é imoral ou algo do tipo.

Bom, foi isso. Espero que você possa nos ajudar a fazer barulho contra essa absurda espécie de censura pela qual o Grupo passou.

Luís Felipe Perinei
luisfelipeperinei@hotmail.com

Obs: contraditório salvaguardado aos agentes públicos municipais.

6 comentários:

Anônimo disse...

Cmo assim?
Mesmo se fossem evangélicos, o Estado é laico e os espaços culturais não devem e NEM PODEM ser feudo para que obtusos estendam suas caldas diabólicas e sujas.
Que Campos é essa?
Que prefeita é essa?
Isso que dá iletrados tomar de assalto o poder!?
E os representantes das artes em Campos vão deixar por isso mesmo?Ou são todos comprados em suas cosnciencias , pseudo intelectuais que em troca de um DAS , de uma boquinha se rendem e traem a arte?
Absurdo!
Indecoroso!
Se for verdade, esperamos providencias por parte dos que se dizem artistas em Campos.
Sr.Orávio, Avelino, João Vicente, PRONUNCIEM-SE!

Anônimo disse...

Engraçado, tem tantas coisas "Bonitinhas e Ordinárias" circulando por ai, que ninguém censura,,,

Anônimo disse...

Ô gente maldosa!
É porque não me convidaram para ser a estrela da peça!
Logo eu, que já fiz teatro, não encenar uma peça como essa em minha cidade, meu amor!
Se tivessem me contratado para encenar a peça, eu teria dito NÃO para Patricinha Cordeiro!
Ass. Rosinha Menininha

Anônimo disse...

Punição aos desequilibrados e ressentidos que se dizem da planície mas vivem na cidade das 1001 possibilodades!
O Rio de Janeiro continua lindo, aberto.Cidade Maravilhosa onde os covardes aproveitam fazer valer maravilhosas perversidades são expostas sem medo de suas perversidades outras(atenção puritanos, imbecis moralistas de plantão na Gleba Goitacá, busquem estudar para saber o significado do perverso polomorfo,bem diferente da perversa maldade de alguns nanicos!)

Anônimo disse...

Que vergonha!!!
Mas também quem comanda a pasta da Cultura agora é Patricia Cordeiro e ela sem conhecimento cultural pois só fez o segundo grau censura o que não lhe provem lucro.
Ela não sabe quem é Nelson Rodrigues.

Anônimo disse...

Isso só serviu para contribuir com a queda de intenção de votos de Garotinho na capital,a classe artística já sabe em quem Não votar para governador,ninguém vota em quem não dá respeito e nem o merece.