quinta-feira, 18 de abril de 2013

AIC REPUDIA DEMISSÃO DE GONZAGA NETO




Do Blog da AIC (aqui)

QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2013

AIC repudia demissão de jornalista da Inter TV

A Associação de Imprensa Campista repudia com veemência a demissão do jornalista Luiz Gonzaga Neto, que até a última terça-feira (16/04/13) respondia pela edição e apresentação da edição noturna jornal local da Inter TV e trabalhava há quatro anos na empresa.

Há consistentes evidências de que a demissão foi motivada pela veiculação de matéria que mostrou o fato de a Prefeitura de Campos dos Goytacazes adquirir de uma empresa privada, por meio de licitação, materiais didáticos que são oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Antes mesmo de a matéria ter ido para o ar, na noite da segunda-feira (15/04/13), houve reunião entre representantes da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos e a direção da Inter TV, onde a pauta foi discutida, sem a presença do jornalista.

No dia seguinte à exibição, na terça-feira (16/04/13), outra reunião entre a direção da TV e a Secom de Campos foi realizada, também sem a presença do jornalista. Na edição da noite da própria terça-feira, uma longa nota de resposta feita pela Secom foi lida pelo apresentador, que, em seguida, fez o comentário editorial de que, em resumo, o material escolar era fornecido pelo MEC, mas a Prefeitura de Campos havia escolhido fornecer outro de melhor qualidade aos alunos da rede pública.

Na quarta-feira (17/04/13), o jornalista foi demitido, sem nenhuma justificativa formal por parte da empresa.  

A Associação de Imprensa Campista vai enviar ofícios para a direção da Inter TV e para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes para cobrar explicações sobre a demissão.

Na tarde de hoje, os VTs com a matéria e a nota de resposta da Prefeitura de Campos não estavam mais disponíveis no Portal G1.

A AIC entende que veículos de comunicação que prezam pela prática de um jornalismo de qualidade não podem se dobrar diante de pressões de fontes que são alvos de denúncias, muito especialmente quando estas fontes são do poder público. O papel de cobrar, e até mesmo a liberdade de opinar, são garantias constitucionais inegociáveis.

A entidade manifesta ainda toda a sua solidariedade ao jornalista Luiz de Gonzaga Neto e se coloca à disposição da categoria e da sociedade para prosseguir no debate e no acompanhamento deste caso. 

Campos dos Goytacazes, 18 de Abril de 2013

Diretoria da AIC

Postado por Vitor Menezesàs 15:58

Fonte: blog Eu Penso que...

DO BLOGUEIRO:

Mediante tantas dúvidas a respeito da contratação da empresa Expoente que continuará fornecendo material didático a PMCG, e da celeridade e/ou preocupação dos governistas em definir algumas ações de combate a respeito deste questionamento, no mínimo esperamos uma providência do Ministério Público no sentido de intervir para dirimir todas as dúvidas que estão sendo trazidas a público.

Afinal, aprendi desde pequeno, que quem não deve não teme.Quem sabe não ser esta a convicção dos governistas.

 Porém, não custa lembrar, que está tudo muito nebuloso, e certamente onde há fumaça, há fogo. 

16 comentários:

Anônimo disse...

NÃO ACREDITO QUE INTER TV TAMBÉM TÁ DOMINADA! ERA ÚNICA EMISSORA QUE DIZIA O QUE REALMENTE ESTAVA ACONTECENDO POR TRÁS DOS BASTIDORES! ISTO TEM QUE SE TORNAR PÚBLICO, INTERVENÇÃO DO CASAL ATÉ NA EMPRESA PRIVADA! NÃO SEI ONDE IREMOS PARAR...

Anônimo disse...

POR QUE SECRETARIA COMUNICAÇÃO PREFEITURA? O CAMARADA JORNALISTA OCUPANTE CARGO COMISSÃO TEM AÇÕES INTER TV?

Anônimo disse...

PERDE A TV UM JORNALISTA COMPROMETIDO QUE RELATA COM IMPARCIALIDADE SUAS NOTÍCIAS. PERDE POPULAÇÃO QUE NÃO TERÁ EM CAMPOS MAIS NENHUM JORNAL ESCRITO, FALADO, NENHUMA RÁDIO QUE LHE DÊ VOZ PARA MOSTRAR A INSATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO COM GOVERNO. AO JORNALISTA, TENHO CERTEZA QUE COM A COMPETÊNCIA JÁ DEMONSTRADA, SAIRÁ DESSA CIDADELA PARA SER CONTRATADO COMO ÂNCORA DE UM GRANDE JORNAL.

Anônimo disse...

Recado à Narayanna, fluente jornalista que está substituindo Gonzaga Neto:
Se submeta nãO.Voce é ótima jornalista e não merece escravidão de sua consciencia.
Reportagem que acaba de ser feita no Inter tv , jornal da noite , em que mostra a insatisfação da população quanto ao transporte público na cidade de Campos tem nítida a intenção de colocar a população contra as empresas e a justiça.
Desmantelaram o transporte público para que ele chegasse a este ponto:empresas de Campos falidas ou quase e a população insatisfeita para que entrem empresas de fora sabe Deus( nós sabemos) com que fim.
Se renda não Narayanna!
Que o jornalismo decente ( poucos infelizmente) de Campos mostre sua cara.

