Por determinação do presidente da Câmara Municipal, Nelson Nahim(PMDB) o site da Câmara em seu banner voltou a exibir o antigo brasão do município. Segundo Nahim,a Prefeitura havia enviado um projeto para alteração, mas o mesmo foi devolvido à pedido e que sem projeto não se pode alterar nada ! Ele foi categorico: " O que está valendo é o anterior!"
Presidente, bem que o senhor poderia agir assim com outros desmandos da municipalidade tambem heim?
Ps: atualizado às 23:38h
Atendendo a solicitação do nosso comentárista Sergio Provisano, para os que não acompanharam ou não se lembram o tema foi debatido a partir do Post " Mudança Histórica no Governo, publicada em 8/06/09. Vale a pena conferir no nosso arquivo.
7 comentários:
O projeto de alteração do Brasão de foi devolvido à pedido? O que está valendo é o Brasão antigo? O presidente da Câmara foi categórico em relação à isso?
Só que, até o momento em que redijo esse comentário (13h12m), no site da prefeitura, o Brasão permanece alterado e pelo visto, continuará dessa forma, num claro descumprimento do que diz a lei.
Se isso não é arrogância por parte do poder público, não sei o que é mais. Sugiro à blogueira que anexe ou seja lá o como se chame, o tópico ou um resumo dele, que gerou essa discussão, aqui nesse novo tópico, para refrescar a memória das pessoas.
Pelo que me consta, não houve nenhum envio de qualquer projeto de lei para a possível alteração do Brasão, pelo menos pelos meios normais da burocracia. Ninguém informou oficialmente, nem a data e nem o número do tal projeto de lei, está tudo no campo das hipóteses.
As pessoas podem até achar que o que se está discutindo é uma bobagem, mas não é, trata-se de normatizar os símbolos do município, que têm importância histórica, está definido na Lei Orgânica, enfim, não se trata de questões pequenas nem de se discutir aspectos cosméticos em relação ao design do Brasão, o que está em discussão é a postura do executivo ao usurpar uma função do legislativo.
Vamos aguardar que o executivo, cumpra a determinação categórica do presidente do legislativo municipal.
o brasão tem que ficar!!!!!!!!!!! o que tem que fazer é uma cpi do vereador mimguau que fez uma festa de aniversário de arromba e quem bancou foi um empreiteiro que presta serviço a prefeitura e o vereador minguai ganhou de presente da mesma empreiteira um carro zerinho imagina como o vereador minguau vai estar rico daqui a 3 anos?????????????????
Não sei se vcs falaram no dinheiro que foi pago para fazer o novo brazão...
O Fioravante informou na primeira postagem que o trabalho foi feito por um amigo dele e pelo que entendi sem custos.
Gente, desde que me entendo por gente, aprendi que não existe almoço de graça, alguém sempre pagará a conta, nesse caso específico, nós, os contribuintes.
O fato que não quer se calar é que, não obstante a manifestação categórica do presidente da Câmara, que bateu o martelo quanto à questão de qual brasão deve ser mantido, no site oficial da prefeitura, permanece (até o presente momento, 24/06/09, 11h44m) o brasão alterado e silêncio solene por parte do executivo quanto à determinação do legislativo.
A maior problema no Brasil é cultural. Tudo se muda, tudo se faz, tudo é concretizado sem nenhuma embasamento científico.
Projetos, leis, tudo na base do "deixa que eu sei..." "tenho um amigo que sabe..." eu acho que é assim"... e, sucessivamente grandes Frankstein vão aparecendo por aí.
No caso do brasão do município de Campos de Goytacases a estória é a mesma. Ao mudar um brasão mudamos porque achamos o outro feio? O atual é melhor? E a ciência heraldica onde fica? Heráldica?
Será que alguém sabe explicar o que é heráldica? Temos que ir aos livros. Livros? Prá que os livros?
Derrepente alguém diz: heráldica é a ciência que estuda os brasões. Legal! - diz o outro. Então não podemos fazer brasões de qualquer maneira? NÃO!
A heráldica é a ciência que estuda os brasões e seus congêneres. Tudo em um brasão tem uma razão. As aplicações de cores, tamanho, origem, peças, ornamentos, etc etc.
Mas, não encontro material que me diz sobre o tema. Bom, quem sabe não existam especialistas na área? Sim, existem os heraldistas. Eles são estudiosos e sabem das aplicações das regras heráldicas.
Me perdoem a brincadeira.
Mas infelizmente é a realidade aqui no Brasil.
Quanto ao brasão do município gostaria de informar-lhes que todos os dois modelos estão incorretos. Um dos erros é quanto à coroa mural. A coroa mural é o símbolo de toda evolução político-administrativa dos municípios. Coroa com 5 torres são para cidade; 4 torres para vilas e 3 torres para aldeias. Pergunto: Onde está a coroa do brasão municipal? O município é cidade, vila ou aldeia?
Acho que as autoridades municipais deveriam procurar um especialista na área e fazer realmente uma trabalho bem feito, para que, como digo em meus artigos, o brasão se torne a forma mais representação mais expressivas das comunidades, e, consequentemente, das administrações que as dirige.
Prof. Wagner Costa
(31) 9823-9371
Legenda:
Legenda:
Terça-feira, 1º de setembro
Wagner, o Brasão de Armas do município de Campos dos Goytacazes é do formato típico de brasão de baronato, deveria ter a cidadela, encimando o escudo, com três torres inteiras e duas meias-torres nas pontas. Em verdade, são oito torres, as outras três ficam atrás e na representação iconográfica, não as vemos pois as mesmas estão escondidas pelas três frontais.
Existem muitos sites que falam sobre a ciência da Heráldica mas, o que ocorre é que o Brasão do município, desde sua concepção, é errado, mas, é o que oficialmente foi referendado pelo uso e até que a Câmara Municipal o modifique, pelo que consta na Lei Orgânica, não pode ser alterado ao bel-prazer dos governantes de plantão.
Mas, o foi, de forma autoritária, arrogante e, apesar da manifestação "enfática" (não quero que vejam qualquer tipo de ironia) do presidente da Câmara, vereador Nelson Nahim (que é cunhado da prefeita), continua sendo usado no site da prefeitura, sua versão alterada (no meu humilde entendimento, para pior pois fere todas as normas de Heráldica e mais, fere todas as normas legais no que se refere ao que está estabelecido na nossa Lei Orgânica que é como se fosse a nossa Constituição local no que diz respeito aos símbolos que representam o município como Brasão, Bandeira e Hino).
Que o brasão deve ser reformulado e adequado às regras e normas da Heráldica, isso é ponto pacífico, só não foi feito até então por esbarrar na prepotência, no autoritarismo e na arrogância do executivo municipal, aliado à subserviência com a qual o legislativo municipal se comporta, dizendo amém a tudo que vem por parte do executivo.
O Brasão deve contar a História do Município, isso é cultura mas, pelo visto, os detentores do poder não estão nem aí para isso pois o que prevalece mesmo é o seu gosto estético que é no mínimo discutível.
Postar um comentário