A agente da Guarda Civil Municipal de Campos, Simone Rangel que estava trabalhando no controle do trânsito no entroncamento das Avenidas José Alves de Azevedo e Saldanha Marinho, foi até a 134ª Delegacia de polícia (Centro), para registrar queixa contra o juiz da 3ª Vara Criminal de Campos , Glaucenir Oliveira.
Ela realizava seu trabalho e ao constatar que o motorista estava sem o cinto de segurança, pediu para que o mesmo utilizasse o equipamento. O motorista por sua vez, teria se recusado , alegando estar habituado a dirigir sem o cinto. Segundo a Guarda, ao receber a informação de que iria ser multado o motorista encostou o carro e a agrediu com empurrões e ameaças.
A GCM foi à 134ª Delegacia de Polícia (Centro), acompanhada do Coordenador de Segurança e Ordem Pública do Município, Alcemir Pascouto e vários outros Guardas Municipais onde o caso foi registrado.
Atualizado às 16:36 para inclusão do nome da GCM, informação que obtive após postagem original.
Atualização às 18:08
Guarda Simone Rangel acusada de agredir Juiz
Atualizado às 16:36 para inclusão do nome da GCM, informação que obtive após postagem original.
Atualização às 18:08
Guarda Simone Rangel acusada de agredir Juiz
Segundo o site de notícias Ururau (aqui ) a atuação da Guarda também será investigada, já que o Juiz também registrou queixa contra ela por agressão, desacato e abuso de autoridade. Ele teria explicado, no momento da abordagem, que anda sem cinto porque atua na área criminal, e, portanto, em certas ocasiões precisa saltar rápido do carro e necessita de agilidade e liberdade de movimentos.A Agente Civil registrou ocorrência por lesão corporal.
Atualização em 27/05 para inclusão de matéria publicada no portal G1 com o depoimento de uma testemunha e ainda o vídeo com entrevistas da testemunha , da Guarda Municipal e do Juiz Criminal.
Testemunha afirma :
" o rapaz gritou e colocou o dedo na cara dela"
Uma testemunha, que prefere não se identificar e também foi ouvida, contou o que viu. “O rapaz começou gritando com a guarda e colocando o dedo na cara dela, entendeu? Falando que ela não era nada diante dele, e ele ainda deu uns empurrões nela, entendeu? Aí começou essa desavença toda aí. Eu achei ela até calma demais”. Leia matéria na íntegra e assista ao vídeo aqui
20 comentários:
PARABENS à guarda Municipal,algumas ditas autoridades precisam parar de se comportar como se deuses fossem.
São PAGOS para fazer justiça e não para se sentirem poderosos e acima do bem e do mal.
Por falar em justiç, como anda o caso conhecido como ¨as meninas de guarus¨ há quase DOIS ANOS sem resposta à sociedade?
Como andam os casos , INÚMEROS,envolvendo corrupção e que até agora não têm solução dada à sociedade?
Qto á guarda Municipal , mais uma vez, PARABENS por exercer seu ofício e ter consciencia-cidadã.
Uma amiga minha viu essa confusão de dentro de um ônibus e me contou hoje no horário do almoço. Ela só não sabia que o cara era juiz.
Caríssima Jane, boa tarde!
Cada dia que passa eu fico mais seu "fã"...
Eu quando soube do fato por terceiros, já sabia que tinha sido o referido Magistrado o autor do fato.
Só que o fato curioso é que alguns sites de notícias de Campos, como de costume, não publicaram o nome do Juiz, o que eu não entendo...
Afinal, o "pau que bate em Chico não bate em Francisco"?
Aqui em Campos a imprensa de certa forma já está cansativa, pois só publica o que é "interessante" para alguns grupos, o que tem trazido força aos blogs, em especial os de blogueiros com credibilidade (seu caso).
Parte da população, por menos instruída que possa ser, já sabe que o "jornal X" só fala bem de fulano e ciclano, e que o outro "jornal Y", que antes só falava mal, agora está destacando apenas coisas positivas do Governo, como num "pa$$e de mágica".
Estamos cansados de uma imprensa leviana, de pessoas que ganham apenas pra veicular o que é interessante para uns e outros, esquecendo da missão constitucional que cabe à imprensa, que é INFORMAR O CIDADÃO.
E só pra lembrar, esse Magistrado é o mesmo que se envolveu em outra confusão na Boate MAIS em Guarapari.
Está na hora de os HOMENS DE VERDADE dessa planície levantarem a voz contra abusos e desmandos, e começarmos a "botar a boca no mundo".
Atitudes como um recente de um Juiz que quis prender um Advogado no exercício da função só porque quis registrar algo numa ata de audiência, não podem ficar impunes...
Uma frase que eu gosto e serve para o momento é:
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”
José Fernando Costa
Obs: Você viu no Jornal Hoje da Globo o "papelão nacional" envolvendo um empresário da cidade (dono de academia)?
