O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou, nesta segunda-feira (22), o diploma do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Carvalho Balthazar, e do vice-prefeito Benedito Wilton de Morais com convocação de novas eleições, tendo em vista que a chapa obteve mais de 50% dos votos válidos. O motivo da cassação, que se deu por maioria dos votos, foi abuso de poder econômico e político por usar indevidamente veículo de comunicação. Além da cassação, os políticos receberam a sanção de inelegibilidade por três anos e multa no valor de R$ 106.410,00, cada um.
O relator do processo, juiz Luiz Márcio Pereira, demonstrou em seu voto que as matérias do jornal Razão tinham “nítido caráter panfletário”, com o objetivo de divulgar a campanha do então candidato à reeleição, além de “intensos ataques aos candidatos da oposição”. Além disso, os autos evidenciaram que, durante os três meses que antecederam o pleito, o jornal passou a ser distribuído gratuitamente, sempre com “matérias que elogiavam” Augusto Balthazar, além de publicidade da Prefeitura de Rio das Ostras.
O magistrado ressaltou que os 20 mil exemplares do periódico tiveram potencialidade lesiva para influenciar no pleito de um município com pouco mais de 50 mil eleitores. “Este fato fica ainda mais em evidência pela diferença de apenas 1.322 votos que o prefeito eleito obteve em relação ao segundo candidato”. Luiz Márcio foi acompanhado pelos desembargadores Nametala Jorge e Maria Helena Cisne, e o juiz Mello Serra. Ficaram vencidos os juízes Troccoli Neto e Célio Salim Thomaz Junior.
Da decisão cabe recurso ao TSE.
(Do site do TRE-RJ - Noticiado em primeira mão pelo Sociedade Blog)
8 comentários:
Que notícia maravilhosa!!! Carlos Augusto, campista de nascimento, cassado pelo TRE. QUE BOM!!!
Amo Rio das Ostras e tenho casa neste balneário maravilhoso há 46 anos na Praia do Cemitério e nunca se teve um Prefeito tão ruim (desde a emancipação) com este. A justiça foi feita. Agora é: VOLTA SABINO!!!
Ja vi que Campos é terra sem lei, pois aqui, aconteceram coisas que até deus duvida e a justiça não se manifesta, estão prendendo os "ladrões de galinhas" para desviar a atenção dos grandes "saqueadores"
EU SOU CAMPISTA! ah, campista por ter nascido em Campos, favor não confundir, forte abraço.
É vc só vem aqui de vez em quando por isso diz isso. Carlos Augusto vai voltar, isso é perseguição! Ele é o melhor prefeito!
Acho um absurdo esses turistas ficarem torcendo contra o bem de nossa cidade. Carlos Augusto ganhou porque é o melhor, agora fica esse povo querendo vencer eleição no tapetão!!!!
tá na hora de acontecer isto em campos! cadê a justiça??????????tem que cassar este povo que comprou votos com cheque sem fundos de terceiros!!!!rsrs
tem um ditado de uma grande amiga que fala" em campos dos goytacazes ate boi voa"!!!!!!!!!!!!ela está certa por aqui a justiça não existe! realmente amiga adriana, tô vendo boi voar!!!!!!!!!!
Geovanne, ou seja lá que nome for, vc deve estar bem satisfeito em comprar água em caminhão pipa, absurdo é isso cara, absurdo também é o abuso do poder, o roubo do dinheiro público o descaso com o patrimônio público, a falta de comprometimento com as políticas públicas e outras cozitas más...FORA carlos augusto BAITA AZAR
eta, terra de merda! sô! cadê a polícia federal? cadê a operação cinquentinha?????????????????????
Postar um comentário