terça-feira, 30 de junho de 2009

Hoje na História


1520
Morre o imperador asteca Montezuma II, durante uma revolta contra os conquistadores espanhóis em Tenochtitlan.
1956
Moscou divulga testamento de Lenin, no qual recomendou que Stalin fosse removido da secretaria-geral do Partido Comunista Soviético.
1961
O rei Balduíno, da Bélgica, proclama em Leopoldville a independência da República do Congo.
1966
Iraque controla rebelião inspirada nas idéias do presidente egípcio Gamal Abdel Nasser, que pretendia derrubar o presidente Abdel Rahman Aref.
1971
Os cosmonautas soviéticos Georgi Dobrovolsky, Vladislav Volkov e Viktor Patsayev morrem ao voltar à Terra, devido a um problema de despressurização na nave Soiuz 11.971
Os jornais americanos, The New York Times e The Washington Post ganham na justiça o direito à publicação de documentos secretos do Pentágono. 1977
Chega ao fim a Organização do Tratado do Sudeste Asiático, liga de defesa regional, fundada em 1954 em resposta à expansão comunista na Ásia.
1980
Vigdis Finnbogadottir vence as eleições da Islândia, tornando-se a primeira mulher a ocupar a presidência da república em um país europeu.
1994
O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, anuncia a adoção do real como a nova moeda brasileira.
1995
O capitão do Exército Harley Alves, refém dos sérvios da Bósnia e Herzegovina juntamente com outros integrantes ONU por 27 dias, é recebido como herói em Belo Horizonte MG.
1998
A Câmara dos Deputados aprova o decreto legislativo ratificando a adesão brasileira ao tratado antinuclear, em vigor desde 1970.
2002
A seleção brasileira de futebol sagra-se pentacampeã mundial.

Nenhum comentário: