segunda-feira, 6 de maio de 2013

DEPUTADOS DEVEM DECIDIR NESTA SEMANA SOBRE PROJETO DA "CURA GAY"


BRASÍLIA – A expectativa em torno da votação de um projeto que autoriza o tratamento psicológico ou a terapia para alterar a orientação sexual de homossexuais reacendeu as críticas à Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados. Desde que o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) assumiu a coordenação dos trabalhos do grupo, manifestantes contrários à sua escolha para o cargo organizaram vários protestos e conseguiram cancelar algumas agendas de trabalho da comissão. Agora, a mesma comissão se prepara para decidir sobre um dos temas mais polêmicos envolvendo homossexuais.
A apreciação do Projeto de Decreto da Câmara (PDC) que trata da "cura gay" deve ocorrer na próxima reunião do grupo, marcada para quarta-feira (8). O texto suspende resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbe os profissionais da área de participar de terapia para alterar a orientação sexual e a atribuição de caráter patológico à homossexualidade. Há quase 30 anos a homossexualidade foi excluída da Classificação Internacional das Doenças (CID).

Apesar de toda a polêmica, o relator da proposta, deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que apresentou parecer favorável ao projeto, garantiu que não vai mudar sua posição sobre a matéria. “Só estou tentando ajustar o desajuste que ele (o CFP) tentou fazer por meio dessa resolução. Todo o ser humano tem direito a procurar ajuda e tentar entender um conflito interno”, disse.
Segundo o parlamentar, a homossexualidade está relacionada a uma questão comportamental. “Em nenhum momento, disse que pode ser tratado como uma doença, apenas cito que é algo comportamental, e se é comportamental, você pode querer uma ajuda. A pessoa pode querer uma ajuda para tentar entender seu comportamento. Por que o conselho impede ajuda para ele tentar entender o comportamento que está tendo naquele momento?”, acrescentou.
“Em nenhum momento a resolução (do CFP) cria obstáculos ao exercício profissional, mas oferece indicadores e situa a prática profissional em contextos éticos e tecnicamente qualificados”, rebateu Clara Goldman, vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia. Para ela, o projeto em tramitação na Câmara fere um marco na defesa dos direitos humanos. A livre orientação sexual é um dispositivo reconhecido internacionalmente como promotor da garantia de direitos.
“A Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) tem posições claras sobre as terapias de cura, chamadas de terapias de reversão, que não têm fundamento do ponto de vista científico e são eticamente inaceitáveis. Se estamos lutando por uma sociedade livre de ódio, violência, preconceito, como retroceder a um patamar que o mundo já reconheceu como equivocado, que é a patologização (transformação em doença) da homossexualidade?”, acrescentou.
Depois da apreciação e votação na Comissão de Direitos Humanos, o PDC 234/2011 ainda será analisado na Comissão de Seguridade Social e Família e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para a deputada Érika Kokay (PT-DF), que acredita que existe uma posição clara e já definida pela aprovação do projeto na comissão, a matéria não deve ser aprovada em outras comissões.
“O que os obscurantistas da Câmara querem é (que a homossexualidade) seja considerada uma doença e possibilitar que o profissional possa discriminar. Essa posição da CDHM, tenho certeza, não será referendada em outras comissões”, disse. “Nunca houve qualquer nível de cerceamento a qualquer psicólogo de atender uma pessoa em sofrimento”, acrescentou a parlamentar.
Fonte: Agência Brasil

4 comentários:

Anônimo disse...

Cu rar o que ?

Anônimo disse...

De cura precisam esses que se dizem pastores e têm obscessão pelos gays.
Por que se incomodar tanto com as escolhas alheias?deus( sim,o deus deles é minúsculo porque o meu Deus aceita todos do jeito que são).
Que paixão será essa que ao invés de cuidar de suas vidas cuidam da dos outros?
Tanta criança passando fome,tantos crimes cometidos por deputados,inclusive formação de quadrilhas para roubo do dinehiro público e vêem tentar impedir a decisão de cada um.Cada um que leve para cama quem assim desejar.
VÃO CUIDAR DE SUAS VIDAS DEPUTADOS!
VÃO TRATAR DE LEIS PARA ACABAR COM A FOME .PROVIDENCIEM PARA QUE AS VERBAS NÃO SEJAM DESVIADAS !
DOENÇA É NÃO SER FELIZ E ROUBAR O QUE É DE TODOS!

Anônimo disse...

Que mania de GAYs, coisa de doido. Quem é Gay vai ser gay e ponto final!

Anônimo disse...

ORA,ORA SENHORES!SE VC É GAY E É BEM RESOLVIDO , ÓTIMO!!!!!!!SE VC É GAY, MAS NÃO ESTÁ FELIZ NESSA CONDIÇÃO POR N MOTIVOS, PROCURE AJUDA!!!!!ORA BOLAS! O IMPORTANTE É TER O LUGAR ONDE A PESSOA BUSQUE SOLUCIONAR OS SEUS CONFLITOS.