Acabei de liberar o comentário do advogado Cláudio Andrade, mas dada a importância do tema resolvi trazer para a postagem a opinião dele sobre a doação de uma área pública anunciada pela prefeita em recente solenidade na OAB, e publicada inclusive no site da Prefeitura.Só agora também pude constatar que sua opinião a esse respeito já havia sido postada desde ontem no Blog do Cláudio , confira :O Terreno
Querida Jane...
Segue a minha opinião acerca do terreno da OAB.
O TERRENO
Existem pessoas que valem por muitas. Convicto desta afirmação, responderei ao questionamento acerca da doação, por parte da Prefeitura, de um terreno para a OAB construir uma sede campestre.
A questão é a doação do terreno ou a legalidade dele?
Quanto à doação, se eu fosse o Presidente da OAB agradeceria a oferta e não a aceitaria. Ao meu sentir, a relação entre o Poder Público e a OAB deve ser harmônica, mas bem delineada no que concerne à independência.
Não estou afirmando que houve qualquer interesse por parte da Prefeitura na doação do terreno. Penso que o Presidente da OAB deveria ter privado todos da classe desse desconfortável debate.
O blog soube que o pedido foi feito pelo Presidente da OAB, em público, na Exposição Agropecuária. Claro que a doação não foi coercitiva, mas não podemos deixar de levar em conta o elemento surpresa do pedido.
Quanto à legalidade do terreno, levantada por algumas pessoas, não tenho material probatório para afirmar a existência de vícios judiciais ou administrativos.
Por fim, entendo que a doação não deveria ter sido requerida pelo Presidente da OAB de Campos, pois eu, como Presidente, manteria a relação institucional com o Poder Público e buscaria uma forma privada de atender à classe.
Cláudio Andrade
ORDEM PARA TODOS
14 comentários:
Até o presente momento continuo sem receber qualquer solicitação de divulgação a respeito da chapa da situação.
Parabenizo ao Dr. Cláudio Andrade por seu posicionamento. Acredito que também seja esse o pensamento da sociedade, em sua maioria, uma vez que este tipo de ligação deixa a entidade representantiva dos advogados, vulnerável. Ela, ou qualquer outra categoria profissional.
É muito difícil neste tipo de relacionamento, não se dar com uma mão e "cobrar" com a outra. Ou que o mimo não venha a se transformar em agradecimento "ad eternum".
Concordo em genero, número e grau com o comentário da Rose David.
Se for verdade o pedido do terrreno, mais difícil ainda para a classe a que pertence.
Votar em alguem já , de algum modo,comprometido, no sentido de dever favor,ao poder público será votar na possibilidade de coaptação futura .
o problema, Rose, é que esse "posicionamento" saiu só agora, quase à fórceps, embora tivesse ciência desde julho...
e o pior, nas suas palavras, o ônus é todo do outro candidato, porque, pelos motivos que já sabemos, o caríssimo advogado não pode "morder a mão que o alimenta..."
será que quem doou não é tão, ou mais (ir)responsável do quem pediu...????
apenas questões que assolam minha rasa e leiga consciência...
Eu não esperava outra postura sua doutor. Estamos juntos. Por enquanto o voto é secreto.
Repasso o mesmo comentário que postei no blog A Trolha.
Ressalto que sabia que os membros mais esclarecidos não concordariam com essa odiosa doação.
Um município que está com seus hospitais sucateados, não tem dinheiro para comprar álcool gel para as escolas das crianças, não tem dinheiro para comprar remédios para os necessitados, tem uma rede de esgotos e galeria pluviais que abrange menos da metade da necessidade, despaja esgoto nos rio Paraíba, pois não tem dinheiro para construir estações de tratamento, está sem verba para tapar os intermináveis buracos das ruas, paga salário de fome aos seus servidores e professores, entre muitas outras mazelas, não pode se dar ao luxo de presentear uma entidade que não tem qualquer problema financeiro e, ainda que tivesse, não caberia à administração pública socorrê-la, principalmente fazendo doação para que seus sócios tenham mais lazer. Que interesse social existe nisso?
Não tenho dúvida de que é um caso típico que exige a atuação do Ministério Público.
Até a OAB entrando na mamata. Que vergonha! Será que seus membros aprovariam isso?
Nascimento Jr
nascimento.jr@bol.com.br
Por que será que a OAB merece essa doação e outras entidades de classe não merecem nada?
Por que que o município terá que bancar a área de lazer dos advogados?
Se o Município tem dinheiro sobrando, porque não passa a cumprir suas obrigações satisfatoriamente?
Com todo respeito à OAB, mas a Prefeitura presentear uma entidade que não tem nenhum problema financeiro é um escândalo odioso.
nascimento está certo.
Cara Jane.
Como já fiz em outra de suas postagens, ressalto que há uma diferença entre as pessoas e as instituições. No governo de Mocaiber a OAB fez convênio com a OAB, sem qualquer transparência, através do qual foram contratadas centenas de pessoas, convênio, aliás, que foi oferecido à atual administração e não foi aceito. Já uma doação embasada em Lei eu não entendo que possa interferir na independência das instituições envolvidas. Será que o Poder Judiciário se tornou dependente ou parcial quando teve seu prédio reformado pela Prefeitura Municipal de Campos?
Não sei se o senhor sabe doutor, mas só passei a ocupar um cargo de confiança no governo Mocaiber nos últimos nove meses.E trablhava na Fundação Cultural, como o senhor mesmo disse sem transparência, não tomei conhecimento, mas creio que deve ter sido denunciado ao MP. Com todo o respeito doutor comparar a reforma de um espaço público , é muito diferente de ceder o que é público para apenas um segmento e ainda mais para uma área de lazer?
Lei Municipal se sobrepondo a Constituição Federal?
Os advogados deveriam mostrar sua dignidade, negando-se a receber esse ¨favor¨.
Enquanto isso instituições filantrópicas de respeito(Exemplo:Casa Irmãos da Solidariedade)tiveram e têm de lutar, ¨ invadir ¨a sede do executivo para conseguir verbas ou convênio.
Entre outras,a instituição que a Sra Diva Goulart presta assistência conseguiu?
Jane está coberta de razão. A reforma atende não somente ao Judiciário, mas à população. Mas um terreno (que até o momento não temos certeza se faz parte do patrimonio da falida pelo garotinho, CAPREV, hoje PREVICAMPOS) portanto dinheiro do servidor público municipal. Acho um absurdo ver o dinheiro público ser dado como benesse para apenas uma classe, os ADVOGADOS. É um abuso de poder.
Por que algum advogado honesto(lógico que existem muitos deles) não denunciam esse absurdo no MP????????
Onde está a chapa da situação que não se apresenta nesse blog?
Os advogados podem depreender disso uma coaptação?
Afinal a Jane , segundo li no primeiro comentário, colocou o espaço à disposição e ELE não se pronunciou.
Podemos entender então que,( NÃO O CIDADÃO-que é livre para suas opçôes), mas o candidato à reeleição, o hoje, representante da classe dos advogados, está com ELA?
Algumas pessoas são especialistas :
Saem sempre fazendo X nas fotos!
Que artificialidade!!!!!!!!!!!
Postar um comentário