quarta-feira, 17 de abril de 2013

Justiça manda suspender licitação para o transporte público em Campos


Decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro depois que três empresas de ônibus entraram com recurso contra a licitação



foto: Silvana Rust
A Justiça suspendeu o processo de licitação para concessão do transporte público de Campos que estava marcado para acontecer no dia 14 de maio de 2013.

A decisão judicial foi emitida na tarde de segunda-feira (15 de abril), pela segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, depois que três viações que operam linhas em Campos entraram com recurso contra o processo de licitação.

Os representantes das empresas de ônibus Cordeiro, São João e Siqueira alegam que a prefeitura não apurou os investimentos realizados pelas empresas que têm contrato em vigor até 2017.

“Não querem as agravantes (empresas) impedir o cumprimento da decisão que prevê a licitação; não pretendem, sequer, obter a prorrogação de seus contratos; querem garantir seus direitos patrimoniais, que buscam na ação indenizatória”, concluiu a relatora, desembargadora Mônica Sardas.

A licitação foi aberta para que o transporte público fosse melhorado na cidade e atendesse às reivindicações dos usuários. A licitação previa que empresas interessadas devessem cumprir uma série de requisitos para oferecer o serviço, entre elas, ter o mínimo de 125 ônibus na frota com uma média de três anos de uso e acessibilidade.

8 comentários:

Anônimo disse...

Carta desavergonhadamente marcada para que empresas de fora esmaguem as de Campos ?
Desmantelaram o transporte público da cidade e agora querem vir como se fossem salvadores.
Gentinha de merda que aposta no caos para conseguir andar em suas lamas morais.
Pústulas.

Anônimo disse...

Quem utiliza coletivos que não dispõe condições minimas de uso, disponibilizados por empresas que não apresentam um mínimo sequer de respeito para com os usuários, no que diz respeito ao cumprimento de suas obrigações básicas, como prestadoras de um serviço público, como pontualidade e qualidade, já não deveriam nem mesmo estarem em circulação.
Quem se sente prejudicado, deve sim buscar seus direitos na justiça, haja vista todas as previsões constitucionais. contudo, obstar o processo licitatório, que certamente irá beneficiar uma quantidade enorme de pessoas é querer sobrepor o interesse privado sobre o público e pior ainda, fazer valer interesses individuais sobre os interesses coletivos, afronta direta à magna carta. Uma pena estar isso acontecendo...

Anônimo disse...

não me interessa se a empresa vencedora da licitação venha do inferno ou do raio que a parta, o que queremos é transporte público de qualidade, aumento linhas urbanas e de preferência com custo de um real.H´[a anos a população vem sofrendo com esses ônibus sucateados e os empresários que nunca nos respeitou quer agora reclamar? CIDADE DESGRAÇADA QUE NADA DÁ CERTO

Jane Nunes disse...

Certamente os dois comentaristas acima ( ou foi o mesmo?) tb não utiliza(m) transporte coletivo, mas devem receber uma mesadinha do governículo rsrs

Anônimo disse...

Defender que licitações sejam feitas de modo a prejudicar empresas que estão há anos na mercado e que foram nitidamente deixadas a deriva , mais que covardia é crime.
Estamos assistindo em Campos os interesses e o dinheiro público a serviço de interesses privados de modo escandaloso .
óbvia a orqiestração para que tudo dê errado para colocar ¨gente dele¨.
PS-Sinto pena de um dos anonimos acima que diz que não importa de onde venha mas quer transporte de qualidade.É por indivíduos egoistas e imbecis como ele que Campos está com ratos para além dos esgotos.

Anônimo disse...

Prezada Jane, Eu postei um comentário na qualidade de usuário do transporte publico municipal,no meu deslocamento diário do interior ao centro do município. E lamentável que a torcida seja pelo mal estar do povo,da coletividade que depende desse serviço e sofre com falta de coletivos adequados,pontualidade,etc. Assim sendo,sofre quem usa e não quem administra blog... Essa e a verdade...

Anônimo disse...

Bem, com propriedade de quem utiliza regularmente o transporte público municipal, posso lhe afirmar, prezada Jane, que é uma lástima a paralisação de um processo que poderia beneficiar uma coletividade enorme de pessoas que como eu, dependem do referido serviço para se locomover de suas residências até seus postos de trabalho, consultas médicas, ou outras demandas oriundas de suas necessidades diárias. O comentário que postei ontem, foi meramente a observação de um cidadão que torce por uma prestação adequada, eficiente e que atenda as necessidades de seus usuários, até por que o que se tem hoje, claramente deixa a desejar. Trajeto do interior ao centro da cidade é cruel. Eu dependo para estudar e trabalhar, falo com propriedade de quem usa todos os dias. Não como um mero observador, que caminha por uma rua, ou analisa de dentro de seu carro com ar condicionado.

Anônimo disse...

vou fazer meu comentario como usuario e empregado do transpote,quem esta de fora é facil comentar e criticar o transporte publico que por sua vez deixa mesmo a desejar,como estou no meio da questao sem querer defender patrão,ninguem se quer faz comentario algum sobre essa vergonhosa passagem a1 real,que por sua vez a mais de cinco anos sem aumento,com esse repasse de 0,60centavos que quebrou a maioria das empresas...ja parou para pensar sobre isso,claro que não..a mais de cinco anos aumentando o preço do oleo diesel e aumento de salario de funcionarios todos os anos pelo sindicato dacategoria.me aponte qual setor que aguentaria cinco anos sem aumento de arrecadação e aumento só de despesas.sou contra os empresarios como o tal sr jose maria da são joão,que esta encabeçando essa corja que não querem a licitação.