A etapa de capacitação do processo seletivo para formação dos membros do Conselho Municipal de Proteção dos Direito da Criança e do Adolescente (CMPDCA) será novamente realizada e, assim, a listagem apresentada pela Organização de Direitos Humanos Projeto Legal fica sem efeito. A decisão, por unanimidade (14 votos sem nenhuma abstenção), foi adotada na tarde desta quinta-feira (14) durante reunião dos membros do Conselho, com a presença da imprensa.
Durante a semana não foram poucas as denúncias a respeito do processo seletivo para escolha dos conselheiros tutelares. Algumas postadas aqui e tantas outras nos diversos Blogs da planície, algumas por email . Várias afirmavam que membros do Conselho de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescentes teriam visto alteração na lista, com letras de fulano, cicrano e beltrano. Como os nomes dos conselheiros nunca eram citados e no caso das postagens , eram sempre anônimas, neste Blog não divulgamos o nome de nenhum dos acusados.
A julgar pela decisão unâmine dos conselheiros ( governo e sociedade civil) o que mais podemos esperar?
Para mim, os Conselhos se constituem em espaços legítimos de discussão entre governo e sociedade civil, sem lugar para disputa partidária ou vantagens pessoais. Se a decisão foi unânime, porque esses conselheiros não usaram a mídia para informar desde o início que o "erro" foi da ONG?
Por que acusaram membros do governo de terem adulterado a lista? Dá para levar a sério os membros desse Conselho? Quem são as pessoas escolhidas por esses conselheiros e que estão trabalhando de graça enquanto não se resolve essa pendenga? Elas trabalham de graça mesmo?
Por que não foi aceita a prorrogação do mandato dos antigos conselheiros tutelares?
Eu não tenho nenhuma dessas respostas, estou perguntando porque realmente quero entender.
Me causa profunda angústia não saber mais qual é a cara do CMPDCA, que já foi espaço de tantos embates, tantos sonhos, tantas conquistas. Tenho uma estranha sensação de que nossas crianças estão aos cuidados do "bicho papão".
No restante do país as eleições não foram assim. Pergunte ao santo Google
6 comentários:
Se nem mesmo as crianças são protegidas pelo judiciário, na medida em que deixa ( o judiciário) passar incólume acontecimentos como esse só nos resta esperar que o humano desapareça da terra .
E muito sinceramente, a continuar como está, que assim seja!
Estranho esse comportamento dos conselheiros, a serviço de quem eles estão?
Muito bom o seu post, Jane. Análise concisa, madura e reflexiva. Também durante toda semana fiquei a pensar. Como sustentar um resultado desse tendo em vista a possível "proteção" com as nossas crianças "desprotegidas"? Que tipo de candidato é esse que está com os olhos atentos à infância e o adverso do mundo? Como se manipula o óbvio em detrimento a apadrinhamentos descompromissados e vergonhosos?Chega pra nós..., é demais.
Olá minha mestra em participação juntos aos Conselhos,é verdade o que será que esta acontecendo com os nossos Conselhos e conselheiros,eram tão questionadores achavam sempre que o governo queria atrapalhar as politicas não dava opoio e agora aceitam tudo inclusive uma possível fraude e votam a favor do governo,sei não ,acho que estamos perdendo o foco do nosso compromisso com aConstituição e com as politicas de nossas crianças e outras.Bjs
Zezé, dá para imaginar essa situação? Onde estão os conselheiros questionadores, responsáveis. Não seria o caso de denunciar a ONG, e o próprio Conselho Estadual? Por que anonimamente denunciam o governo? Medo? Interesse pessoal? Falta de Compromisso? Ou existe mais caroço embaixo desse angu????
Bjs.
Tem muito caroço nesse angu....muito interesse escondido.Em toda minha vida nunca vi nada parecido num órgão que tem o dever de ser antes de tudo sério e cumprir seu papel que é a defesa dos direitos de nossas crianças.Como confiar???? é muito interesse particular .Só nos resta rezar para que o verdadeiro sentido do cmpdca seja restabelecido.
Postar um comentário