Não fiz menção ao caso porque em consulta ao advogado e blogueiro Maxsuel , que divulgou o fato à época fui informada da existência da postagem abaixo o que oficialmente foi encerrado com o texto abaixo postado no Blog do Maxsuel:
ENVOLVIDO EM INCIDENTE COM O JUIZ CLAUCENIR S. DE OLIVEIRA EM GUARAPARI-ES, SE RETRATA.
Confesso que achei muito estranho, mas a pedido do "manifestante" publico o manifesto/retratação tal como me foi encaminhado sem mais questionamentos:
Ei-lo:
"Recentemente, mais precisamente no dia 30.12.2.009, eu, ALEX PEREIRA PIMENTEL, residente no Município de Vila VELHA-ES, me envolvi voluntariamente em um incidente que envolveu do outro lado o ilustre magistrado GLAUCENIR S. DE OLIVEIRA, juiz criminal titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Campos-RJ.
De fato, naquela ocasião, estávamos no interior do complexo de diversão Multiplace Mais, quando, por volta das 05:00 horas, eu, espontaneamente e sem razão, agredi fisicamente o ilustre magistrado, após o que, passei a agredi-lo também verbalmente, apesar do mesmo não ter demonstrado agressividade contra minha pessoa e não ter dado causa a minha atitude.
O fato desencadeou a minha presença a delegacia de Guarapari, na qualidade de autor do fato, assim como na presença também do magistrado, na qualidade de ofendido e, infelizmente, foi divulgado amplamente pela imprensa, inclusive local, tendo eu declarado nos jornais “A Tribuna” e “Gazeta”, equivocada e levianamente, uma versão inverídica sobre as circuntâncias do fato.
Desde já esclareço que fui leviano e que minhas declarações não correspondiam à realidade. No entanto, venho através da presente esclarecer os fatos e apresentar minhas sinceras desculpas ao ilustre magistrado, bem como a toda a sociedade capixaba e fluminense pelos meus atos.
Como ser humano também erro e, da mesma forma acredito ter o direito de me redimir dos meus erros, explicitando meu sincero arrependimento.
Após refletir sobre o ocorrido naquela madrugada, cheguei à conclusão de que agi equivocadamente, tendo agredido gratuitamente o magistrado fluminense, talvez impelido pelo efeito do álcool consumido no interior da Multiplace Mais, durante um evento de verão.
Da mesma forma, após colher informações sobre o magistrado envolvido no fato, tendo chegado ao meu conhecimento que se trata de um juiz de direito com longos anos de magistratura e que é extremamente respeitado no exercício de suas funções judicantes, professor universitário e autor de vários artigos jurídicos, senti a necessidade de trazer ao conhecimento de todos a verdade.
Por derradeiro, agradeço a Deus a oportunidade de externar minhas sinceras desculpas, assim como agradeço a compreensão do ilustre magistrado Glaucenir S. De Oliveira. Obrigado!
ALEX PEREIRA PIMENTEL"
Postado por Maxsuel Barros Monteiro às 13:18
Desculpe, não respondi a sua última pergunta.
Vi a postagem no Blog do Roberto Moraes e assisti via Blog do João do Microfone que tem um link para a TV litoral que apresentou inclusive uma entrevista com Sandro Moura.
Tem muitos Guardas Municipais em Campos que são totalmente despreparados para lidar no Transito e com a População.São mau educados,respondões,indiciplinados,abusadores da autoridade,se escondem por traz de uma Farda e de um Talonario de Multa, se acham donos da verdade alem de criar uma industria da Multa na Cidade, claro que não são todos,porem arrisco-me a dizer que uns 20% deles são assim. Esse tipo de profissional, suja a imagem de uma corporação estruturada e preparada apenas para servir, paga com o nosso suor. Quem muito cobra, tem que ser cobrado...Vamos começar a fotografar e a filmar irregularidades de alguns Guardas Municipais de Campos e escancarar na Internet, na Tv e em outros meios de Comunicação pra ver se surte efeito. Casa de Ferreiro o espeto é de pau... Parabéns Meritissimo por sua tranquilidade, serenidade e postura, porque se sou eu, nem perderia meu tempo discutindo, ligaria 190 e usaria o poder da caneta e a deixaria passar algumas horas numa DP para aprender a respeitar ao invés de Multar. Esse não é o primeiro caso e tão pouco um caso isolado, existem outros com menos expressão na midia porem com um teor igual ou maior. Comandante da Guarda!!! Vamos tomar as redias...
A guada Municipal terá que se ¨retratar¨ pelo fato de ter exigido o uso do cinto de segurança???????????????????
Será?...AINDA ACREDITO NA JUSTIÇA!
A guardinha tá acostumada a fazer o que quer se valendo da farda que veste, e se deu mal. Que sirva de exemplo para ela e os demais colegas. Que aprendam a tratar os cidadãos com educação. Tomara que o juiz meta ela na cadeia e ela apodreça por lá.
Parabens ao Juiz que mostrou a guarda municipal que não é com falta de respeito e com palavrões que vão mostrar serviço. A Guarda Municipal foi criada para servir o cidadão e não para atuar contra ele, que afinal de contas é quem paga o salario destes arrogantes semi-analfabetos.
