terça-feira, 29 de setembro de 2009

ViVa Lula...


Thiago Scarelli
Enviado especial do UOL Notícias
Em Tegucigalpa (Honduras)

Uma centena de pessoas subia um morro em cortejo fúnebre, no último domingo, em Tegucigalpa, capital de Honduras. Dentro do caixão, uma jovem que teria morrido por complicações pulmonares após aspirar gás lacrimogêneo lançado por policiais - o que fazia do cortejo também uma marcha política contra o governo.
De repente, chega a notícia de que o presidente Lula tinha desafiado um ultimato do presidente golpista. A marcha grita, ainda em luto: "Viva o Brasil!". Para essas pessoas, Lula é um herói e o Brasil é o melhor país do mundo.
"Se me está escutando o presidente do Brasil, gostaria que mandasse o exército aqui, para que os militares de Honduras aprendessem que o nosso presidente é Manuel Zelaya Rosales, a quem nós demos o voto para que fosse chefe da nação", disse, com uma escopeta na mão, German Flores Vallejo, que trabalha de segurança em um McDonalds da capital hondurenha.
O apoio de Lula não é de ontem. O Brasil foi um dos primeiros países a condenar o golpe de Estado que destituiu e expatriou Zelaya em 28 de junho, quando este colocava em marcha seu projeto de reformar a constituição. Lula e a chancelaria brasileira mantiveram o discurso durante os três meses em que o presidente deposto esteve fora do país, e Zelaya chegou a ser recebido em Brasília, onde discursou no Congresso Nacional para alertar sobre a ilegalidade do governo de Roberto Micheletti.Nas ruas de Tegucigalpa, vivas a Lula e ao Brasil durante uma manifestação pró-ZelayaRafael Alegria, um dos coordenadores do grupo de resistência ao golpe em Honduras, fala sobre o fascínio dos partidários de Zelaya pelo presidente brasileiro, em virtude do apoio oferecido ao líder deposto hondurenho.
A última e definitiva prova de apoio chegou na última semana, quando Zelaya retornou escondido ao país e, ao bater nas portas da embaixada brasileira, foi recebido como hóspede e "presidente legítimo".O chanceler Celso Amorim contou mais tarde que ele mesmo falou com Zelaya por telefone para lhe dar "as boas vindas ao território brasileiro".
Depois disso, Lula ainda se levantou para defender o presidente deposto em um discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas - e foi aplaudido.
"O respaldo que está dando o presidente Lula e o povo do Brasil ao povo de Honduras é extraordinário. Que bom que emprestou sua embaixada para que esteja aí o presidente Zelaya", afirmou ao UOL Notícias, em Tegucigalpa, Rafael Alegria, um dos coordenadores do grupo de resistência ao golpe de Estado. "Da embaixada do Brasil, nós vamos levá-lo à casa presidencial logo!"
É evidente que essa não é uma posição unânime. O governo Micheletti alega que as ações do Brasil caracterizam uma indevida "ingerência externa" em Honduras e em mais de uma ocasião pediu que o governo brasileiro anunciasse em definitivo que status recebe Zelaya: se é um exilado político, como poderia parecer, então que seja enviado ao exterior de uma vez, pede o governo golpista.
Esses não parecem ser os planos do Brasil. Nesta segunda-feira, Amorim classificou o governo brasileiro como "guardião" de Zelaya e acrescentou que seria "covardia" mudar de postura agora. "Seria muito fácil para nós simplesmente retirar os dois diplomatas que estão lá e o oficial de administração e o problema de segurança, do ponto de vista do Brasil, terminaria", disse o chanceler.
"Mas nós não podemos fazer isso, porque seria, primeiro, um gesto de covardia e, segundo, um gesto de desrespeito à própria democracia e um incentivo a outros golpes de Estado no continente, coisa que não podemos fazer."Confira aqui
A resistência agradece.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho conhecimento profundo de polítia,muito menos de política internacional, portanto me desculpem se me equivoco, mas parece-me que o presidente deposto tinha o intuito de MUDAR a constituiçao a seu favor, ou seja, para PERDURAR o seu mandato.
Pergunto:Não é esse absurdo que vem acontecendo no Brasil esporádicamente? ?FHC fez, Lula tentou,enfim,Carta Magna, as leis maiores de um país sendo RETALHADA por bel prazer??
Lula se perdeu em meio às vaidades suas e à insanidade de Chaves!
Acreditou(!) que ele é o cara.O quererá agora? ONU????

Anônimo disse...

Ele talvez se ache o Alexandre ¨O Grande ¨ da atualidade.Só que aquele teve como preceptor o GRANDE Aristóteles!
O tupiniquim não passa de lulinha ¨o pequeno ¨ , construção de alguns intelectuais da USP que supunham que um operário ´(?) no poder seria a solução do país!
Se esqueceram porém que o Poder DEGENERA a maioria!
Quer se eternizar a criatura!

Anônimo disse...

O Poder só permite que se mostre as garras de que JÁ É degenerado!

Jane Nunes disse...

Os cometaristas acima são favoráveis a golpes?
Zelaya queria fazer uma consulta. Se clicar nos link das postagens terá uma visão ampla de como e quando tudo começou.
E para quem já tem uma opinião formada, o espaço está aberto, para exposição e debate de ideias.
Opinião cada um tem a sua.