domingo, 12 de abril de 2015

REFORMA ADMINISTRATIVA E 2016




Depois de sete anos de vacas gordas, período em que aproveitou-se como quis e pode, o governo Rosinha & Garotinho, rende-se ao óbvio e resolveu reduzir a paquidérmica máquina administrativa. Construída para abrigar o leque de apoio de mais de dezena de partidos, a estrutura vai passar dos atuais 39 órgãos (confira aqui), para apenas 10 secretarias, uma fundação, uma companhia, a procuradoria, o Gabinete da prefeita e o Instituto de Previdência dos Servidores, num total de 15 órgãos ocupantes por comissionados DAS-1, com status de secretário.
As secretarias e fundações extintas vão virar subsecretarias ou superintendências das remanescentes. Exemplo: As atribuições da atual Secretaria de Comunicação Social vão passar para a superintendência de Comunicação da Secretaria de Governo, enquanto as funções da Fundação Municipal da Infância e Juventude serão assumidas Por uma superintendência da nova Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano e Social, para onde irão também as ações das secretarias do Idoso e de Trabalho e Renda.
Informações oficiais dão conta de economia anual de R$ 14 milhões. O problema não está aí. A porca vai torcer o rabo na hora de acomodar algo em torno de três centenas de ocupantes de cargos de confiança que ficarão teoricamente desempregados com a extinção dos órgãos para os quais foram nomeados como assessores, diretores, chefes de departamentos. Primeiro é preciso escolher entre os atuais secretários quem vai assumir as novas secretarias ampliadas, depois como ficam os cargos inferiores em cada estrutura extinta. Em algumas secretarias ou fundações a serem extintas, o número de superintendências ou subsecretarias, passa de meia dúzia. Onde encaixar esse pessoal todo?
D 15 cargos remanescentes do primeiro escalão, estão em disputa 11, porque na Secretaria de Governo permanece Garotinho, no Controle e Orçamento, Suledil Bernardino, na Saúde Chicão Oliveira e na Procuradoria-Geral, Matheus José. Os demais (cerca de 30 atuais auxiliares) estão em volta de apenas 10 cadeiras: Fazenda; Educação, Cultura e Esportes; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Humano e Social; Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Gestão e Pessoas e Contratos. Além da Previcampos, Codemca, Fundação Municipal de Saúde e Gabinete da Prefeita.

Na esteira da necessária reforma administrativa a falange política dominante aproveita para armar o tabuleiro para as eleições do ano que vem. Defenestra quem não interessa, incensa quem pode ser útil e testa uns e outros. E mais: deixa na expectativa um exército que cabos eleitorais postos na inatividade, mas com a esperança viva de voltarem ao front para a batalha de 2016. O dinheiro que falta ou poupa-se agora, vai abundar na época certa.

Fonte : blog Eu penso que...

Um comentário:

carlnhos j.carioca disse...

Governo covarde.irresponsável e omisso!
O problema será acomodar toda essa turma...dinheiro,isso não é problema,já economizaram uma grana ao não pagar o cheque cidadão.As pequenas empreiteiras tb estão sem receber,as demissões que ocorreram(dessas empresas que certamente não colaboraram a contento),já está sendo normalizado,os terceirizados já estão voltando.Uma amiga terceirizada da área da saúde,me confidenciou ontem já foi "readmitida'...Agora cuidado quem tem tem medo...essa "seleção" terá que ser feito com muito cuidado...