terça-feira, 30 de abril de 2013

São José Operário completa 50 anos

O Educandário para Cegos São José Operário completa nesta quarta-feira    , dia 1º de Maio, 50 anos. Para marcar a data, com apoio do Grupo Outside, acontece às 17h procissão, em seguida Missa com Benção do Trabalhador. Logo depois, haverá uma cerimônia de agradecimento aos colaboradores e assistidos. A fundadora Nídia Lysandro falará em um vídeo sobre todo trabalho do início e como foi criar uma instituição aos moldes do Instituto Benjamin Constante.

Em meio século de existência, o centro de reabilitação para pessoas cegas e de baixa visão tornou-se referência no Norte e Noroeste Fluminense e até em outros estados. Para a presidente Cristina Salgado, há muito o que comemorar, mas, também, um longo caminho ainda a ser percorrido, especialmente na inserção da pessoa com deficiência visual no mercado de trabalho.

Atualmente, o São José Operário atende 110 pessoas. Lá, elas são reabilitados através de oficinas , aprendizado sistema braile e também contraturno escolar onde recebem instruções para inclusão escolar.

No Educandário, o deficiente visual aprende a ser independente e a ter uma vida praticamente normal. Lá ele recebe instruções de como caminhar sozinho - primeiro caminha dentro  da instituição, depois o uso de bengala, em seguida caminhar ao redor da instituição, até chegar a sua casa sozinho.

Lá é oferecido, também Ecoterapia, que atende 120 crianças, com deficiência visual,  síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral. 

De seis anos para cá, a Educandário passou a atender pessoas que perderam a visão decorrente  de doenças da terceira idade, que reaprendem a viver com independência.

- Nosso maior problema é inserção no mercado de trabalho. Então, muitos dos nossos profissionais são ex-alunos da instituição. Formamos o primeiro jornalista cego de Campos, além de pedagogo e professores. Temos certeza que continuaremos rompendo barreiras – afirma Cristina Salgado, que preside a instituição há 17 anos.

Ascom

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns à Cristina Salgado, e fico feliz em saber que os terrenos doados pela minha avó Francisca Ferreira Cardoso para a construção dessa entidade(esposa de Thiers Cardoso) não foram em vão!
Viva São José!
Vera Cardoso e toda família
Ps:Não se esquecendo que enquanto minha mãe pode sempre também trabalhou em prol do Educandário!