segunda-feira, 1 de abril de 2013

ROMÁRIO E FILHO DE HERZOG ENTREGAM NA CBF PETIÇÃO CONTRA MARIN

O deputado federal Romário (PSB-RJ) e Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, entregaram na tarde desta segunda-feira (1º), na sede da CBF, uma petição pública pela saída de José Maria Marin da presidência da entidade.

O documento, com quase 55 mil assinaturas, defende que evidências ligando Marin à ditadura o impossibilitam de comandar o futebol brasileiro e a Copa do Mundo de 2014.
"Fomos recebidos pelo protocolo. Não havia um representante da direção da CBF, o que é perfeitamente compreensível sendo a CBF. Marin ser presidente da CBF é algo que vai totalmente ao contrário à ideia que as pessoas lá fora têm do Brasil", disse Romário.


Ivo Herzog e os deputados Romário e Jandira Feghali, com petição contra Marin, na frente da sede da CBF
Ivo Herzog e os deputados Romário e Jandira Feghali, com petição contra Marin,
na frente da sede da CBF - Fabio Seixas/Folhapress

"Teria sido um gesto de cavalheirismo da CBF designar alguém da diretoria para receber o documento", afirmou Herzog.


Segundo ele, cópias da petição e das evidências ligando Marin à ditadura foram enviadas para clubes e federações estaduais. "Veremos se eles são coniventes com isso tudo", declarou.

"A data é muito marcante. Este é um ato simbólico, de pressão, que demarca nossa posição. É muito difícil imaginar que alguém com esse currículo possa comandar uma entidade tão importante", disse a deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ), presidente da Comissão de Cultura da Câmara.

Em 1º de abril de 1964 ocorreu o golpe militar que deu início à ditadura no país.
No mês passado, a família de Vladimir Herzog recebeu uma versão retificada do atestado de óbito do jornalista, morto em 1975, durante a ditadura militar. Na certidão, revisada após determinação da Justiça, passa a constar como causa da morte "lesões e maus tratos sofridos durante o interrogatório em dependência do 2º Exército (DOI-Codi)", substituindo a versão de "asfixia mecânica por enforcamento".
A CBF não vai se manifestar.

MAIS SOBRE MARIN

José Maria Marin é o atual presidente da CBF, a Confederação Brasileira de Futebol.
Marin é formado em direito pela USP. Durante o curso, foi também jogador do São Paulo Futebol Clube de 1950 a 1952.

Mais adiante, na década de 60, iniciou sua carreira política como vereador em São Paulo. Era então filiado ao PRP, do integralista Plínio Salgado.

Apoiador da ditadura militar, Marin foi deputado estadual pela ARENA, partido de sustentação do regime. Foi também vice-governador de São Paulo na gestão de Paulo Maluf. Assumiu o governo por 10 meses após Maluf deixar a vaga de maio de 1982 a março de 1983.

Ainda deputado estadual, nos anos 70, fez discursos na Assembleia Legislativa que, segundo críticos, acabaram levando à prisão e depois à morte do jornalista Vladimir Herzog. O dirigente alega que é "pura intriga".

Com o fim da ditadura, Marin perdeu todas as eleições livres que disputou depois. Para senador pelo PFL, depois tentou ser prefeito de São Paulo pelo PSC. Em 2002, tentou o Senado e também perdeu, PSC. Hoje está no PTB.

Marin foi vice-presidente da CBF até Ricardo Teixeira renunciar em 2012. Assumiu a presidência da entidade e, entre suas funções, está presidir o COL, o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Fonte: Folha de São Paulo online

Nenhum comentário: