segunda-feira, 22 de abril de 2013

Maquiar os dados fica difícil né?

Do Blog Eu penso que...

OBSESSÃO DE ROSINHA É SAIR DA "LANTERNINHA" DO IDEB


Nada provoca mais urticária na prefeita Rosinha Garotinho do que quatro letrinhas: IDEB. Elas formam a sigla do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, que é uma avaliação do Ministério da Educação para medir o desempenho dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, que é de responsabilidade das prefeituras. É porque o município de Campos ficou em último lugar no ranking dos 92 municípios do Estado do Rio  de Janeiro na avaliação de 2011 divulgada no ano passado (confira lista aqui).
Enquanto a média do Estado do Rio ficou em 5.1 Campos ficou com 3.6, atrás dos demais 91 municípios do Estado. O maior município do Estado, o que mais recebe royalties do petróleo está na lanterninha do IDEB no RJ.
Por isso, a prefeita, durante o seminário com gestores da PMCG realizado no final da semana passada, cobrou com veemência melhor empenho nas escolas para evitar repetir o vexame no IDEB 2012, a ser anunciado no 2º semestre deste ano. Rosinha, segundo uma fonte do Blog que participou do seminário, não escondeu sua irritação quando foi informada de que quase 500 professores estão afastados das salas de aula por licença médica. Aliás nota publicada aqui no Blog em 02/02/2013 já tocou no irritante assunto.
Para melhorar o IDEB deverá ser instituído, segundo a mesma fonte, uma gratificação para os professores das escolas que melhorarem significativamente o seu desempenho, entre outras medidas.
 A prefeita só não aceita discutir a escolha dos diretores das escolas por eleição direta. Vai continuar a nomeação política, ou seja, cabos eleitorais dos vereadores da base aliada  e que nem sempre são qualificados para a função.
Continue assim e depois cuide da urticária quando a nova lista do IDEB sair.

22 comentários:

Anônimo disse...

A urticaria dela e também por não ter forsas para comandar esses secretario que não sabe nada.principalmente educção família e saude

branca de neve disse...

Com a Joílza na Secretaria, jamais sairás. É muita incompetência,interesse, subserviência lógica, confundida com fidelidade. Bastou o Nahim subir ao trono por uns dias e essa "fidelidade amiga" ficar estremecida. Nesse jogo de interesse, quem leva o raio são os alunos, professores e o erário público jogado mais uma vez no ralo.

Anônimo disse...

Como sair do último lugar, sem condições mínimas de trabalho, em escolas e creches sem condições estruturais, com um material didático caro e totalmente fora da nossa realidade, com aumento de 5,1%, tendo que elaborar atividades com dinheiro do bolso do professor, com gestores incompetentes, que só ocupam o cargo de diretores por conta de apadrinhamento político?

Anônimo disse...

Maqueim tudo e não será diferente com o ideb.
Absurdo e obscuro um município mais rico por causa do petróleo e ser o último na educação do Estado.
Absuro lá e estranho cá ,pois diante de tantas evidencias o MP muito silencioso.

Anônimo disse...

Prefeitinha descarada, cara de pau.
Por que que ela, ao invés de ser rosetinha, não vai passar o dia em condições indignas numa sala de aula lotada, com diretoras imbecis, quadro negro soltando pó, sem material básico?
Cara de pau, isso sim.
Enquanto minha saúde não se restabelecer de VERDADE, não volto pra escola.
Posso não fazer falta pra ela, mas pra minha família faço sim.

Anônimo disse...

Boatos correm que uma gratificação será dada a quem não tirar licença médica, muitos professores adoecem por trabalhar em unidades sem a mínima condição básica de higiene,fazem parte do grupo de risco e não tem a vacina de gripe.

Anônimo disse...

Entre os 10 cidades melhoras o IDEB ficam 5 em nossa região, cidades pequenas como Italva, São Jose de Ubá, Padua, Rio das Ostras. Se estas cidades conseguem com tão pouco recurso, deve ser problema de gestão!

Anônimo disse...

Jane,o IDEB foi baixo, continuará baixo. 1° os professores que tem DIREITO a LICENÇA PRÊMIO estão PRIBIDOS de gosa´-la! Então..licença médica
2° O EXPOENTE Não é a nossa realidade, segundo Paulo Freire( isso que eu aprendi!
3° Secretária que Não atende aos professores e exite 1 GESTÃO , onde ela vão às escolas e creches e só copiam , copiam, copiam........
4° ONDE ESTÁ A VALORIZAÇÃO E O AUMENTO SALARIAL?
5° DIRETORES que MANDAM , NUCA solicitam!

Seriam muitos itens a colocar aqui esses acho eu já explicam a urticária..
Vera Cardoso

Anônimo disse...

