sexta-feira, 26 de junho de 2009
Nepotismo: MP cobra fim a Prefeitura
Até o dia 12 do próximo mês a Prefeitura de Campos terá que comprovar junto ao Ministério Público Estadual (MPE) o cumprimento de medidas para impedir a prática do nepotismo. O promotor Êvanes Soares, enviou ao procurador Geral do Município Francisco Pessanha Filho, ofício requisitando que no prazo máximo de 20 dias comprove se foram acatadas as recomendações do Ministério Público Estadual encaminhando uma lista com mais de 60 nomes, alguns já exonerados.
O promotor alertou ainda que outros nomes poderão ser acrescidos, dependendo do resultado da investigação e que essa será a última tentativa de resolução consensual da matéria por parte do MP, que exclui pontos específicos já debatidos no curso do inquérito citando o exemplo de agentes políticos, subprocurador-geral etc.
O subprocurador, |Fabrício Ribeiro afirmou que a prefeita Rosinha Garotinho determinou que todas as providências sejam tomadas para cumprimento da Lei. A relação das pessoas apontadas pelo MPE estará na edição deste sábado do Jornal Monitor Campista
Os contratados temporariamente não foram incluídos nessa primeira etapa porque segundo informação do promotor Êvanes, fazia parte de uma estratégia e também porque haviam sido contratados na gestão passada, entretanto no ICP nº260/05 constavam denúncias de pessoas que haviam sido substituídas.
Essas denúncias não foram acatadas porque o TAC não obrigou o município a selecionar para contratação temporária os ex terceirizados da José Pelúcio e da Service Clean.
Reduzir a Grande Família que se transformou a Prefeitura é tarefa que o Ministério Público não pode prescindir, mas para isso é tão ou mais importante que se cruzem os dados sobre os contratados recentemente e que poderão migrar para as empresas terceirizadas. Aí deixa de ser ilegal? Será imoral?
No meio de tantos TACs bem que poderia ter uma clausula impedindo que tal situação ocorra. Afinal até licitação já foi dispensada em Termo de Ajustamento de Conduta, como foi o caso da empresa contratada para rebocar os veículos.
Ao mesmo tempo, é muito importante que se amplie a discussão sobre os agentes políticos. Quem são? Somente os secretários? A maioria dos doutrinadores tem preferido o ensinamento de Celso Antônio Bandeira de Mello:
Agentes políticos são os titulares dos cargos estruturais à organização política do País, ou seja, ocupantes dos que integram o arcabouço constitucional do Estado, o esquema fundamental do Poder. Daí que se constituem nos formadores da vontade superior do Estado. São agentes políticos apenas o Presidente da República, os Governadores, Prefeitos e respectivos vices, os auxiliares imediatos dos Chefes de Executivo, isto é, Ministros e Secretários das diversas pastas, bem como os Senadores, Deputados federais e estaduais e os Vereadores.
Acrescenta que o vínculo mantido com o Estado não é de natureza profissional, mas política. Qualifica-os não a habilitação técnica, mas a condição de cidadãos.
Mas assim sendo, creio que a súmula 13 do STF não se aplicaria aos agentes políticos. Ops!Esse é um assunto para os advogados, a blogueira só foi até o terceiro período de direito, apesar de trazer comigo as marcas da legalidade pregada pelo velho Briza, e adorar esse tipo de leitura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
tem que tirar a safada da linda, que de linda não tem nada e a irmã dela di, as puxa saco da prefeita lesminha!!!!!!!!
jane Nunes queria pedir um favor a vc.Faça uma materia a respeito da José Pelucio (firma terceirizada) para ver se eles pagam nossos direitos estou desempregada com minha carteira presa na firma e nao consigo receber meu FGTS.Faça uma campanha para estes trabalhadores que precisam deste dinheiro.Seu blog que é tão respeitado e eu respeito muito suas ideias .Nos ajude .Muito obrigado.Admiro muito sua coragem e boa sorte sempre pra vc.
Vamor falar sobre o assunto sim. Pode deixar, pauta aceita! abs
Grande Jane NUNES!!!!!!!
Vc sabe que a "parentada"embora,poucos,foram"demitidos" em D.O.somente.
As FUNDAÇÕES,continuam PAGANDO a essas pessoas e o pior é que depois disso NENHUM trabalha mais,pq antes poucos ainda "compareciam ao local de trabalho" e agora nem isso,pq precisam despistar que continuam RECEBENDO os SALÁRIOS.