Anônimo disse...

Enquanto isso a Intertv toda semana apresenta reportagens apresentando inúmeros problemas que ocorrem em São Fidélis, em sua maioria comu aos demais municípios da Região. Coincidentemente a Prefeitura de São Fidélis não mantém nenhum Contrato com aquela empresa. Será mera coincidência as matérias e a demissão do jornalista Cintra quem mantém ampla divukgação na Intertv?

Anônimo disse...

Tá tudo dominado!!!

Anônimo disse...

A DITADURA ESTÁ AQUI.

Anônimo disse...

TENHO A CERTEZA QUE A POPULAÇÃO CON
-CIENTE,SE SOLIDARIA A CAUSA,POIS
OS CIDADÕES MAIS ALMEJA É FICAREM INTERADOS DAS INFORMAÇÕES(AS BAMCAS
DE JORNAIS SEMPRE TEM UM CIDADÃO).
QUEM NÃO COMETEU UM EQUIVO,EQUIVO
ESSE QUE PODE SER REPARADO,MEDICO
TAMBÉM COMETE ERROS,ESTOU COMPARANDO POR SER ALGUMAS VEZ IRREPARAVEZ,TODO O SER HUMANO ERRA.
O JORNALISMO INVESTIGATIVO É O QUE
MAIS NÓS DAMOS VALOR,EX: TIM LOPES.
ADMIRA A INTER TV,QUE É AFILIADA DA
GLOBO,COMETER UMA INJUSTIÇA DESSA.
PEÇO A TODOS QUE COMPARTILHAM DE COMENTARIOS NESSE BLOG OU DE OUTROS
,QUE A INTER TV,CHAME DE VOLTA O LUIS GONSAGA NETO,APOI MAIS ESSES
JORNALISMO INVESTIGATIVO,QUE CAMPOS
TANTO PRECISA,JÁ QUE A CAMARA É CEGA E BURRA,DEIXANDO SER MONOPOLIZADA PELO GAROTINHO.
CAMPOS É UMA DITADURA?
É UMA VENEZUELA,CUBA,ATÉ QUANDO SEREI OBRIGADA A SER ANÔNIMO?
AO JORNALISTA CONJUGO COM VC A CANTAR A MÚSICA,POR IRONIA,TEM O COMPOSITOR E ENTERPRETE.
- É´-....A GENTE NÃO ESTÁ COM A BUNDA EXPOSTA NA JANELA,PARA PASSAR MÃO NELA........É,É,É,...."

Anônimo disse...

QUE DECADÊNCIA DA FAMIGLIA... PAU MANDADO DOS INFANTIS...

Anônimo disse...

Posso até estar errada,mas penso que certas reportagens que tratem de assunto envolvendo a prefeitura daqui ,deveriam ser enviadas para passar no jornal nacional,aqui as pessoas correm o risco de perder o emprego mesmo.ô terra sem lei.

Anônimo disse...

Que os jornalistas com amor próprio se manifestem em solidariedade ao colega.
Não tem o menos cabimento um fedelho sem moral , um condenado por chefiar quadrilha ,degradar jornalistas;colocar na lama a credibilidade de um MP e de uma PF e nada acontecer.
Esse rejeitado é um ressentido , um desequilibrado.
Deve ser um mal resolvido na verdade.
Divá quadrilheiro , voce é um impostor e um néscio.

Anônimo disse...

A rosinha e o menininho são os donos de Campos e dos campistas... Quase todos se venderam. Infelizmente. E não acredito que isto mudará.

Anônimo disse...

Donos de Campos uma ova!
Não são donos nem de si.Se submetem a representar e a ler em cartilhas que não acreditam apenas para agrado de eleitores .
Degradante ´não ser voce mesmo.

Anônimo disse...

E a D. Diva,não é ela a representante local deste ,agora mais que nuncasem credibilidade, meio de comunicação?
Inter tv comprada?

Anônimo disse...

AO POVO CAMPISTA!
TEMOS QUE BOICOTAR O JORNAL DA INTER TV POR QUE CDESSA MANEIRA LEVAMOS A CRER QUE NÃO SE DIVULGA O QUE TEM QUE SER DIVULGADO E SIM AQUILO QUE OS PODEROSOS QUEREM QUE SEJAM DIVULGADO!EU JÁ VI TUDO,O JORNALISMO QUE EU GOSTAVA CAIU NO DESCRÉDITO!NÃO VOU VER AQUILO QUE ELES QUEREM QUE EU VEJA!
TO FÓRA!

Anônimo disse...

Por que o caso de Luiz Gonzaga Neto não saiu e não repercutiu nos jornais de Campos, não ouvi comentários nas rádios e muito menos em jornais que se apresentam em todo país, mostrando a realidade que é o dinheiro do povo que nas mãos dos governantes, gera esse abuso de poder quebrando até mesmo o regime democrático de se buscar esclarecimentos e falar a verdade.