quinta-feira, 25 de abril de 2013

PSDB VAI AO STF CONTRA PEC QUE LIMITA PODER CONSTITUCIONAL DA CORTE

Brasília - O deputado federal Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara, ajuizou no Supremo Tribunal Federal, nesta quinta-feira (25/4), mandado de segurança, com pedido de liminar, para sustar a tramitação da proposta de emenda constitucional (PEC 33/2011) cujo objetivo é limitar o poder da mais alta corte do país de dar a última palavra sobre a inconstitucionalidade de emendas constitucionais. O STF já realizou o sorteio para definir o relator, que será o ministro Dias Tóffoli.

Na petição, o parlamentar afirma que a proposta – já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara – fere “cláusula pétrea” da Carta de 1988, por “alterar a dinâmica do controle de constitucionalidade, as relações entre os poderes, as funções do Judiciário e do STF, e o procedimento de aprovação de emendas à Constituição Federal”.

PPS também entra com mandado no STF contra PEC 33

A PEC, de autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que terá ainda de ser votada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado – e só aprovada se tiver 3/5 dos votos em cada Casa – tem a seguinte emenda: “Altera a quantidade mínima de votos de membros de tribunais para declaração de inconstitucionalidade de leis; condiciona o efeito vinculante de súmulas aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal à aprovação pelo Poder Legislativo, e submete ao Congresso Nacional a decisão sobre a inconstitucionalidade de emendas à Constituição”.

Equilíbrio dos poderes

Para o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, autor do mandado de segurança, as atuais regras para a declaração de inconstitucionalidade pelo STF são “largamente suficientes para a manutenção das relações de equilíbrio entre os poderes”.

E acrescenta: “A PEC pretende elevar essa limitação a um nível incompatível com as funções constitucionais do STF e do Judiciário em geral. Com a redação proposta pela PEC 33, a quantidade de votos necessários para declarar a inconstitucionalidade de lei se elevaria a 4/5 dos membros do tribunal. Seriam necessários os votos de nove membros, mais do que hoje se considera como o quorum de julgamento (para matéria constitucional, que é de oito)”.

Fonte: Jornal do Brasil online

2 comentários:

Anônimo disse...

Estamos vivendo uma das piores crises institucionais deste país.Pior , perguntarão alguns?
Sim , vem camuflada com o se democracia fosse.
Democracia é isto?Enfraquecimento das instituições em nome de politicagem da pior quaildade?
José Genuino, condenado pelo Supremo , fazendo parte de uma Comissãi de Justiça!
Que se instaure a ditadura logo, já que o Estado de Direito está se esvaindo.

Anônimo disse...

um quadrilheiro sendo deputado , jenuino é pintinho perto dele! Abra o olho ! Uma ficha suja no poder!