PARABENS Juiz Glaucenir Oliveira.
Que retratação! Como se expressa bem! Será que a GM também vai se retratar usando o mesmo estilo?
Na verdade foi uma tentativa de "carteirada" promovida pelo juiz que não colou. Agora ele e seu "papelão" são conhecidos nacionalmente.
Juiz do Rio de Janeiro é acusado de sacar arma para empresário em boate no Espírito Santo é o mesmo Juiz!!!!!!!!!!
Há testemuinha e a TV mostrou isso comprovando que a Guarda agiu correta e educadamente. Acho nojento que algumas pessoas que tenham reclamações sobre alguns guardas queiram apanhar a Simone para bode espiatório e postem aqui as boboseiras que liberei principalmente para demonstrar como é mediocre a nossa sociedade. Que ela tenha todo o apoio da Coorporação e de seus superiores e o caso seja apurado com rigor.
Onde estão as leis? Ela deve alcançar todos inclusive e principalmente aqueles que nos julgam de acordo com elas!
Prezada Jane,
A verdade dos fatos ainda será apaurada, mas conheço bem a Sra. Simone, de uma excelente família, filha de nosso craque Paulo Roberto - Cabeção, do Americano, criada em um lar consistente e tenho sérias dúvidas da versão deste magistrado que já demonstrou em várias oportuidades ser despreparado emocionalmente para o cargo, em que pese seu saber jurídico. Espero que a OAB e a GCM dêem a devida assistência à agente público, pois os abusos tem se avultado em nossa Comarca, inclusive por parte do Judiciário. Caso a GCM entenda que estão favorecendo ao MM Juiz (principalmente na DP local), deve levar sua notittia criminis diretamente a chefia da Polícia Civil, na Capital, bem como representar junto ao Conselho da Magistratura e o CNJ em face do Magistrado, eis que como é costume neste País, "a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco".
Cordialmente.
Abuso de poder não pode continuar nessa cidade .
É um fenomeno de cascata onde a ablbúrdia é a tônica.
INFELIZMENTE, ao que parece, muitos membros da justiça estão despreparados psicologicamente e confundem respeito à autoridade com desacato á mesma.
Alem do mais, se alguem estava exercendo seu cargo naquele instante não era o magistrado mas a GM, portanto , segundo as notícias, quem foi desacatada foi ela .
Precisamos voltar a crer na justiça!
Essa é a justiça brasileira: para uns aplica-se a lei; para outros, nem pensar.Nesse último caso está o caro juiz.SErá que ele não ficará envergonhado na hora que tiver de julgar um caso? O uso do cinto não é obrigatório a todo cidadão ou tem exceção que eu desconheço? Que justiça é essa que enxerga e bem o cidadão magistrado? Que vergonha!
SALEN ROD está fazendo falta no ambiente jurídico.
QUERO FAZER UM QUESTIONAMENTO: ALGUÉM AQUI DO BLOG JÁ ALGUM GUARDA CIVIL NO ATO DE SUAS ATRIBUIÇÕES USAR O CINTO DE SEGURANÇA? QUER REPRIMIR? COMECE DE CASA. SE FOR ASSIM, QUERO VER A GUARDA OBRIGAR A POLÍCIA MILITAR, A CIVIL A FEDERAL A USAR O CINTO SOB PENA DE MULTA. ESTÁ CERTO O JUIZ!
Envie o seu comentário sem citar quem publica ou deixa de publicar. Não é o meu estilo publicar isto ou aquilo porque o blogueiro tal fez ou deixou de fazer. É um direito dele. Sei que ele não age da mesma forma que eu, é tb um direito dele... E para que possamos publicar sem problemas judiciais futuros, que eu possa a vir a responder pelos anônimos, evitemos os termos pejorativos.
Fiz uma postagem jornalistica mas creio que já deixei claro aqui nos comentários que como qualquer cidadã, tenho minha opinião.
A Guarda cumpriu a Lei!
A Simone, toda minha solidariedade e respeito pela sua atitute.
Complementando... Embora tenha minha opinião os comentários com posições diferente da minha não estão sendo publicados.
Ah fala sério....Coitado do Juiz injustiçado. Levou uma multa indevida, né.
Ele que recorresse da multa depois, como qualquer outra pessoa faz.Só pelo fato dele voltar para dizer a guarda quem ele era, já demonstra seu despreparo de resolver os problemas da maneira correta.
Quanto mais barbaridades acontecem mais eu fico com vergonha de minha cidade...
Toda a cidade de Campos deve apoiar esta Guarda que cumpriu seu dever e evitar que pessoas despreparadas como esse GLAUCENIR DE OLIVEIRA exerça cargos de poder. Esse mesmo juiz já tinha sido acusado de sacar uma arma para um empresário no ES.
http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2009/12/31/juiz-do-rio-de-janeiro-acusado-de-sacar-arma-para-empresario-em-boate-no-espirito-santo-915422660.asp
Postar um comentário