A SMEC tá cheia de gente que só sabe puxar o saco, gente que realmente rala é rara, ainda tem uma cambada de supervisoras pedagógicas que conhecem a realidade das unidades, sabem que não é dado o que é cobrado por falta de condições estruturais, os professores fazem o possível dentro das salas lotadas e a supervisão fecha os olhos, pq só sabe falar em relatórios e planos de ação p encher linguiça.

Anônimo disse...

Campos sair do último lugar do IDEB só de os professores fizerem as provas p os alunos e olhe lá.

Anônimo disse...

Problema apenas de gestão?
Ou tambem de outra palavra que termina com ÂO?

Anônimo disse...

Como melhorar o IDEB,quando em algumas escolas ,não tem professor para o quinto ano,as turmas que serão avaliadas,a culpa não é do gestor,pois o mesmo não tem poder de contratar,a smec sabe disso,e mto bem ,pois documentos de carência e excedência são feitos quase toda semana,só o professor não chega a Unidade escolar.

Anônimo disse...

Antes de cobrar dos professores a prefeita deveria cobrar dos diretores. A maioria não se empenha do impor ordem nas escolas . Alegam para a comunidade escolas que só devem satisfação aos seus vereadores. Resultado bagunça nas escola

Fátima disse...

E ainda corre o risco das escolas serem OBRIGADAS a treinar os alunos para maquiar as notas do ideb. Para isso, a gratificação deveria ser para todos os professores que estão em sala de aula como incentivo e não como prêmio. Assim, seria mais justo com todos que estão lutando em suas escolas tentando fazer o melhor diante de tantas dificuldades.

Anônimo disse...

Professores, coloquem a boca no trombone!
Foi a Escola não prefeita?A lei áurea já existe há muito tempo.

carlinhos j.carioca disse...

Interessante,ELA quer "gratificar" ou seja 'LIBERAR VERBAS" SEM NENHUM PLANEJAMENTO OU GESTÃO SÉRIA E COMPETENTE.NA SAÚDE ELA "LIBERA MUITA VERBA",POREM TÁ UMA PORCARIA.NA EDUCAÇÃO LIBERA VERBA PARA A "EXPOENTE"...NAS OBRAS,LIBERA UMA PORRADA DE VERBAS E AS OBRAS APÓS AS INAUGURAÇÕES FICAM TAPANDO "BURACOS CONSERTANDO,REFAZENDO".Agora,cá pra nos,se as coisas estão assim,porque não ELIMINAR ALGUNS PONTOS FACULTAIVOS,NÃO SERIA UMA FORMA DE AJUDAR A EDUCAÇÃO COM MAIS AULAS,MAIS TRABALHO...MAIS SE ELA ACHA QUE UMA SIMPLES "GRATIFICAÇÃO VAI RESOLVER"!!!PARA MIM É PURA INCOMPETENCIA E DESRESPEITO COM A POPULAÇÃO!

Anônimo disse...

S e há falta de professores por favor me chame estou esperando a minha vaga pois passei no concurso.

Anônimo disse...

na verdade a prefeita nao sabe o q quer, pois a educação esta uma M, e ela nao muda a secretaria, a saude uma M, ela nao muda o secretario e por fim a FAMILIA uma pouca vergonha, e a scretaria continua mandando e desmandando sem respeitar ninguem, agora mesmo ela esta desfrutando dos dotes q ganhou na secretaria em uma viagem aos estados unidos, e o povo se lascando, mas a prefeita nao muda nenhum deles, e ainda quer melhorias, deve estar de sacanagem

Anônimo disse...

Quer conhecer um governante?
Veja como trata a educação.

Anônimo disse...

Querem saber como a prefeita trata de seu , do nosso dinheiro dos roylatis?
Vão ao blog João do microfone e vejam as fotos dos quiosques sendo derrubados.
Dinheiro jogado na lama da corru
Enquanto isso a Educação sendo colocada na lama da vergonha , destruindo ou impedindo o futuro de milhares de crianças.
Crime de lesa humanidade matar no nascedouro o futuro de uma criança.

Anônimo disse...

A MAIORIA DAS PESSOAS,NÃO SE COLOCA
NO LUGAR DO OUTRO,ELA DISSER PROFESSORA,MAS NUNCA DEU AULA.
ELA FOI DIPLOMADA COMO GOVERNADORA
NUNCA FOI PREFEITA.
ELA FOI DIPLOMADA PREFEITA,NUNCA FOI VEREADORA.
ELA FOI DIPLOMADA TEOLOGIA,E ESQUECE DE EXERCER.
SOU DIPLOMADA PROFESSORA,SOU REALIZADA,COM O SALARIO DE POBRE E
NÃO TROCO A MINHA VIDA SIMPLES,PELA
SUA MISERIA HUMANA.

Anônimo disse...

Mandem Joilza ir à Escola Municipalizada Senador Tarcio Miranda,mas.compre galochas,ok?