Uma das fundações,só vou citar uma,é aquelazinha que divide o pátio com a SECRETARIA de AGRICULTURA(que por sinal,essa SECRETARIA deveria também sofrer uma CPIzinha,afinal o JP desapareceu com vários implementos AGRÍCOLAS de lá...........e nunca os devoplveu(tem implementos até em outros MUNICÍPIOS),mas ???????????Agora o PR tem mais 22..........
Aí fica tudo só em cima da CAMPOS LUZ(que não vai passar do que está) e o da Fundação Zumbi,que já "esbarrou"em coisas que devem colocar debaixo do TAPETE.......
JANE, O TAC QUE FOI ASSINADO PARA MANTER OS FUNICONÁRIOS, NA REALIDADE É UMA SAFADEZA, POIS TIRARAM INUMERAS PESSOAS QUE ESTAVAM REALMENTE TRABALHANDO E COLOCARAM PESSOAS NOVAS,ISSO PODE?
E TEM MAIS PESSOAS QUE ESTAVAM NO TAC, MUDARAM DE FUNÇÕES, AGORA SÃO DIGITADORES, (NÃO TEM COMPUTADOR NO LOCAL QUE ESTÃO ATUANDO E MUITO MENOS ELAS SABEM SE QUER LIGAR UM COMPUTADOR).
MARILUTE DUMAS SOGRA DE VEREADOR E NÃO TRABALHA, POIS VIVCE O DIA INTEIRO NA SANTA CASA TRABALHANDO E COM O CARRO E MOTORISTA DA PREFEITURA.
ANA CAROLINA ERA ASSISTENTE ADMINISTRATIVA AGORA É DIGITADORA. SOBRINHA DO SECRETARIO DE JUSTIÇA, ALÉM DE NADA FAZER, RECEBE AS QUENTINHAS ( PROIBIDAS PARA IDOSOS) E NO CARRO DO CENTRO DIA LEVA PRA SUA MÃE E SUA EMPREGADA NO HORÁRIO DE ALMOÇO( ROUBO0.
SALVADORA ELIAS ACD, É QUE DISTRIBUI AS QUENTINHAS COM O JALECO USADO NO ODONTOLÓGICO E ELA É ASSISTENTE DE SERVIÇOS.
ELIANA MELO AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS ESTA ACD É A CARREGA BOLSA DA ANA CAROLINA E QUE CUIDA DOS DOCUMENTOS.
HALANA RIOS ERA AGENTE DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E SAIU EM AGOSTO DO ANO PASSADO, VOLTOU AGORA COMO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO.
ALCILENE DA SILVA HENRIQUE ANDRADEM- AUX. DE SERVIÇOS GERAIS QUE SAIU EM AGOSTO, VOLTOU COMO ASSISTENTE ADMINISTRATIVO,CRISTIANE GONÇALVES DA SILVA - ASSSITENTE SOCIAL( SUBSTITUIÇÃO) AGORA É QUE TIRA E BOTA, ORA JANE SE OS FUNCIONÁRIOS QUE FICARAM EM JANEIRO RESPEITANDO O TAC POR SE FAZER NECESSÁRIO, AGORA ESTÃO ESCURRAÇADOS, COLOCADOS NA RUA, SEM DOCUMENTO NENHUM,PARA A SENHORA MARILUTE/ANA CAROLINA/ CRISTIANE COLOCAREM PESSOAS DELAS?
O MP DEVERIA FICAR CIENTE DAS INREGULARIDADES QUE ESTÃO FAZENDO COM OS FUNCIONÁRIOS E COM OS IDOSOS QUE NA REALIDADE NÃO ESTÃO TENDO O ATENDIMENTO ADEQUADRO, JÁ FORAM A ÓBITOS DOS IDOSOS ASSISTIDOS PELA CASA.
VÁRIOS CRIMES ESTÃO SENDO COMETIDOS SEM A MÍNIMA PROVIDÊNCIA.
NEPOTISMO, ROUBO, USO INDEVIDO DA MÁQUINA PÚBLICA, CRIMES CONTRA O IDOSO.
NÓS FUNCINÁRIOS DO CENTRO DIA QUE FIZEMOS POR VÁRIOS ANOS A DIFERENÇA ESTAMOS SENDO ESCURRAÇADOS COMO MARGINAIS.
EXISTE LEIS?
AONDE?
PRÁ QUEM?
É mas o novo TAC não determinava que fossem mantidas as mesmas pessoas, pelo menos foi o que li no Inquérito Civil Público do Nepotismo, quando fiz a matéria para o Monitor Campista.
Estranho né? porque se era para não parar os serviços? como é isso de gente nova, função nova?
Postar um comentário